Ana Maria Baptista Lima (Estoril, 17 de Outubro de 1949) é licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (1973). Senior Management Workshop INSEAD (2005). Senior Management Workshop IESE (Barcelona 2006).
Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, de que foi Administradora (1996/2012) em representação do Banco Santander Totta, seu membro Fundador.
Representante do Centro Português de Fundações, enquanto vogal da Direção (2011-2018) no Conselho Nacional de Economia Social (2012-2018), integrou a Comissão de Revisão do Regime Jurídico da Adoção da qual resultou a Lei n.º 143/2015 e a Comissão de Constituição da Confederação de Economia Social Portuguesa (2016/2018).
Representante do Centro Português de Fundações no Conselho Nacional de Educação (2017).
Presentemente é vogal do Conselho Fiscal do Centro Português de Fundações (2018).
Vice-presidente da CNAF – Confederação Nacional das Associações da Família (2002), de que foi Vice-Presidente do Conselho Fiscal (1998/2002).
Presidente da Liga de Amigos do CEBI (2011).
Diretora do Banco Santander Totta (1978/2010), e sua representante e Consultora na Fédération Hypothécaire Europeénne (1996/2004), no Conselho Estratégico do Plano Técnológico (2005/2008) e no Conselho Estratégico do IES – Instituto de Empreendedorismo Social (2007/2010).
Coordenadora e monitora de Ações de Formação Profissional (1974/2010).
Ângela Lemos, é professora adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) desde 1998.
Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e membro do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) desde abril de 2022.
Bacharel em Educação de Infância (1990), licenciada em Psicologia, (2000), mestre em Ciências da Educação (2005) e doutorada em Educação (2015).
Ao longo da carreira profissional, para além da docência, tem desempenhado vários cargos, dos quais se destacam: Vice-Presidente do IPS, Diretora e Subdiretora da ESE/IPS, coordenadora de Mestrado em Educação Pré-escolar; tem vasta experiência na coordenação e acompanhamento de estágios em educação de infância, nomeadamente em educação pré-escolar; orientadora de teses de mestrado na área da educação de infância. A sua área de investigação centra-se na compreensão das práticas pedagógicas das educadoras de infância em contextos educação de infância.
Email: angela.lemos@ese.ips.pt
Currículo Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/9D1C-1D94-7859
Doutorado em Sociologia. Agregado em Sociologia. Professor catedrático emérito do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Diretor da revista científica Sociologia, Problemas e Práticas. Atividade de docência e investigação científica realizada, principalmente, nas seguintes áreas de conhecimento: desigualdades sociais; literacia, educação e ensino superior; ciência e sociedade; culturas urbanas e identidades culturais; metodologia e epistemologia das ciências sociais; profissão e ética dos sociólogos. Coordenador ou participante em cerca de 70 projetos de investigação, autor ou coautor de mais de 200 publicações científicas, coordenador e docente de cerca de 50 unidades curriculares (de doutoramento, mestrado e licenciatura) e orientador de perto de 50 teses de doutoramento e 70 dissertações de mestrado. Membro fundador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) (1985), da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) (1985), da revista Sociologia, Problemas e Práticas (1986) e do Observatório das Desigualdades (OD) (2008). Foi Presidente da Direção do CIES (2000-2006), Coordenador do Doutoramento e do Mestrado em Sociologia do Iscte (2003-2011), Coordenador do Grupo de Investigação “Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES (2007-2019), Diretor do Observatório das Desigualdades (OD) (2008-2016), Vice-Reitor para a Investigação do Iscte (2010-2013), Presidente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) (2012-2016), Co-coordenador da Cátedra Ibérica CTS+I (Cátedra Ibérica Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação), promovida pela OEI (Organização de Estados Ibero-americanos) (2015-2018), membro da Comissão Permanente do Conselho Geral do Iscte (2017-2020), Vice-Presidente do Conselho Científico do Iscte (2019-2020), membro do Conselho de Ética da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) (2017-2021). Medalha de Mérito Científico (2019), atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
António José Carlos Pinho (Gafanha da Nazaré, 25 de setembro de 1972), licenciado em Ciências-Históricas – Ramo Científico, pela Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, no Porto.
