Conselho Nacional de Educação
IMGFORMACAODEPROFESSORES



O presente seminário teve como objetivo traçar o panorama da formação de professores em Portugal, tendo como referência alguns estudos recentes, de modo a identificar constrangimentos, a perspetivar alternativas que permitam assegurar a eficácia da formação dispensada e a garantir que o sistema acolhe os melhores professores.

A formação inicial foi abordada a partir de três eixos: o curricular, o organizacional e o do acesso à profissão. A situação nacional será, sempre que possível, analisada à luz dos referenciais internacionais e comparada com a de outros países. O atual quadro da formação de professores sugere um conjunto de questões que poderão orientar a nossa reflexão:

• Que saberes poderão garantir um bom desempenho profissional?
• Que modelos de formação respondem melhor às necessidades da profissão?
• Como integrar a prática da sala de aula nos programas de formação?
• Como formar e recrutar os melhores professores para o exercício da profissão?

Programa


MATERIAIS

RELATÓRIO FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Parte I: Formação Inicial de Professores - Instituições de formação e classificações dos docentes da educação pré-escolar e ensino básico e secundário | Sílvia Almeida e Ercília Faria 

Parte II:
Formação Inicial de Professores do 1.º e do 2.º ciclo - Tendências de organização curricular  | Sílvia Almeida e Teresa Lopo

Apresentação de estudo: Formação inicial de professores - Instituições, classificações dos docentes e tendências de organização curricular | Sílvia Almeida e Teresa Lopo

Comentários: João Ruivo


CONFERÊNCIA

Formação inicial de professores: Um debate inacabado | Isabel P. Martins


MESA REDONDA | MODELOS DE FORMAÇÃO: CONSTRANGIMENTOS E ALTERNATIVAS

Formação de professores: constrangimentos e potencialidades | Maria Assunção Flores

Formação inicial de professores na União Europeia | Florbela Rodrigues 

Formação inicial de professores no espaço europeu de ensino superior: Um estudo comparado | Filomena Rodrigues

(Re)pensar  a formação de professores no contexto do processo de Bolonha: Que constrangimentos? Que alternativas? | Elisabete Brito

Que educadores desejamos? Que educadores formamos? | Maria Helena Horta


MESA REDONDA | MODELOS DE FORMAÇÃO E ACESSO À PROFISSÃO

A indução como elemento chave na formação e no acesso à profissão dos professores | Pedro Reis

Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores | Elza Mesquita

Problematizar a formação inicial de professores: Conhecer, ser e agir | Daniela Gonçalves

A (in)definição de uma filosofia curricular na legislação sobre formação de professores nos últimos 30 anos | Carlos Ceia








X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.