Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt).
Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993) - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes.
Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA). Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Cazaquistão, Geórgia, Colômbia, México, Cabo Verde, Marrocos, Guiné – Bissau, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dhabi) e Macau. É conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França). Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.
É autor /organizador de 34 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 6 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007). Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leadership Award” pelo Council for Exceptional Children - DISES (Estados Unidos). Em 2020 recebeu do Presidente da Assembleia da República a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos. Em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem da Instrução Pública no Grau de Grande Oficial.
Foi fundador e Presidente (2008-2020) da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability) e é diretor da revista “Educação Inclusiva”. É membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
É, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.
Nascido no Porto, em 18 de maio de 1965.
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Frequentou a componente curricular do Mestrado em Sociologia – Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa.
Diácono Permanente da Igreja Católica, incardinado no Patriarcado de Lisboa, onde é assistente espiritual do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.
Integrou em contexto eclesial diferentes grupos de trabalho a nível educativo.
Foi professor em diversos estabelecimentos de ensino, coordenador pedagógico na Escola Profissional Tecnológica do Vale do Ave e diretor pedagógico do INETE – Instituto de Educação Técnica.
Prestou apoio de consultoria a estabelecimentos de ensino, em áreas diversas, designadamente, no desenvolvimento de projetos educativos, na implementação de processos de qualidade e de inovação pedagógicas e ainda a outras organizações ao nível de formação contínua inter e intra-empresarial.
Depois de um largo período dedicado ao desenvolvimento organizacional e das pessoas em entidades do sector social e empresarial, designadamente em contexto internacional, regressou ao ensino, assumindo a função de Diretor do Externato Frei Luís de Sousa, estabelecimento de ensino da Diocese de Setúbal.
Tem um programa de rádio semanal, dedicado ao tema da educação, na Rádio Maria, emissora católica.
É Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas e, nesse âmbito, integra a representação de Portugal, por convite do SNEC – Secretariado Nacional da Educação Cristã, no CEEC - Comité Européen pour l’Enseignement Catholique.
É membro Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa.
Atividade Atual:
Deputada à Assembleia da República desde 07 de outubro de 2024 pelo partido LIVRE.
Cargos desempenhados: Dirigente do partido LIVRE desde 2020.
Colaboração na elaboração do programa para a Educação do Partido LIVRE nas várias eleições legislativas desde 2019.
Organização, moderação e participação em debates políticos sobre Educação, Feminismo, Ecologia, Temáticas LGBTQ+
Atividade profissional:
Professora na escola pública, do ensino básico e secundário, desde 1993 até 2024 – 31 anos completos:
Formação académica:
Licenciatura em Ensino de Português - Inglês pela Universidade do Minho, em 1993.
Artigos publicados no Jornal Público
https://www.publico.pt/2020/03/20/sociedade/opiniao/educacao-publica-tempo-pandemia-teletrabalho-1908679
https://www.publico.pt/2020/07/18/sociedade/noticia/ensino-presencial-setembro-1924865
Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e integra o Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. É doutorada em Educação e tem exercido a sua atividade de docência e de investigação nas áreas da pedagogia (escolar e universitária), formação de professores e supervisão pedagógica. Tem coordenado, no Instituto de Educação, especialidades de mestrado e doutoramento nas áreas da Formação Inicial de Professores, Didática e Supervisão. Integra a Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação, coordenando a linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Os projetos em que tem estado envolvida centram-se na inovação e no desenvolvimento profissional docente, adotando uma visão de educação como processo de emancipação (inter)pessoal e transformação social. Nesses projetos, ganha particular destaque a articulação entre ensino e investigação para a compreensão e reconfiguração das práticas educativas. Integra o Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017, uma estrutura de apoio à docência coordenada pela Reitoria e que visa promover a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Tem realizado atividades de consultoria e avaliação ao nível da formação contínua, da acreditação de cursos e da avaliação do desempenho docente. Integra o conselho editorial de revistas no país e no estrangeiro, e apresenta um vasto trabalho de publicação de livros, capítulos de livro e artigos em revistas indexadas.
