Conselho Nacional de Educação

Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte


Mandato CNE: 12/02/2016


Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), doutora em Linguística Portuguesa, formadora acreditada pelo CCPFC.

Principais áreas de investigação: Linguística Teórica (Sintaxe e Aquisição da Sintaxe) e Linguística Educacional.

Investigação: Dezasseis projetos de investigação nacionais e internacionais com financiamento competitivo.

Orientação: 29 teses de mestrado e 12 teses de doutoramento concluídas.

Cargos desempenhados: diretora da área de Ciências da Linguagem (FLUL), membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades (FCT), diretora do CLUL, vice-reitora e membro do Senado da Universidade de Lisboa.

Publicações (seleção de 10 títulos)
Martins, A., A. L. Santos & I. Duarte (2017). Syntactic Complexity in Children with Autism Spectrum Disorder and Specific Language Impairment. Escobar, Torrens & Parodi (eds.), Language Processing and Disorders. Newcastle upon Tyne: CSP.
Duarte, I., A. Gonçalves & A. L. Santos (2016). O infinitivo flexionado na gramática do adulto e na aquisição de L1. Martins & Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa: 453-480. New York: de Gruyter.
Duarte, I. (2013). Construções Ativas, Passivas, Incoativas e Médias. Raposo et al. (orgs.). Gramática do Português, vol I: 429-458. Lisboa: FCG.
Duarte, I. (2011). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical (com colaboradoras). Lisboa: PNEP-ME.
Duarte, I. (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: PNEP-ME
Duarte, I. (2004). Gramática Descritiva, Língua Padrão e Variação. In Álvarez e Monteagudo (eds). Norma Lingüística e Variación: 43-60. Santiago de Compostela: CCG e ILGA.
Mateus, M. H., A. M. Brito, I. Duarte et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Sim-Sim, I., I. Duarte & M. J. Ferraz (2001). Língua Portuguesa. In AA. Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais: 31-36. Lisboa: ME-DEB.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Sim-Sim, I., I. Duarte & M. J. Ferraz (1997). A Língua Materna na Educação Básica. Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: ME-DEB.

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