Conselho Nacional de Educação

Rogério Manuel Dias Cação

Nasceu em Peniche em 14 de Fevereiro de 1956. Concluiu a parte curricular do mestrado em Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais e Políticas e é detentor de um Diploma de Estudos Superiores Especializados em Supervisão Pedagógica e Gestão da Formação.

Foi professor do ensino básico estando aposentado desde 2013. No âmbito da carreira docente, foi professor de Educação Especial entre 1987 e 2013. Integra a Comissão de Acompanhamento dos Centros de Recursos para a Inclusão e foi consultor da Agência Europeia para as Necessidades Educativas Especiais, no âmbito da Transição para a Vida Adulta. É membro do Conselho Consultivo do Instituto Superior de Serviço Social da Universidade Lusíada.

Atualmente é dirigente associativo, exercendo os cargos de Vice-presidente da Fenacerci, Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social e da Confecoop, Confederação Cooperativa Portuguesa. Integra os Órgãos Sociais da CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, é membro do Conselho Nacional da Economia Social e subscritor da futura Confederação da Economia Social Portuguesa. É atualmente um dos representantes do Setor Cooperativo no Conselho Económico e Social.

Ainda no âmbito do movimento associativo, tem desenvolvido intensa atividade formativa para dirigentes e profissionais, designadamente nos domínios da Ética e Deontologia Profissional. É coautor do Código de Ética para a Deficiência Mental e de numerosos artigos ligados à  Economia Social e Cooperativismo, Educação Especial, Formação Profissional para grupos especiais e Intervenção na Deficiência Intelectual e Deficiência.

Foi-lhe atribuída a Comenda da Ordem do Mérito em 2010.
X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.