Conselho Nacional de Educação
CAPA CNE CurriculosCiencias vf
Com o ciclo de seminários Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências, o Conselho Nacional de Educação procurou contribuir para a promoção da cultura científica, para além de incentivar a reflexão e o debate sobre a natureza e exigência conceptual dos currículos de ciência, sobre o recurso às atividades práticas no ensino das ciências e sobre a compreensão que temos do modo como se constrói o conhecimento científico.

O primeiro dos três seminários, "Conceptualização do conhecimento e das capacidade", foi dedicado à conceptualização do conhecimento e das capacidades, procurou analisar os pressupostos teóricos (epistemológicos, psicológicos e sociológicos) subjacentes a currículos portugueses atuais e outros materiais curriculares, para além de apresentar resultados de investigação e discutir propostas didáticas no âmbito desta temática.

O segundo seminário, "O trabalho prático na aprendizagem científica", procurou refletir sobre a mensagem que os currículos de ciência transmitem quando referem o trabalho prático como sugestão metodológica e o desenvolvimento de capacidades investigativas como objetivo.

Por fim, o terceiro, "Construção da ciência e literacia científica", centrou-se na importância que o ensino/aprendizagem dos aspetos relativos à construção da ciência tem na promoção da literacia e da cultura científica.


Publicação: Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências



X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.