As desigualdades, a fragmentação social e a polarização política são tendências que afetam o mundo de hoje. No relatório “Estado da Educação”, o CNE tem procurado abordar como estes desafios afetam o domínio da educação e de que forma as políticas educativas podem contribuir para os mitigar. No EE 2022 e no EE2023, foram debatidos diversos temas, incluindo questões relacionadas com fluxos migratórios internacionais. Este debate ocorreu através de dois textos reflexivos:
"Vozes e ecos de uma liderança" é o título da narrativa de um diretor biografado no DICA 2024. Trata-se de António Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães. O vídeo constitui um convite à leitura da sua narrativa, permitindo conhecer o percurso e os princípios orientadores da sua ação. Destaca-se uma liderança sustentada na empatia, na resiliência e na serenidade, conjugadas com a determinação em alcançar metas e objetivos amp […]
O concurso “Escola Alerta!”, uma iniciativa do Instituto Nacional de Reabilitação que se destina a crianças e jovens de todas as escolas, deu a conhecer os projetos premiados na edição deste ano letivo de 2024/25.
O DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.
Na passada sexta-feira, dia 4 de abril, numa entrevista à comunicação social, o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, comentou os resultados dos rankings 2024 tendo referido alguns desafios que se impõem ao nível da educação inclusiva, da formação de professores e da educação nos primeiros anos para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, a todas as crianças e jovens.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), no parecer emitido sobre a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), destaca três grandes desafios para o setor, no que respeita à estrutura do sistema de ensino superior, ao governo e à organização das instituições e à sua autonomia.