Conselho Nacional de Educação

João Cardona Gomes Cravinho

João Cardona Gomes Cravinho nasceu em Malange, Angola em 19 de Setembro de 1936. Fez o liceu no D. João de Castro. Engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico (1959), Master of Arts (Economics) pela Universidade de Yale (1969) e frequentou durante dois anos o Programa de Doutoramento (D. Phill) em Economia da Universidade de Oxford, que abandonou após o 25 de Abril.Iniciou a sua actividade profissional nos Serviços de Produtividade e Economia do Instituto Nacional de Investigação (INII), tendo transitado para o Secretariado Técnico da Presidência do Conselho (STPC).Foi Director Geral do Planeamento da Industria, membro da Comissão encarregada de negociar o primeiro Acordo Comercial entre Portugal e a CEE e fundador e director do Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI).

Trabalhou com o Presidente da Junta Nacional de Investigação CientÍfica e Tecnológica (JNICT) no relançamento da política cientifica e tecnológica nacional para o desenvolvimento económico. Representou Portugal nas negociações na ONU preparatórias da Conferencia de Ciência e Tecnologia da ONU (1979), tendo presidido à Delegação nacional a essa Conferência.

Foi Fellow do Institute of Devolopment Studies (IDS) da Universidade de Sussex e professor convidado do ISEG, do ISCTE e da Faculdade de Economia de Coimbra.e consultor da OCDE, da Unesco e da Comissão Europeia..

Foi deputado entre 1979 e 2007, presidente por várias vezes das Comissões de Economia e Finanças da Assembleia da República, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e membro da sua Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (1989-1994).Como deputado, foi promotor e primeiro assinante do projecto de lei 199/V,aprovada por unanimidade juntamente com o projecto de lei 172/V, dando origem à Lei 91/88 –Lei sobre Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Promoveu a criação e assegurou a direcção da Comissão para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação ( CODETI) que funcionou em 1985 e 1986 com a finalidade de promover Centros de Tecnologias de Informação, Centros de Informática de Gestão e programas de formação,

Exerceu o cargo de Ministro da Indústria e Tecnologia do IV Governo Provisório e de Ministro do Equipamento Social, do Planeamento e da Administração do Território no I Governo de António Guterres. Foi membro do Conselho de Estado. Foi Presidente do Centro Europeu de Empresas Públicas e de Interesse Geral (2001-2005), administrador do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), em Londres (2007_2011)

Foi membro do Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa (2011-2013) e do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2013-2016).

 

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.