Licenciada em Física e Química (Ensino de) (2003), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e mestre em Educação e Formação – Especialidade de Inovação e Promoção do Sucesso Educativo (2019), pela Universidade dos Açores.
É professora desde 2002/2003 e exerce funções de Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Água de Pau, desde maio de 2019. É membro do Conselho Coordenador do Sistema Educativo da RAA e do Conselho Local de Educação da Lagoa. Foi Vice-Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, em 2008/2009, tendo já presidido outros cargos de liderança escolar.
Participou em vários seminários e conferências como oradora convidada e tem artigos publicados na área da liderança de escolas – área sobre a qual tem dedicado especial atenção.
Coordenou vários projetos a nível de escola, entre os quais se destacam o Projeto Eco-Escolas, o Parlamento dos Jovens e o Projeto EUROSCOLA.
Jesus Maria Vaz Fernandes é Professora Catedrática da Universidade da Madeira, desde 2004.
Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, Mestre em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho, e Doutorada em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, defendeu as suas provas de Agregação em Currículo, na Universidade da Madeira.
Foi Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa), Vice-Reitora para os Assuntos Académicos, Presidente do Centro de Competência (atualmente Faculdade) de Ciências Sociais, Presidente do Departamento de Ciências da Educação, e Diretora do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. Orientou 20 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado finalizadas.
Foi Conselheira Regional de Educação e membro da Comissão de Avaliação do regime de Autonomia, Administração e Gestão na RAM.
Integrou o Administrative Council da Association for Teacher Education in Europe, bem como o Bureau da Société Européenne d’Ethnographie de l’Éducation.
Participou em Painéis de Avaliação da FCT, tal como da European Commission-Research Executive Agency, no âmbito do H2020 - Marie Sklodowska-Curie Actions. Foi também Avaliadora Externa dos cursos de Educação na Lituânia, a convite da Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education, e do B.Ed da University of Limerick, na Irlanda.
Com mais de cem publicações científicas, destacam-se O Professor como Pessoa, publicado pela ASA, traduzido para Il Professore come Persona, pela Pensa Multimedia, na Itália, e um capítulo sobre “Portugal”, em coautoria, nos compêndios The Education Systems of Europe, pela Springer, e Die Bildungssysteme Europas, pela Schneider Verlag Hohengehren.
É membro do Conselho Consultivo da SPCE.
É atualmente conselheira científica da AFIRSE Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation), em Paris, representante de Portugal na IAACS (International Association of Advanced Curriculum Studies), em Vancouver, e membro da RIAICES (Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior).É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH.
As suas principais áreas de investigação são desenvolvimento da linguagem (sintaxe) e linguística educacional. Participa atualmente no projeto individual financiado pela FCT Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, no PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita e no projeto Erasmus+ Read4Succeed - Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais.
É licenciada em Línguas e Literaturas, Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área pela Universidade NOVA de Lisboa. Completou o curso de formação avançada em Neurociências e Educação pela Universidade Católica. Doutorou-se em 2018 em Linguística, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com uma tese sobre relações entre conhecimento explícito da língua e leitura.
Desempenhou funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, tendo acompanhado projetos na área do ensino do Português como o PNEP-Programa Nacional de Ensino do Português (1.º ciclo) e a revisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário. Participou como professora de ensino básico e secundário no projeto de ensino a distância do Ministério da Educação, Escola Móvel. Colaborou também com a Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, IP., fazendo parte da equipa de autores do Referencial Português Língua Estrangeira.
É membro da Associação Portuguesa de Linguística, associação que representa desde 2020 no Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educacional e, desde 2021, no Conselho Nacional de Educação.
Tem doutoramento com uma tese sobre História do Ensino Superior, Mestrado em História Contemporânea, licenciatura em História e formação para o ensino da história, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É autor de capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.
