Nas entrevistas aos jornais Público e Jornal de Notícias , publicadas dia dia 12 de julho, o Presidente do CNE fez referência a diversos temas atuais da educação e formação em Portugal, tais como as questões da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos e da inclusão dos alunos migrantes.
No passado dia 18 de junho, Domingos Fernandes, Presidente do CNE, apresentou o Estado da Educação 2022 (Edição 2023) na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência (8.ª Comissão), presidida pela deputada Manuela Tender.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) disponibilizou recentemente uma síntese dos resultados da avaliação do pensamento criativo, na publicação PISA 2022 Pensamento criativo. Esta foi a primeira vez que o Programme for International Student Assessment (PISA), da OCDE PISA, testou o desempenho dos jovens de 15 anos nesta área.
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) disponibilizou recentemente o relatório Internacionalização da Educação e Formação: desafios e oportunidades do programa Erasmus+ em Portugal, que apresenta uma avaliação do Programa Erasmus+ e um retrato da internacionalização das entidades de educação e formação em Portugal.
A Comissão, da iniciativa do presidente do CNE, Domingos Fernandes, e aprovada pela Comissão Coordenadora, tem como finalidades a produção de relatórios que caraterizem a situação atual do ensino e da educação musical, e do ensino especializado da música, bem como a elaboração de uma Recomendação que permita sinalizar as questões fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas de educação neste domínio.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas do Alentejo (CFAE), CEFOPNA, Prof'Sor, Margua, Terras de Montado, Beatriz Serpa Branco, Margens do Guadiana e Litoral Alentejano, realizou a 22 de novembro, em Portalegre, o último encontro do ciclo – Escolas à Descoberta de Abril.