Docente de História, História da Arte e História e Geografia de Portugal desde 1997, desempenha as funções de Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos, em Águeda, desde 2009.
Paralelamente à carreira profissional de docente, desempenhou vários cargos a nível político e profissional onde a Educação ocupou sempre um papel central nas suas diversas dimensões e patamares (concelhio, regional e nacional).
Deputado à Assembleia da República na VIII Legislatura, tendo desempenhado igualmente as funções de Secretário da Mesa da Assembleia da República.
Diretor Regional Adjunta da Direção Regional de Educação do Centro, entre 2002 e 2004.
Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação de julho de 2004 a março de 2005.
Membro do Conselho Nacional de Educação entre 2008 e 2013.
Membro da Assembleia Municipal de Ílhavo entre 2001 e 2021.
Membro da Assembleia Intermunicipal da CIRA (Região de Aveiro), entre 2016 e 2021.
Membro do Conselho Municipal de Educação de Águeda, de 2009 a 2020.
Membro da Comissão Setorial para a Educação (CS/11) do Instituto Português de Qualidade, desde 2021.
Além das situações referidas, desempenhou igualmente vários cargos de natureza partidária ao longo dos anos, nomeadamente presidente de concelhia, distrital e membro da Comissão Política Nacional, sendo atualmente Conselheiro Nacional do CDS/PP, partido a que pertence desde 1991.
Doutorado em Medicina, área das Ciências Fisiológicas e Farmacológicas, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1993),
PAPCC em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1990),
Licenciado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1985).
Presidente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte,
Professor Associado do Instituto Universitário de Ciências da Saúde,
Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Saúde do Norte,
Professor Convidado do Curso de Medicina do ISTM - Instituto Superior Técnico Militar de Angola,
Coordenador científico de 65 Pós-graduações na área da saúde, desde o ano 2000 até a atualidade sendo a mais recente o Executive Master em Gestão e Administração em Saúde (20ª Edição),
Coordenador da Comissão Instaladora do Curso de Medicina da Université Privée de Marrakech, aprovado em setembro de 2018,
Presidente da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP)
Presidente da Assembleia Geral da RACS - Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia,
Membro do grupo de trabalho para a adequação dos cursos de Ciências e Tecnologias da Saúde ao processo de Bolonha, em 2007,
Membro da Comissão de Avaliação do Ensino Politécnico Privado do CNAVES, em 2006.
Presidente do Conselho de Administração da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Crl,
Presidente do Conselho de Administração da PEA – Projetos Educativos de Angola, S.A. (Benguela - Angola),
Presidente do Conselho de Administração da CESPU Europa, S.A. (Barcelona - Espanha),
Responsável da extensão CESPU do HUBc - Health Universitat Barcelona Campus, (Campus Internacional de Excelência da Universidade de Barcelona), (2012-2016).
Foi distinguido, em 2018, com o prémio Serpa Oliva, pela Associação Portuguesa de Podologia. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Lleonard Escachs, pelo Colégio Catalão de Podologia.
ORCID iD: 0000-0003-2638-472X
Carla Sá é professora auxiliar do Departamento de Economia da UM e investigadora no NIPE (Núcleo de Investigação em Políticas Económicas) e no CIPES (Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior). Doutorou-se em Economia no Tinbergen Institute/Vrij Universiteit Amsterdam, na Holanda. Os seus interesses de investigação situam-se na interseção da Economia da Educação e da Economia Espacial, nomeadamente no processo de decisão dos estudantes. Tem artigos publicados em revistas internacionais como Journal of Economic Inequality, Regional Studies, Spatial Economics Analysis, CESifo Economic Studies, Higher Education, Studies in Higher Education e European Journal of Education. Tem feito parte de equipas de investigação de projetos financiados pela FCT, A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), FFMS (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Fundação Belmiro de Azevedo e FJN (Fundação José Neves). Tem ainda desenvolvido trabalhos de consultadoria para organizações como o Ministério do Trabalho e o ILO (Organização Internacional do Trabalho). É Conselheira do CNE (Conselho Nacional da Educação) desde 2022.
