Adélia Maria Leal Lopes, é licenciada em ensino, na variante de Português e Francês (1991), pela Escola Superior de Educação de Leiria. Possui Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação e Diversidade Cultural, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2004), com a dissertação Estudo Acompanhado: espaço de inovação e reconstrução – utopia ou realidade? e Doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2014), com a tese (Re)criar a arte de liderar - sentidos e significados de lideranças em (con)textos escolares.
Possui formação especializada no âmbito do Programa de Formação Líderes Inovadores (2010), Formação Avançada de Formadores em Igualdade de Oportunidades (2005), Curso de Valorização Técnica orientada para a Administração Escolar (2004), Curso de Formação Especializada em Educação e Diversidade Cultural (2002), Curso de Formação Especializada em Gestão Pedagógica e Administração Escolar (1997) e é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (2003) nas áreas da Organização do Sistema Educativo (BO9) e Conceção e Organização de Projetos Educativos (CO3).
Exerceu vários cargos e funções na Escola/Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Carreira - Leiria: Diretora (2009 até 2023); Presidente do Conselho Executivo (1999 a 2009); Presidente do Conselho Diretivo (1995 a 1999); Vice-Presidente do Conselho Diretivo (1993 a 1995); Presidente do Conselho Pedagógico (1995 até 2023); Presidente do Conselho Administrativo (1995 até 2023); Professora de Português e Francês (1991-1999); Delegada do grupo e Diretora de Turma (1991-1993).
No âmbito do mestrado e doutoramento, participou em projetos de natureza científica: Rede EPNoSL (European Policy Network on School Leadership); Rede SIRIUS (Rede de Políticas Europeias sobre a Educação de Crianças e Jovens descendentes de Imigrantes), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP); Projeto de Investigação “Identidade(s) e Diversidade(s)”da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Ao longo de vários anos tem feito comunicações em colóquios, simpósios e encontros de âmbito nacional e internacional, na área do currículo, da administração e gestão escolar, da liderança escolar e da inovação pedagógica e tem feito publicação de artigos, em livro e revistas de especialidade. Tem sido arguente externa em júri de provas de mestrado.
Foi bolseira da FCT (2008-2012), no âmbito do programa doutoral, e bolseira da Fulbright Commission e Luso-American Foundation, no âmbito do Educational Seminars for School Administrators, que decorreu nos EUA (2012).
Foi membro do Conselho das Escolas e membro da Comissão Permanente do Conselho das Escolas; Membro da direção da Associação Nacional de Dirigentes Escolares e Presidente da Assembleia Geral de Parceiros da Rede de Bibliotecas de Leiria.
Atualmente exerce funções de assessoria técnico-científica no Conselho Nacional de Educação.
Aldina Silveira Lobo é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e possui mestrado e doutoramento em Avaliação da Educação, pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidade de Lisboa (Instituto de Educação), respetivamente.
Tendo começado a sua carreira profissional em 1983, desenvolveu uma vasta experiência no ensino de Português e Francês para alunos portugueses, bem como de Português para estrangeiros. É formadora reconhecida pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, com acções acreditadas no âmbito da avaliação das aprendizagens.
Lecionou na Université de Bourgogne, em Dijon, França, e na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Lecionou mais de 20 anos na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, Cacém, onde assumiu várias outras funções pedagógicas, como supervisão, coordenação e avaliação de professores. Presidiu ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Sintra. Além disso, liderou um vasto número de projetos educativos com os seus alunos.
Durante oito anos trabalhou no IAVE, IP como auditora de avaliação, formadora de professores e colaboradora em diferentes projetos nacionais e internacionais.
Desde há três décadas que tem sido membro de vários grupos de trabalho, nomeadamente na área da avaliação, promovidos quer pelo Ministério da Educação quer por organizações privadas. Foi oradora em vários colóquios, coorganizou conferências e liderou uma investigação de âmbito nacional. Alguns dos seus trabalhos encontram-se publicados em livros e artigos.
Atualmente, encontra-se a colaborar com o Conselho Nacional de Educação (CNE), enquanto assessora técnico-científica.
Ana de Lurdes Videira Sérgio é licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Possui mestrado em Supervisão e Avaliação Docente e doutoramento em Educação, na área da Formação de Professores e Supervisão, respetivamente pela Universidade Católica de Lisboa e pela Universidade de Lisboa (Instituto de Educação).
