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Filipa Henriques de Jesus

Filipa Henriques de Jesus
Designada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)
20/10/2021
Nota biográfica
Data de nascimento: 5 de outubro de 1974
Licenciada em Sociologia pelo ISCTE.
Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.
Foi chefe do gabinete do Secretário de Estado do Emprego entre 2015 e 2019; secretária técnica do Programa Operacional Capital Humano, em 2015; coordenadora da área de estudos e projetos da empresa Parque Escolar, de 2011 a 2015; chefe de gabinete do Secretário de Estado da Educação entre 2009 e 2011; adjunta da Ministra da Educação entre 2005 e 2009; assessora do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social para a área dos sistemas de informação e auditoria, entre 2002 e 2005; assessora do Secretário de Estado da Segurança Social, entre 2001 e 2002 e membro do Comissariado de Luta Contra a Pobreza entre 1999 e 2001.

Flávia Vieira

Flávia Vieira
Cooptada pelo CNE
Nota biográfica

Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e integra o Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. É doutorada em Educação e tem exercido a sua atividade de docência e de investigação nas áreas da pedagogia (escolar e universitária), formação de professores e supervisão pedagógica. Tem coordenado, no Instituto de Educação, especialidades de mestrado e doutoramento nas áreas da Formação Inicial de Professores, Didática e Supervisão. Integra a Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação, coordenando a linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Os projetos em que tem estado envolvida centram-se na inovação e no desenvolvimento profissional docente, adotando uma visão de educação como processo de emancipação (inter)pessoal e transformação social. Nesses projetos, ganha particular destaque a articulação entre ensino e investigação para a compreensão e reconfiguração das práticas educativas. Integra o Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017, uma estrutura de apoio à docência coordenada pela Reitoria e que visa promover a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Tem realizado atividades de consultoria e avaliação ao nível da formação contínua, da acreditação de cursos e da avaliação do desempenho docente. Integra o conselho editorial de revistas no país e no estrangeiro, e apresenta um vasto trabalho de publicação de livros, capítulos de livro e artigos em revistas indexadas.

Francisco Miranda Rodrigues

Francisco Miranda Rodrigues
Designado pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais -
19/07/2018
Nota biográfica
Psicólogo, consultor em desenvolvimento organizacional, liderança, eficácia pessoal e de equipas.
Tem mais de 10 anos de experiência na direção e gestão de recursos humanos, qualidade, ambiente e higiene, saúde e segurança no trabalho, treino de competências de comunicação, mediação e resolução de conflitos.
Autor do projeto de desenvolvimento de competências sócio emocionais “Atitude Positiva”.
É especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Tem formação pós-graduada em psicoterapia e aconselhamento educacional na APTCC.
Doutorando em psicologia clínica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Foi Diretor Executivo e é o atual Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Gil Manuel Alves Tavares

Representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social - 30/10/2023

Helena Maria Mamede Albuquerque

Helena Maria Mamede Albuquerque
Representante das instituições de ensino especial de pessoas com deficiência - 10/04/2024
Nota biográfica
Nasceu em Castelo Branco a 27 de setembro de 1959. Ingressou em 1978 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) na licenciatura de Matemática, tendo concluído o Ramo Educacional desta última em Julho de 1982 e o Ramo Científico da mesma em Setembro de 1985 .

Em Dezembro de 1993 concluiu o doutoramento em Matemática na Universidade de Coimbra onde desde 2002 é Professora Associada, tendo realizado as provas de agregação em Setembro de 2008.

Além da sua atividade científica como matemática onde se destacam 60 publicações em revistas internacionais com referee, 40 participações em congressos científicos internacionais com apresentação de conferência (a maior parte delas como convidada), mais de duas dezenas de orientações de teses de mestrado e doutoramento e participação em júris de mestrado e de doutoramento, Helena Albuquerque sempre aliou ao seu trabalho de pesquisa um forte envolvimento nas questões pedagógicas. Foi Presidente da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (1998-2002) e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática a nivel nacional (2003).

Desde 1994 tem tido a seu cargo a regência de disciplinas do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário tendo sido coordenadora deste ciclo de estudos de 2011 até 2018. Atualmente é Coordenadora de Estágios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Tem estado envolvida em vários cursos de formação contínua de professores (é formadora certificada pelo Conselho Científico- Pedagógico de Formação Contínua) e nalguns projetos educacionais.
Desde Janeiro de 1987 é voluntária na APPACDM de Coimbra tendo pertencido a várias comissões de pais desta Associação. Em janeiro de 2004 assumiu o cargo de Presidente da Direção da APPACDM de Coimbra. É Presidente da Direção da HUMANITAS desde Outubro de 2019.