Licenciatura em Artes Plásticas, Escultura - FBAUP. Pós-Graduação em Direção Artística - ESAP. Pós-Graduação em Administração e Gestão Educacional - UAb. CAGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, ISCTE. Formação diversa nas áreas da educação e administração e gestão educativa, artes visuais e multimédia, governação e práticas de inovação na administração pública, liderança e tecnologias de informação e comunicação.
Subdiretor-geral da Direção-Geral de Administração Escolar. Presidente da Direção e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional dos Professores Contratados. Vogal da Direção e membro do Conselho Pedagógico da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Docente de Artes Visuais, tendo assegurado várias funções de coordenação e de assessoria, entre outras de caráter técnico, administrativo e pedagógico.
Orador e participante em congressos, conferências, seminários, webinares e sessões de trabalho, subordinados aos temas da educação, liderança, descentralização administrativa, políticas públicas e transição digital.
Conceção de estudos técnicos e estatísticos, emissão de pareceres e consultadoria no âmbito da gestão dos recursos humanos docentes, bem como análise de normativos legais e elaboração de propostas nestas matérias. Realização de reuniões de trabalho, sessões de esclarecimento e presenças públicas, no âmbito de questões relativas à educação, em organismos como o Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Assembleia da República, Ministério da Educação, Associações Científico-Pedagógicas de Professores e Sindicatos.
Organização e moderação de debates, encontros e sessões de trabalho. Publicação de artigos de opinião em jornais, revistas e websites temáticos.
Participação em exposições coletivas de Artes Visuais, encontrando-se representado no espaço público (Portugal e Estados Unidos da América) e em coleções em Portugal e no estrangeiro.
Atividade Atual
Deputada à Assembleia da República da XV Legislatura
Cargos Desempenhados
Deputada à Assembleia da República na XIV Legislatura (2019-2022)
Coordenadora do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Educação e Ciência (2019 - 2022)
Subcoordenadora da Educação e Cultura do Conselho Estratégico Nacional do PSD (2018 – 2022)
Vereadora da Câmara Municipal da Sertã com os pelouros de Educação, Ação Social, Cultura, Floresta e Turismo (2009 – 2017)
Presidente da Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior, Administradora da Escola Profissional da Sertã, Conselheira do Conselho Municipal de Educação da Sertã, Conselheira do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Sertã, Conselheira no Conselho Local de Ação Social do concelho da Sertã, Conselheira no Conselho Municipal da Juventude do concelho da Sertã (2009 – 2017).
Responsável autarca pela implementação ou coordenação de projetos, nomeadamente: Conselho Municipal de Juventude, Pólo do Conservatório de Música de Coimbra, Academia Sénior da Sertã, Maratona da Leitura, Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã, Comissão de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade, Plano Estratégico do Concelho da Sertã (2009 – 2017).
Deputada Municipal da Assembleia Municipal da Sertã (2005 – 2009)
Atividade Profissional:
Professora do Ensino Básico e Secundário (1997 – 2009 e 2018 - 2019)
Formação Académica:
Licenciatura Geografia Ramo de Formação Educacional – Universidade de Coimbra (concluída em 1998)
1º ano do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica – Universidade de Coimbra (concluído em 2011/2012)
1º ano do Mestrado de Ciências da Educação - Gestão Escolar – Politécnico de Leiria (concluído em 2016/17).Maria Cristina Valente Bastos Dias
Formação académica:
Mestre em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto. (2013).
(Conclusão da parte curricular do Doutoramento em Ciências da Educação).
