Votos de Pesar

Conselho Nacional de Educação

Falecimento Prof.a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006)

Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, a Prof.a Doutora Maria Teresa Vieira Bastos Ramos Ambrósio, Professora jubilada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e ex-Presidente do Conselho Nacional de Educação.

Ao longo da sua vida profissional, desenvolveu intensa actividade, designadamente nos domínios académico, político, e da administração, evidenciando-se a sua forte dimensão cívica em todos estes domínios.

No seu percurso profissional, destacam-se as funções de Técnica de Planeamento da Educação, no Secretariado Técnico da Presidência do Conselho de Ministros e no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação. A educação seria, aliás, a área em que centrou os seus trabalhos de investigação e de intervenção política. Foi ainda Directora do Instituto de Estudos e Desenvolvimento – IED.

Professora «Agrégée» da Universidade de Tours – François Rabelais, a Prof.a Doutora Teresa Ambrósio viria a fundar, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Secção de Ciências da Educação. Neste mesmo departamento universitário, coordenaria a Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento, bem como o Mestrado em Ciências da Educação – Educação e Desenvolvimento.

Maria Teresa Ambrósio foi deputada à Assembleia da República, pelo Partido Socialista, entre 1976 e 1983, havendo então sido presidente da Comissão Parlamentar da Condição Feminina e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e da Comissão Parlamentar de Educação. Membro do Conselho Consultivo do International Institute of Higher Education (Unesco) e do Grupo de Reflexão sobre Políticas de Educação e Formação,

Teresa Ambrósio: Um Percurso de Vida

constituído no âmbito da Presidência da Comissão Europeia, a Prof.a Doutora Maria Teresa Ambrósio desempenhou ainda as funções de Presidente do Conselho Nacional de Educação, por eleição da Assembleia da República, no período de 1996-2000, e de novo, num segundo mandato, entre 2000 e 2002.

A Educação, nas suas relações com a Democracia e o Desenvolvimento, constituiu a sua área preferencial de estudo e investigação. Diversas e numerosas publicações (livros, artigos, comunicações, pareceres e relatórios) testemunham essa actividade profissional, bem como o grau e qualidade da intervenção cívica e política que realizou.

O Conselho Nacional de Educação presta sentida homenagem à Professora Teresa Ambrósio e apresenta à sua família profundo Voto de Pesar.

Presidente do Conselho Nacional de Educação, Júlio Pedrosa Lisboa, 11 de Setembro de 2006

Assembleia da República

VOTO DE PESAR N.o 65/X PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA TERESA AMBRÓSIO

A morte da Professora Maria Teresa Vieira Bastos Ramos Ambrósio constituiu uma grande perda para todos nós.

Mulher de estudo e de conhecimento, Teresa Ambrósio distinguiu-se como investigadora e professora na área das Ciências da Educação e da Sociologia: licenciada em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Lisboa (1959), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Grenoble (1975), Doutora em Ciências da Educação pelas Universidades de Lisboa e Tours (1986), foi Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde criou a Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento e era coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação, e foi também Professora «Agrégée» da Universidade de Tours – François Rabelais. Na qualidade de coordenadora de painéis na área das Ciências da Educação e da Psicologia, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi avaliadora de unidades, projectos e bolsas de investigação. Da sua produção de investigação e de reflexão científicas serão de destacar, entre muitos outros títulos, as obras Reinventar o Pensamento Educativo (1998), e Qualificação de Recursos Humanos e Valorização Humana (2003).

Mulher de causas e de actuação política, Teresa Ambrósio foi deputada na primeira Assembleia Municipal de Lisboa, pelo Partido Socialista (1977-1979), e deputada da Assembleia da República, também pelo Partido Socialista (1976 e 1983), onde desempenhou os cargos de presidente da Comissão Parlamentar da Condição Feminina, vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Educação. Tendo tomado posições de destaque em causas de grande impacto social, Teresa Ambrósio ocupou um lugar de primeira linha nos debates que, em 1982 e 1983, tiveram lugar nesta Assembleia a propósito

Teresa Ambrósio: Um Percurso de Vida

de vários projectos de lei relacionados com o planeamento familiar e a interrupção voluntária da gravidez, de que era defensora.