Hermínia Pereira Coelho Rodrigues

Hermínia Pereira Coelho Rodrigues
Designada pela Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores
Nota biográfica

Licenciada em Física e Química (Ensino de) (2003), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e mestre em Educação e Formação – Especialidade de Inovação e Promoção do Sucesso Educativo (2019), pela Universidade dos Açores.

 

É professora desde 2002/2003 e exerce funções de Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Água de Pau, desde maio de 2019. É membro do Conselho Coordenador do Sistema Educativo da RAA e do Conselho Local de Educação da Lagoa. Foi Vice-Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, em 2008/2009, tendo já presidido outros cargos de liderança escolar.

 

Participou em vários seminários e conferências como oradora convidada e tem artigos publicados na área da liderança de escolas – área sobre a qual tem dedicado especial atenção.

 

Coordenou vários projetos a nível de escola, entre os quais se destacam o Projeto Eco-Escolas, o Parlamento dos Jovens e o Projeto EUROSCOLA.

Jesus Maria Vaz Fernandes

Jesus Maria Vaz Fernandes
Cooptada pelo CNE
Nota biográfica

Jesus Maria Vaz Fernandes é Professora Catedrática da Universidade da Madeira, desde 2004.

Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, Mestre em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho, e Doutorada em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, defendeu as suas provas de Agregação em Currículo, na Universidade da Madeira.

Foi Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa), Vice-Reitora para os Assuntos Académicos, Presidente do Centro de Competência (atualmente Faculdade) de Ciências Sociais, Presidente do Departamento de Ciências da Educação, e Diretora do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. Orientou 20 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado finalizadas.

Foi Conselheira Regional de Educação e membro da Comissão de Avaliação do regime de Autonomia, Administração e Gestão na RAM.

Integrou o Administrative Council da Association for Teacher Education in Europe, bem como o Bureau da Société Européenne d’Ethnographie de l’Éducation.

Participou em Painéis de Avaliação da FCT, tal como da European Commission-Research Executive Agency, no âmbito do H2020 - Marie Sklodowska-Curie Actions. Foi também Avaliadora Externa dos cursos de Educação na Lituânia, a convite da Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education, e do B.Ed da University of Limerick, na Irlanda.

Com mais de cem publicações científicas, destacam-se O Professor como Pessoa, publicado pela ASA, traduzido para Il Professore come Persona, pela Pensa Multimedia, na Itália, e um capítulo sobre “Portugal”, em coautoria, nos compêndios The Education Systems of Europe, pela Springer, e Die Bildungssysteme Europas, pela Schneider Verlag Hohengehren.

É membro do Conselho Consultivo da SPCE.

É atualmente conselheira científica da AFIRSE Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation), em Paris, representante de Portugal na IAACS (International Association of Advanced Curriculum Studies), em Vancouver, e membro da RIAICES (Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior).

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão
Designada pelas Sociedades e Associações Científicas - 
09/07/2021
Nota biográfica

É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH.

As suas principais áreas de investigação são desenvolvimento da linguagem (sintaxe) e linguística educacional. Participa atualmente no projeto individual financiado pela FCT Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, no PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita e no projeto Erasmus+ Read4Succeed - Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais.

É licenciada em Línguas e Literaturas, Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área pela Universidade NOVA de Lisboa. Completou o curso de formação avançada em Neurociências e Educação pela Universidade Católica. Doutorou-se em 2018 em Linguística, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com uma tese sobre relações entre conhecimento explícito da língua e leitura.

Desempenhou funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, tendo acompanhado projetos na área do ensino do Português como o PNEP-Programa Nacional de Ensino do Português (1.º ciclo) e a revisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário. Participou como professora de ensino básico e secundário no projeto de ensino a distância do Ministério da Educação, Escola Móvel. Colaborou também com a Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, IP., fazendo parte da equipa de autores do Referencial Português Língua Estrangeira.

É membro da Associação Portuguesa de Linguística, associação que representa desde 2020 no Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educacional e, desde 2021, no Conselho Nacional de Educação.