Pós-Graduação em Administração Escolar e Administração Educacional - Universidade Católica Portuguesa (2008/2009).
Pós-Graduação em Gestão da Melhoria do Desempenho em Educação e Formação (2007/2008). Fundação Manuel Leão e Universidade Católica Portuguesa.
Licenciatura em Filologia Germânica - Universidade do Porto (1979). Profissionalização em Exercício (1981/1983).
Experiência profissional:
Exerceu funções docentes, de coordenação e de orientação de estágio de professores, no ensino secundário (1975-2013) e no ensino universitário (2001-2004).
Autora, classificadora e relatora de provas de avaliação externa.
Diretora do centro de formação de professores da APPI – APPIforma (2002-2009).
Consultora da Universidade Católica Portuguesa, Porto (SAME – Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas / TEIP) (2013-2017).
Diretora Pedagógica de duas Escolas Profissionais, de 2003 a 2013 e de 2014 a 2021, respetivamente.
Formadora (Acreditação pelo CCPFC, nas áreas/domínios: B02 Avaliação; C05 Didáticas Específicas; C9I Animação da Formação).
Outras funções/atividades:
Membro da Direção da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês (desde 1991).
Requisitada no Ministério da Educação, em serviços centrais (DES) e regionais (DREN/CAE Porto), com funções técnico-pedagógicas (1993/94-2002/2003).
Consultora e Relatora das Provas de Inglês aplicadas no âmbito do Programa AVES – Avaliação Externa de Escolas (2008-2011).
Membro do CCAP – Conselho Científico para a Avaliação de Professores (2007-2011).
Membro da COAP/CAP – Ministério da Educação e Ciência, (Comissão de Operacionalização e Acompanhamento ao Programa de Generalização do Ensino de Inglês no 1º Ciclo/Atividades de Enriquecimento Curricular) (2005-2013).
Perita Pedagógica da DGE/APPI, no âmbito do acompanhamento e observação de aulas de Inglês no 1º ciclo (2005-2013).
Membro do Conselho Consultivo do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional (2005-2013).
Funções atuais:
Vice-presidente da Direção da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação de Professores APPIforma.
Membro do Conselho Científico do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa, desde 2013.
Membro do Conselho Geral do IAVE, desde 2021.
Perita avaliadora da Agência Nacional Erasmus+, desde 2021.
Membro da RIMED - Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, desde 2024.
Consultora pedagógica.
Nasceu em 29 de dezembro de 1971 em Marialva, Mêda distrito da Guarda. É casada e mãe de dois filhos que estudam no Colégio S. Teotónio em Coimbra. É vogal da Associação de Pais deste Colégio e Presidente da Federação Nacional das Associações de Pais de Alunos do Ensino Católico.
Bacharel em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra em 1997, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1999, concluiu o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na mesma instituição em 2004 e doutorou-se com distinção em Engenharia Eletrotécnica na Especialidade de Sistemas Elétricos de Energia em 2010 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
É Professora Adjunta no Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico de Coimbra – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
É membro da Comissão Científica da área Científica em Engenharia Eletrotécnica e da Comissão de Curso da Licenciatura em Engenharia Eletromecânica. Foi membro do Conselho Pedagógico do ISEC e participou em inúmeros júris de mestrado e doutoramento.
Com dezenas de artigos publicados e diversas participações em conferências, foi igualmente Diretora de Curso em Engenharia Eletromecânica.
Atualmente desempenha funções de Presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do IPC/ISEC. Faz parte do Comité Científico e Académico do Mestrado em Mobilidade Elétrica e Sistemas de Energia, Erasmus Mundus Master Course in Sustainable Transportation and Electrical Power Systems (EMMC STEPS).
Desempenha ainda funções de Secretária na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em Coimbra.
Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt).
Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993) - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes.
Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA). Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Cazaquistão, Geórgia, Colômbia, México, Cabo Verde, Marrocos, Guiné – Bissau, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dhabi) e Macau. É conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França). Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.