Iniciou a sua carreira profissional em 1986, como professora do ensino secundário, nas áreas da Filosofia e Psicologia, tendo exercido funções, no ensino público, até 2022. Ao longo de mais de três décadas exerceu diversos cargos de supervisão e liderança intermédia: diretora de turma, coordenadora dos diretores de turma e coordenadora do departamento curricular de Ciências Sociais e Humanas, no Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra, em Agualva. Foi supervisora de estágios à profissionalização e trabalhou em parceria com a Escola Superior de Educação de Portalegre e Universidade Nova de Lisboa. Foi membro da secção de avaliação de desempenho docente, avaliadora externa e interna, e elemento do conselho pedagógico.
É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua, desde 2012, para as áreas da Supervisão, Avaliação, Currículo, Liderança e Didática específica.
No âmbito dos trabalhos desenvolvidos, no mestrado e doutoramento, organizou e participou em vários eventos, nacionais e internacionais, e publicou artigos na área da Supervisão Colaborativa entre Pares na formação contínua de professores.
Atualmente exerce funções no conselho Nacional de Educação, no âmbito da assessoria técnico-científica.
Nota Biográfica
Licenciado em Filosofia (Ramo Educacional), pela Universidade de Lisboa.
É professor do quadro da Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa.
Lecionou em várias escolas as disciplinas de Filosofia e de Psicologia, entre 1988 e 2008.
Foi vice-presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Camões, em Lisboa.
Exerceu funções na Equipa de Apoio às Escolas de Lisboa Ocidental, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Ocidental (representante do Ministério da Educação) e na Direção-Geral da Educação.
É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas da Educação para os Valores, da Didática Específica e da Educação para a Cidadania.
É assessor do Conselho Nacional de Educação desde Abril de 2018.
António Barata Lopes é licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e mestre na mesma área pela Universidade Nova de Lisboa. É docente do Grupo de Recrutamento 410 (Filosofia), fazendo parte do quadro do Agrupamento de Escolas de Alvalade. Nos últimos anos trabalhou na Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), em regime de mobilidade estatutária.
Ao longo da sua carreira docente, foi Coordenador de Departamento, Coordenador do Grupo de Avaliação Interna, Diretor de Turma, Diretor de vários Cursos Profissionais e Membro do Conselho Municipal de Educação de Almada.
Na qualidade de Formador, tem trabalhado regularmente com o Centro de Formação António Sérgio, promovendo ações nas áreas da IA Sociedade e Educação, e Filosofia Social e Política.
É autor dos romances “Como se Fosse a Última Vez”, “O Vale da Tentação” e “Um Passo em Falso” publicados na editora Parsifal; coautor do livro “Animais que Ficaram para a História”, publicado pela Editora Manuscrito, uma chancela do Grupo Presença; e da obra “Máquinas Éticas: Da Moral da Máquina à Maquinaria Moral”, publicada pela Nova-FCT Editorial, com versão inglesa na Editora Springer. É também coautor de vários artigos sobre IA, Ética e Sociedade, publicados em revistas nacionais e internacionais.
Atualmente exerce funções de assessoria técnico-científica no Conselho Nacional de Educação.
Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de História da Educação, na FPCE da Universidade de Lisboa, 2006.
Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, 1996.
Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1984.
Professor do 2º Ciclo do EB (Grupo 200) desde 1982/83
Desempenhou funções técnico-pedagógicas na ANQEP, IP. (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional), no- DQJ (Departamento de Qualificação de Jovens) desde 2020.
Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Docente convidado em diversas instituições de ensino superior, em Portugal e no Brasil, nas áreas da História da Educação, Currículo, Sociologia da Educação e das Organizações Educativas.
Autor e coautor de diversos livros, capítulos e artigos em revistas científicas internacionais (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Brasil).
Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios A50 (Sociologia), B03 (Educação e Desenvolvimento), B09 (Organização do Sistema Educativo), B101 (Administração Escolar), B109 (História da Educação), B14 (Sociologia da Educação) e C07 (Inovação Educacional), CCPFC/RFO – 07139/98.
Isabel Maria de Jesus Oliveira é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante Francês e Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Possui Mestrado em Estudos Americanos, pela Universidade Aberta, com a dissertação Edward Said’s Out of Place: An Autobiographical Journey of Self Representation e doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na especialidade Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, com a tese: Organização e Autonomia das Escolas: Para uma Compreensão da Política da Administração Escolar em Portugal e no Canadá.
Possui uma pós-graduação em Formação Especializada em Administração Escolar e Administração Educacional – Direção e Gestão de Organizações Escolares, pelo Instituto Politécnico de Leiria, com o Projeto final “O Novo Modelo de Administração e Gestão Escolar, Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril”.
