O documento descreve o trabalho realizado no quadro das atribuições do Conselho, bem como o relato dos diversos contributos do CNE para o debate de questões relevantes no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas de educação.
A recomendação agora disponibilizada resulta de uma ampla auscultação de diferentes intervenientes e tem como propósito contribuir para o aprofundamento da reflexão e perspetivar possibilidades de desenvolvimento das políticas públicas.
O Estado da Educação (EE) é uma publicação do CNE, que agora se apresenta renovada, tendo como propósito contribuir para acompanhar e avaliar o desenvolvimento do sistema educativo e formativo português.
O Projeto DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — iniciou-se em 2023 e visa contribuir para que a sociedade e, em particular, as comunidades educativas, conheçam e compreendam melhor as escolas e a qualidade da educação que proporcionam.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas do Alentejo (CFAE), CEFOPNA, Prof'Sor, Margua, Terras de Montado, Beatriz Serpa Branco, Margens do Guadiana e Litoral Alentejano, realizou a 22 de novembro, em Portalegre, o último encontro do ciclo – Escolas à Descoberta de Abril.
No âmbito dos trabalhos da Cátedra UNESCO – Futuros da Educação, realizar-se-á no dia 15 de dezembro, pelas 15h, a terceira conferência do “Ciclo de Conferências sobre os Futuros da Educação”, com António Nóvoa e Stefania Gianini, subditora Geral da UNESCO.