É autor /organizador de 34 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 6 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007). Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leadership Award” pelo Council for Exceptional Children - DISES (Estados Unidos). Em 2020 recebeu do Presidente da Assembleia da República a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos. Em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem da Instrução Pública no Grau de Grande Oficial.
Foi fundador e Presidente (2008-2020) da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability) e é diretor da revista “Educação Inclusiva”. É membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
É, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.
Nascido no Porto, em 18 de maio de 1965.
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Frequentou a componente curricular do Mestrado em Sociologia – Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa.
Diácono Permanente da Igreja Católica, incardinado no Patriarcado de Lisboa, onde é assistente espiritual do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.
Integrou em contexto eclesial diferentes grupos de trabalho a nível educativo.
Foi professor em diversos estabelecimentos de ensino, coordenador pedagógico na Escola Profissional Tecnológica do Vale do Ave e diretor pedagógico do INETE – Instituto de Educação Técnica.
Prestou apoio de consultoria a estabelecimentos de ensino, em áreas diversas, designadamente, no desenvolvimento de projetos educativos, na implementação de processos de qualidade e de inovação pedagógicas e ainda a outras organizações ao nível de formação contínua inter e intra-empresarial.
Depois de um largo período dedicado ao desenvolvimento organizacional e das pessoas em entidades do sector social e empresarial, designadamente em contexto internacional, regressou ao ensino, assumindo a função de Diretor do Externato Frei Luís de Sousa, estabelecimento de ensino da Diocese de Setúbal.
Tem um programa de rádio semanal, dedicado ao tema da educação, na Rádio Maria, emissora católica.
É Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas e, nesse âmbito, integra a representação de Portugal, por convite do SNEC – Secretariado Nacional da Educação Cristã, no CEEC - Comité Européen pour l’Enseignement Catholique.
É membro Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa.
Atividade Atual:
Deputada à Assembleia da República desde 07 de outubro de 2024 pelo partido LIVRE.
Cargos desempenhados: Dirigente do partido LIVRE desde 2020.
Colaboração na elaboração do programa para a Educação do Partido LIVRE nas várias eleições legislativas desde 2019.
Organização, moderação e participação em debates políticos sobre Educação, Feminismo, Ecologia, Temáticas LGBTQ+
Atividade profissional:
Professora na escola pública, do ensino básico e secundário, desde 1993 até 2024 – 31 anos completos:
Formação académica:
Licenciatura em Ensino de Português - Inglês pela Universidade do Minho, em 1993.
Artigos publicados no Jornal Público
https://www.publico.pt/2020/03/20/sociedade/opiniao/educacao-publica-tempo-pandemia-teletrabalho-1908679
https://www.publico.pt/2020/07/18/sociedade/noticia/ensino-presencial-setembro-1924865
Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e integra o Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. É doutorada em Educação e tem exercido a sua atividade de docência e de investigação nas áreas da pedagogia (escolar e universitária), formação de professores e supervisão pedagógica. Tem coordenado, no Instituto de Educação, especialidades de mestrado e doutoramento nas áreas da Formação Inicial de Professores, Didática e Supervisão. Integra a Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação, coordenando a linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Os projetos em que tem estado envolvida centram-se na inovação e no desenvolvimento profissional docente, adotando uma visão de educação como processo de emancipação (inter)pessoal e transformação social. Nesses projetos, ganha particular destaque a articulação entre ensino e investigação para a compreensão e reconfiguração das práticas educativas. Integra o Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017, uma estrutura de apoio à docência coordenada pela Reitoria e que visa promover a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Tem realizado atividades de consultoria e avaliação ao nível da formação contínua, da acreditação de cursos e da avaliação do desempenho docente. Integra o conselho editorial de revistas no país e no estrangeiro, e apresenta um vasto trabalho de publicação de livros, capítulos de livro e artigos em revistas indexadas.