Lecciona no ensino superior desde 1996, sobretudo em cursos de formação de professores e educadores. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget. Nessa instituição, em momentos diferentes, dirigiu o Conselho Técnico-Científico, Conselho Pedagógico e Conselho Consultivo da Direção. Colaborou com a Universidade Aberta e com a UniPiaget (Angola). Foi professor no Mestrado de Formação de Professores de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou a Comissão Científica. É professor do Instituto Universitário Egas Moniz, onde assume responsabilidades nas áreas da Inovação Pedagógica e do e-Learning. Foi ainda professor do ensino básico e secundário.
Tem sido consultor em numerosos estabelecimentos de ensino, nas áreas da inovação educacional, pedagogias ativas e integração das tecnologias nos processos de aprendizagem. Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box, que pretende contribuir para a transformação das práticas pedagógicas e info-inclusão de escolas em contextos remotos. Pelo seu trabalho no domínio da inovação educacional, em 2015, foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2017 foi um dos finalistas nomeados para a edição mundial do Global Teacher Prize.
Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi vogal do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Almada, onde assumiu responsabilidades, entre outros, no pelouro da educação.
É licenciado e mestrando em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), e trabalha como Gestor de Projetos Internacionais.
É tesoureiro do Conselho Nacional de Juventude, sendo que é responsável pelas áreas da Educação e Desporto. Exerceu diversas funções no associativismo estudantil, tais como Presidente da Federação Académica de Lisboa em 2022, Presidente da Associação de Estudantes do ISCSP, entre 2019 e 2021, entre outras. Foi entre 2022 e 2024 Vice-Presidente do Conselho de Escola do ISCSP e entre 2020 e 2022 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da mesma Instituição. Participou em diversas conferências e painéis subordinados às diferentes áreas do Ensino Superior como orador.
Diploma de Estudos Avançados no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca em Educação de Pessoas Adultas.
Master of Education in Supervision, pela University of Nottingham.
Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Évora.
Curso de Formação Especializada - Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa.
Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo INA.
Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua no domínio da Avaliação, Supervisão Pedagógica, Relação Pedagógica e Educação para a Cidadania.
Exercício de funções de Administração e Gestão na qualidade de Diretor, enquanto órgão unipessoal e de Presidente, enquanto órgão colegial desde 1994 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras-Covilhã.
Membro do Conselho das Escolas.
Representante da Educação no Núcleo Executivo do CLAS – Covilhã (2006-2022).
Membro do Conselho Consultivo Externo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
Membro do Conselho da Biblioteca da UBI - Universidade da Beira Interior.
Prémio de Mérito Liderança – 2008 - Ministério da Educação.
Prémio de Escola – Louvor Individual Ministério da Educação- 2013.
Vice-Presidente do Conselho das Escolas (2008-2010).
Membro do Conselho das Escolas (2014-2018).
Representante da Educação no Núcleo Executivo do RSI – Covilhã (2006-2010).
Representante da Educação no Núcleo Local de Inserção - Covilhã (2011-2013).
Membro da “ANEIS - Delegação da Covilhã” (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).
Coautor das publicações: “Escolas de Futuro-130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas” Para diretores, professores e pais- Porto Editora (2009) e “Manual para Jovens Empreendedores- comportamentos e competências” (2014).
Participação em várias reuniões da OCDE no âmbito da Educação.
Participação no Internacional Visitor Leadership Program on ”U.S.Education System”-(2010)
Publicação de artigos no âmbito da Educação em revistas Pedagógico - Científicas.
Membro de diversos grupos de trabalho constituídos pelo Ministério da Educação (Serviços Centrais e Regionais).
Estudante de Licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, é atualmente presidente da Direção da Associação de Estudantes da mesma Escola e Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP).
Durante o seu percurso académico tem representado os estudantes nos mais diversos órgãos do Politécnico de Leiria e da sua escola, como exemplo: o Conselho Geral, Conselho de Ação Social, ou Conselho Pedagógico, enquanto concilia com a sua atividade profissional.
