Conselho Nacional de Educação

José Leon Acosta Carrillo


De nacionalidade espanhola, reside em Portugal há mais de 25 anos.

É licenciado em Filologia Românica (Univ. de Granada, Espanha), pós graduado em Línguas e Literaturas Românicas (Univ. de Granada) e em Linguística (Univ. de Lisboa) e doutorando em Linguística Aplicada (Univ. da Extremadura, Espanha).

Docente do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1991, já lecionou cadeiras de todos os níveis de língua, linguística e didática (área do Espanhol), além de orientar diversas teses do mestrado em ensino do Espanhol como língua estrangeira. Membro, ao longo do tempo, de vários órgãos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Comissão Pedagógica, Conselho Científico, Senado, etc.), organizou e/ou participou ativamente em diversas ações de formação, colóquios, congressos, etc., dentro e fora da instituição onde leciona. Consultor e autor/co-autor de programas de Língua Espanhola para o Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação Português, foi também autor e coordenador dos exames nacionais de Língua Espanhola do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE). Coordenador da equipa científico-pedagógica de avaliação de manuais de espanhol como língua estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Associação Portuguesa de Professores de Língua Espanhola-APPELE, desde 2012 coordena a equipa desta Associação para a análise e elaboração de relatórios sobre os Exames Nacionais realizados pelo Instituto de Avaliação Educacional (IAVE), de cujo Conselho Consultivo é membro.

Além de tradutor com uma vasta experiência, é autor de vários ensaios sobre língua e didática do Espanhol como língua estrangeira e de uma produção poética que tem vindo a ser publicada recentemente.
X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.