É Investigadora Colaboradora no Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20, da Universidade de Coimbra, no grupo Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE). Nesta função, publica artigos académicos, colabora em projetos de investigação focados nas políticas e dinâmicas educacionais e participa em conferências e seminários, além de analisar e desenvolver estudos interdisciplinares no âmbito das ciências da educação. Ao longo de vários anos tem feito comunicações de âmbito nacional, na área das Ciências da Educação e tem publicado artigos em revistas de especialidade, com peer review.
Para além de lecionar, exerceu outros cargos de liderança: Técnica Científico-Pedagógica, no Centro da Área Educativa de Leiria, Coordenadora distrital da Equipa de Apoio às Escolas, no mesmo organismo do Ministério da Educação e Diretora de uma escola secundária.
É Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios A41 (Inglês); A57 Literaturas (Inglesa); B101 Administração Escolar; B111 Organização do Sistema Educativo; C05 Didáticas Específicas (Inglês); D106 Recursos Humanos – CCPFC/FRO-20400/06.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0343-3541
Ciência ID: D315-1A8D-842F
Licenciada em Biologia-Ramo Educacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1985.
Mestrado e Doutoramento na Área de especialização da Didática das Ciências, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, concluídos em 2013 e 2021, respetivamente.
Experiência profissional com início em 1986 como professora de Biologia (grupo 520) do Ensino Secundário.
Entre 1996 e 2009. desempenhou cargos de Presidente da Comissão Provisória, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Administrativo, participando em vários projetos na área das Ciências Naturais e outros abraçados pelas escolas por onde foi exercendo.
Em setembro de 2009, um pedido de licença sem vencimento permitiu o contato com Sistemas Educativos Europeus, o que motivou a curiosidade e o interesse pelas Políticas Educativas. Um interesse que o Mestrado, seguido do Doutoramento, permitiu aprofundar. Em 2021, retoma a carreira no Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos.
Lecionou o Terceiro Ciclo, foi subcoordenadora do Secretariado de Exames e Provas de Aferição do Terceiro Ciclo, mediadora do Programa ApoiaR, Diretora de Turma, membro do Programa de Educação para a Saúde (PES) e do Clube de Ciência Viva.
Trabalhos publicados:
Antunes, M.P., & Galvão, C. (2015). Manuais escolares de Ciências Naturais de 8ºano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006. Rev. Port. de Educação, 28(1), p. 139-169. Consultar em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7047
- Antunes, M.P., & Galvão, C. (2021). Do Currículo oficial ao alcançado, semelhanças e diferenças entre Portugal e França. Indagatio Didática,13(3), p.15-36. Consultar em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25500
Artigos de opinião:
2021/07/01- Opinião Publico – “O que significa garantir o alinhamento na Educação?
2015/06/16 - Opinião Público -“Uma Política de Educação para a próxima legislatura”
José Ricardo de Oliveira Cândido Santos obteve a licenciatura no Curso de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - variante de Matemática e Ciências da Natureza. Possui mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Informática Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e doutoramento em Educação, Especialização em Educação a Distância e Elearning, pela Universidade Aberta.
Iniciou a sua carreira profissional em 2001, como professor do 1.º Ciclo do ensino básico e no 2.º Ciclo, em que lecionou as disciplinas de Matemática e de Ciências, tendo desempenhado funções de diretor de turma e responsável por diversos projetos pedagógicos.
Desde 2008 tem colaborado com diversas instituições de ensino superior na formação inicial de professores, em diversas Unidades Curriculares relacionadas com as suas áreas de especialização.
Desde 2009 tem desempenhado funções como formador de professores nas áreas para as quais tem acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua: Avaliação (das Aprendizagens); Metodologias de Investigação em Educação; Tecnologia e Comunicação Educativa; Didácticas Específicas (Matemática e Ciências da Natureza); Práticas de Avaliação do Rendimento Escolar; Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática) e Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais).
Desde 2017 faz parte, como investigador colaborador, do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) da Universidade Aberta, intervindo nas áreas da Avaliação (digital) por competências e na Formação de Professores. Para além de fazer parte da arbitragem científica em diversas revistas, tem realizado diversas comunicações, autor de várias publicações e orientador de trabalhos académicos.
De 2018 a 2024 esteve em mobilidade estatutária, no Centro de Formação de Associação de Escolas – Novafoco, desempenhando funções como Representante de Autonomia e Flexibilidade Curricular e como Elemento da Equipa Central do Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica e do Programa ApoiaR, com o apoio à Coordenação e de acompanhamento às Escolas.
Atualmente exerce funções no Conselho Nacional de Educação no âmbito da assessoria técnico-científica.