Mulher de acção e de intervenção social no espaço português e europeu, Teresa Ambrósio foi Presidente do Conselho Nacional de Educação (1996-2002), e nessa qualidade Presidente da Rede Europeia de Conselhos Nacionais de Educação (1997), membro do Conselho Executivo da Rede Europeia da «Modelisation de la Complexité» (desde 2003), consultora da Comunidade Europeia na área da Educação e Formação, e participante em várias Redes Internacionais de Formação de Recursos Humanos, Mudança Social e Desenvolvimento. E foi membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Mas é à grande causa da Educação que o nome da Professora Teresa Ambrósio ficará ligado de um modo mais evidente. Defensora do valor pedagógico do saber multidisciplinar, Teresa Ambrósio acreditava num sistema educativo que pudesse «formar espíritos capazes de organizar os conhecimentos, (… de…) ensinar a condição humana e aprender a viver. (… e de…) criar uma escola de cidadania» – enfim, um sistema educativo que fosse capaz de «ajudar o aluno a reconhecer-se na sua Humanidade, a situar-se no mundo e a assumi-lo».

A Assembleia da República presta sentida homenagem à personalidade, à obra e à memória da Professora Teresa Ambrósio, e manifesta aos seus familiares o sentimento da mais profunda condolência.

Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama Reunião Plenária de 21 de Setembro de 2006

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

VOTO DE PESAR N.o 6/2006

Maria Teresa Vieira Bastos Ramos Ambrósio faleceu no dia 11 de Setembro de 2006, aos 70 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Maria Teresa Ambrósio foi uma cidadã exemplar, que pugnou ao longo da sua vida pela elevação do papel da mulher portuguesa nos campos da Cultura, da Educação e da Política, às quais consagrou a sua vida.

Foi eleita deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista (1976-1983), tendo sido eleita Presidente da Comissão Parlamentar da Condição Feminina, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Educação.

Foi igualmente eleita deputada pelo Partido Socialista à primeira Assembleia Municipal de Lisboa, em 1977, onde assumiu o lugar de segunda Secretária da Assembleia, entre 1977 e 1979.

Maria Teresa Ambrósio foi, ainda, entre 1996 e 2002, a primeira mulher a presidir ao Conselho Nacional de Educação, cargo para o qual foi eleita pela Assembleia da República.

A nível internacional, para além de Professora Agregada da Universidade de Tours, foi Maria Teresa Ambrósio também consultora da Comunidade Europeia e da Unesco para as áreas da Educação, do Ensino Superior e da Formação.

Teresa Ambrósio: Um Percurso de Vida

Podemos destacar do seu vasto curriculum académico:

A Câmara Municipal de Lisboa, hoje reunida, delibera:

  1. Aprovar um Voto de Pesar pelo falecimento da Dra. Maria Teresa Vieira Bastos Ramos Ambrósio;
  2. Recomendar à Comissão Municipal de Toponímia que pondere a atribuição do nome da Dra. Maria Teresa Ambrósio a uma artéria, praça, ou jardim de Lisboa, cidade que ela tanto amou;
  3. Recomendar à Comissão Municipal de Toponímia que pondere a atribuição do nome da Dra. Maria Teresa Ambrósio a uma Escola da cidade de Lisboa, por ser a Educação uma área a que ela se dedicou a vida inteira.

O Presidente em Exercício, Carlos Fontão de Carvalho Lisboa, 13 de Setembro de 2006

Testemunhos:

Júlio Pedrosa

Presidente do Conselho Nacional de Educação

João Cravinho

Presidente da Comissão Directiva do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento

António Nóvoa

Reitor da Universidade de Lisboa

Cândido Marciano da Silva

Professor Universitário Jubilado

Mariana Gaio Alves

Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa

Adriano Moreira

Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa

António Guterres

Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados

Maria da Glória Garcia

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Graça Vasconcellos

Comissão Directiva do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento

Margarida Marques

Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Guilherme d’Oliveira Martins

Presidente do Tribunal de Contas

Manuela Silva

Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz

João Salgueiro

Presidente da Associação Portuguesa de Bancos

Roberto Carneiro

Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa

INSTITUTO DE ESTUDOS

PARA O DESENVOLVIMENTO