Preocupado com os assuntos da atualidade, e com finalidade de formar a sua opinião pessoal, consome avidamente jornais, artigos de opinião e noticias nos mais variados meios de comunicação. Idealiza a mudança do Mundo para melhor através da força irreverente da juventude, alicerçados nos valores do associativismo, em particular do estudantil.
Professor do Ensino Básico e Secundário. Colaborador do Centro de Investigação em Educação do ISPA - Instituto Universitário.
Licenciado em Ensino da Física e da Química - variante de Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Psicologia Educacional e Doutorado em Psicologia, pelo ISPA- Instituto Universitário. Pós-doutoramento em Educação – Didática das Ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi colaborador da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação do ISPA. Tem vários trabalhos publicados em congressos e revistas científicas, com predomínio na área da metacognição e ensino das ciências (Ciência ID:D312-3064-9CEE).
Foi Dirigente da Associação “Os Pioneiros de Portugal”. Foi dirigente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, membro das Comissões Pedagógicas do Departamento de Química e do Departamento de Educação, membro da Assembleia de Representantes e do Conselho Pedagógico da FCUL.
Foi eleito na Assembleia de Freguesia de Amora. Exerceu as funções de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Seixal. Foi eleito na Assembleia Municipal do Seixal. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal. Foi membro do Conselho Fiscal e do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
Foi membro do Conselho Geral do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Professores.
Membro da Comissão Sindical.
É atualmente professor e Presidente do Conselho Geral no Agrupamento de Escolas Nun'Álvares.
Habilitações Académicas/Formação
Licenciatura em Ciências Históricas, Ramo Educacional (2004)
Mestrado em História Contemporânea, com a dissertação: «Jesuítas nas Vésperas da I República: o Novo Mensageiro do Coração de Jesus (1881-1910) e a sociedade Portuguesa», trabalho vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá (2007)
Pós-graduado em Educação Especial, domínios cognitivo e motor
Situação profissional
Estágio Pedagógico na Escola Napoleão Sousa Marques (Trofa)
Professor contratado até ao ano lectivo de 2016-17, tendo passado pelo ensino público e cooperativo/profissional, na Região Autónoma dos Açores e em Portugal continental
Coordenador dos Directores de Turma
Coordenador de Departamento
Membro do Conselho Pedagógico
Professor do Quadro de Escola desde 2017-18
Outras situações
Professor e Investigador de História associado do Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão (Santarém)
Vencedor do Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida (2004)
Vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá (2007)
Autor de vários livros sobre História Contemporânea, destacando-se:
«Pio XII o Papa Amigo do Portugal de Salazar» (LeYa, 2022), «Bento XVI e(m) Portugal» (Farol, 2021); «Sidónio Paes Herói e Mártir da República» (Fronteira do Caos, 2017); «Fátima 1917-2017» (Scribe, 2017); «João Paulo II em Portugal» (Lucerna, 2014); «Salazar e Paulo VI» (Zebra, 2013);
Data de Nascimento: 24-11-1961
Naturalidade: Salvador - Penamacor
Habilitações Académicas:
- Doutorando em Filosofia Moral e Política, FCSH-UNL
- Mestre em História Cultural e Política, (1990), FCSH-UNL
- Licenciado em Filosofia (Variante História das Ideias) FCSH-UNL
Atividade Profissional: Exerceu funções como:
- Gestor de Programas na OIT-Organização Internacional do Trabalho-Lisboa;
- Assessor/Técnico Especialista do Secretário de Estado do Emprego nos XIXº e XXº Governos Constitucionais;
- Investigador do Seminário Livre de História das Ideias.