João Carlos Muñoz de Oliveira

João Carlos Muñoz de Oliveira
Designado pelo Governo  - 22/07/2024
Nota biográfica
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
06/23 – Board Education Member, Apple Education, Consultor da iStrategy
09/24 – 2008-2016 - Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE)
2012 – Membro da Academia de Marinha
2006 – Vice-presidente, Confederação Nacional da Educação e Formacão (CNEF)
1994-2023 - Administrador, Colégio de S. João de Brito (Companhia de Jesus
2007 - Vive- Ecónomo da Provincial Portuguesa da Companhia de Jesus
2006-2023 - Vice-presidente, Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP)
2003-2016 - Vice-Presidente da Direção, Fórum para a Liberdade de Educação
2009-2015 - Membro fundador e da Comissão Instaladora, Colégio Pedro Arrupe
2006/2017 - Docente convidado, Mestrado de Administração e Gestão Escolar, Universidade Católica Portuguesa
1996-2008 - Membro da Direção, Centro de Estudos dos Povos e Cultura de Expressão Portuguesa - Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP)
1993-1994 - Image Manager, Nissan, Entreposto Comercial
1990-1993 - Regional Manager da Peninsula Ibérica, Porsche Ibérica
1988-1990 - Adjunto da Direção Comercial e Marketing, Honda Automóvel de Portugal
1987 - Assistente RFM, Rádio Renascença

EDUCAÇÃO
PhD em Administração e Gestão Escolar – Instituto de Educação, Universidade Católica Portuguesa (não terminado)
Mestrado em Administração e Gestão Escolar – Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa
Licenciatura em Economia – Universidade Lusófuna (não terminada)
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos - ISG/UL

ENSINO PÓS-GRADUADO
Programa Avançado em Estudos do Mar - Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa. Tendo ganho o Prémio Bartolomeu Dias em Estudos do Mar.
Pós-Graduação em Gestão - Universidade Católica Portuguesa – PAGE 8ª Edição
Curso de Especialização em Liderança e Dimensões Educativas das Escolas, Universidade de Salamanca

VOLUNTARIADO
2023 – Voluntário de Cuidados Paliativos, Hospital da Luz
2014 – Assistente de Direção e responsável de patrocínios, Academia do Johnson
2012 – 2014 Coordenador do grupo “Mar Pedagógico”, Fórum Empresarial da Economia do Mar
1990-1994 Diretor de Campo de férias e monitor de atividades, Campinácios
1982-1992 Membro fundador, diretor de Campo de férias e monitor de atividades, CAMTIL

OUTROS INTERESSES
Artigos: Autor de vários artigos no jornal Observador, Revista do Mar, Revista do CEPCEP (UCP) e Revista Brotéria
Orientador da Escolas de Quadros do CDS - PP
Desporto: Pratiquei Vela, Golf, Voleibol, Hipismo, Bilhar.

João Luís Serrenho Frazão Couvaneiro

João Luís Serrenho Frazão Couvaneiro
Designado pela Assembleia da República (Grupo Parlamentar do PS)
Nota biográfica

Tem doutoramento com uma tese sobre História do Ensino Superior, Mestrado em História Contemporânea, licenciatura em História e formação para o ensino da história, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É autor de capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

Lecciona no ensino superior desde 1996, sobretudo em cursos de formação de professores e educadores. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget.  Nessa instituição, em momentos diferentes, dirigiu o Conselho Técnico-Científico, Conselho Pedagógico e Conselho Consultivo da Direção. Colaborou com a Universidade Aberta e com a UniPiaget (Angola). Foi professor no Mestrado de Formação de Professores de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou a Comissão Científica. É professor do Instituto Universitário Egas Moniz, onde assume responsabilidades nas áreas da Inovação Pedagógica e do e-Learning. Foi ainda professor do ensino básico e secundário.

Tem sido consultor em numerosos estabelecimentos de ensino, nas áreas da inovação educacional, pedagogias ativas e integração das tecnologias nos processos de aprendizagem. Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box, que pretende contribuir para a transformação das práticas pedagógicas e info-inclusão de escolas em contextos remotos. Pelo seu trabalho no domínio da inovação educacional, em 2015, foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2017 foi um dos finalistas nomeados para a edição mundial do Global Teacher Prize.

Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi vogal do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Almada, onde assumiu responsabilidades, entre outros, no pelouro da educação.

