Conselho Nacional de Educação

Rui Fernando de Matos Saraiva Canário


Rui Canário é Professor Catedrático Aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa em 1948. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974. Concluiu o DEA (Diplôme d’Études Approfondies) em Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Bordéus II, em 1983. Realizou o Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Bordéus II, em 1987. Obteve o grau da Agregação em sociologia da educação, na Universidade de Lisboa, em 2004.

 

Iniciou a carreira docente no Ensino Preparatório, em 1969, na Escola Francisco Arruda. No ensino Superior Politécnico exerceu funções docentes na Escola Superior de Educação de Portalegre onde foi, sucessivamente Professor Adjunto (1986) e Professor Coordenador (1989). Entre 1989 e 1991 foi Presidente do Conselho Científico. Nesta escola criou e dirigiu o Centro de Recursos e Animação Pedagógica (CRAP) e fundou e dirigiu a revista Aprender.

 

No Ensino Universitário, ingressou, em 1991, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi Professor Auxiliar, Professor Associado (1997), Professor Associado com Agregação (2004) e Professor Catedrático (2005). Nesta Faculdade foi coordenador dos cursos de pós graduação na área de Formação de Adultos e foi Diretor da Unidade de Investigação (FCT) entre 2005 e 2010. Nesse período fundou e dirigiu a Revista de Ciências da Educação Sísifo (on line e bilingue).

 

Como autor e co autor publicou mais de uma centena de títulos (livros, partes de livro e artigos).Dos livros, como autor individual, destaque para: A escola tem futuro? Das promessas às incertezas (2006); O que é a escola? Um “olhar” sociológico (2005); Educação de Adultos: um campo e uma problemática (1999). Como coautor: Escola e exclusão social (2001); Centros de Formação das Associações de Escolas: das expectativas às realidades (1999); Mediatecas escolares. Génese e desenvolvimento de uma inovação (1996).

 

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.