- Docente Convidado de Filosofia da Ciência, no Instituto Superior de Informática de Gestão;
- Docente do Grupo de Filosofia na E.S. Eça de Queiroz/Lisboa;
Atividade Social e Política e Sindical :
- Conferência Internacional do Trabalho da OIT/ONU-Genebra;
- Comité da Livre Circulação de Trabalhadores/UE;
- Conselho de Administração do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP);
- Comité Europeu de Segurança e Saúde no Trabalho/UE;
- Conselho para as Migrações/ACM;
- CICDR-Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial;
- CNE-Conselho Nacional da Educação;
- Conselho de Administração do IEFP;
- Conselho Geral do INATEL;
- Centro de Relações Laborais,
- Comissão Permanente da Concertação Social;
Funções sindicais atuais:
- Secretário-Geral Adjunto da UGT-União Geral de Trabalhadores;
Bibliografia:
-"Filosofia e Política da Educação em João Crisóstomo do Couto e Melo (1778-1838)", Lisboa 2002 (ed.policopiada)
- “Da constante rectificação mental : III Série da Nação Portuguesa (1924-1926)”, Promontoria-, 2011
- “Integralismo Lusitano: Filosofia e Política de acção também regional e local.”, Promontoria-, 2009/2010
- “Nação Portuguesa 1914-1916 – Que Integralismo Lusitano?” Revista Cultura-Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 26/2009, II Série.
- "Integralismo, Nacionalismo ou Integrismo Lusitano?", in Revista Portuguesa de Ciência Política, Observatório Político, 2011
- “O Movimento sindical e a complexidade do fenómeno Migratório”- 2008, Observatório da Imigração, nº 2, 2008
Habilitações académicas:
2005: Pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.
1999: Licenciatura em Direito pela Universidade Lusófona.
Experiência profissional:
Março de 2020 à data – Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações
Agosto de 2017 a fevereiro de 2020: Diretor do Centro Educativo da Bela Vista - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Fevereiro de 2010 a agosto de 2017: Coordenador do Centro Educativo Navarro de Paiva - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Janeiro de 2009 a fevereiro de 2010: Técnico superior de Reinserção Profissional - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Junho de 2007 a janeiro de 2009 - Supervisor de Unidade do Centro Educativo de Reinserção Social.
Março de 2000 a junho de 2007 - Técnico profissional de Reinserção Social do Centro Educativo Navarro de Paiva - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Outubro de 1999 a março de 2000 - Auxiliar técnico de educação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Experiência associativa/federativa:
Presidente da Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra.
Vice-presidente da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay-Thai.
Participações relevantes:
Membro Conselheiro no Conselho para as Migrações.
Membro Conselheiro na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Treinador da equipa técnica da Seleção Nacional de Kickboxing.
Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.
Luís Alberto Ribeiro, 58 anos, é licenciado em educação pré-escolar, possuindo duas pós-graduações em Administração Escolar.
Entre 1988 e 1996, na Direcção Regional de Educação do Alentejo, entre outros projectos, coordenou a Equipa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, foi representante na Comissão Nacional de Acompanhamento e Expansão da Oferta de Educação Pré-Escolar no Ministério da Educação, integrou a equipa que acompanhou as experiências pedagógica de construção de territórios educativos, bem como a equipa que acompanhou o novo modelo de gestão (Decreto-Lei nº 172/91), que deram origem aos atuais agrupamentos de escolas.
Entre 2002 e 2012 foi Diretor do Agrupamento Vertical de Portel, o único grupo no Alentejo a integrar a experiência piloto de avaliação externa de escolas e a celebrar um Contrato de Autonomia.
Em 2009, por nomeação da Ministra da Educação, integrou o Conselho Científico de Avaliação de Professores (CCAP), onde permaneceu até à sua extinção.
Entre 1997 e 2007 integrou a Assembleia de Freguesia do Bacelo (Évora), órgão do qual foi presidente.
É, desde 1990, membro da Comissão Diretiva do Sindicato Democrático dos Professores do Sul e, desde 1999, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Social de Idosos de Oriola (IPSS).
É sócio fundador do Fórum Português de Administração Educacional.
Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem apresentado comunicações a convite de entidades nacionais e internacionais.
É, desde 2016, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância, diretor da publicação quadrimestral “Cadernos de Educação de Infância”, membro do conselho editorial da revista “Children in Europe Today”, integrando, ainda, vários projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação de infância.
Desde 2021, em representação da APEI, passou a integrar o Conselho Nacional de Educação.