João Miguel Sanches Machado

João Miguel Sanches Machado
Representante do Conselho Nacional da Juventude - 27/02/2024
Nota biográfica

É licenciado e mestrando em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), e trabalha como Gestor de Projetos Internacionais.

É tesoureiro do Conselho Nacional de Juventude, sendo que é responsável pelas áreas da Educação e Desporto. Exerceu diversas funções no associativismo estudantil, tais como Presidente da Federação Académica de Lisboa em 2022, Presidente da Associação de Estudantes do ISCSP, entre 2019 e 2021, entre outras. Foi entre 2022 e 2024 Vice-Presidente do Conselho de Escola do ISCSP e entre 2020 e 2022 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da mesma Instituição. Participou em diversas conferências e painéis subordinados às diferentes áreas do Ensino Superior como orador.

João Paulo Ramos Duarte Mineiro

João Paulo Ramos Duarte Mineiro
Designado pelos Estabelecimentos Públicos de Ensino Não Superior
mandatos:
23/02/2022 -
Nota biográfica

Diploma de Estudos Avançados no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca em Educação de Pessoas Adultas.

Master of Education in Supervision, pela University of Nottingham.

Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Évora.

Curso de Formação Especializada - Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa.

Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo INA.

Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua no domínio da Avaliação, Supervisão Pedagógica, Relação Pedagógica e Educação para a Cidadania.

Exercício de funções de Administração e Gestão na qualidade de Diretor, enquanto órgão unipessoal e de Presidente, enquanto órgão colegial desde 1994 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras-Covilhã.

Membro do Conselho das Escolas.

Representante da Educação no Núcleo Executivo do CLAS – Covilhã (2006-2022).

Membro do Conselho Consultivo Externo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Membro do Conselho da Biblioteca da UBI - Universidade da Beira Interior.

Prémio de Mérito Liderança – 2008 - Ministério da Educação.

Prémio de Escola – Louvor Individual Ministério da Educação- 2013.

Vice-Presidente do Conselho das Escolas (2008-2010).

Membro do Conselho das Escolas (2014-2018).

Representante da Educação no Núcleo Executivo do RSI – Covilhã (2006-2010).

Representante da Educação no Núcleo Local de Inserção - Covilhã (2011-2013).

Membro da “ANEIS - Delegação da Covilhã” (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).

Coautor das publicações: “Escolas de Futuro-130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas” Para diretores, professores e pais- Porto Editora (2009) e “Manual para Jovens Empreendedores- comportamentos e competências” (2014).

Participação em várias reuniões da OCDE no âmbito da Educação.

Participação no Internacional Visitor Leadership Program on ”U.S.Education System”-(2010)

Publicação de artigos no âmbito da Educação em revistas Pedagógico - Científicas.

Membro de diversos grupos de trabalho constituídos pelo Ministério da Educação (Serviços Centrais e Regionais).

Joel André Azoia Rodrigues

Joel André Azoia Rodrigues
Designado pelas Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico - 

17/01/2022
Nota biográfica

Estudante de Licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, é atualmente presidente da Direção da Associação de Estudantes da mesma Escola e Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP).

Durante o seu percurso académico tem representado os estudantes nos mais diversos órgãos do Politécnico de Leiria e da sua escola, como exemplo: o Conselho Geral, Conselho de Ação Social, ou Conselho Pedagógico, enquanto concilia com a sua atividade profissional.

Preocupado com os assuntos da atualidade, e com finalidade de formar a sua opinião pessoal, consome avidamente jornais, artigos de opinião e noticias nos mais variados meios de comunicação. Idealiza a mudança do Mundo para melhor através da força irreverente da juventude, alicerçados nos valores do associativismo, em particular do estudantil.

Jorge Osvaldo Dias Santos Gonçalves

Jorge Osvaldo Dias Santos Gonçalves
Designado pela Assembleia da República (Grupo Parlamentar do PCP)
Nota biográfica

Professor do Ensino Básico e Secundário. Colaborador do Centro de Investigação em Educação do ISPA - Instituto Universitário.

Licenciado em Ensino da Física e da Química - variante de Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Psicologia Educacional e Doutorado em Psicologia, pelo ISPA- Instituto Universitário. Pós-doutoramento em Educação – Didática das Ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi colaborador da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação do ISPA. Tem vários trabalhos publicados em congressos e revistas científicas, com predomínio na área da metacognição e ensino das ciências (Ciência ID:D312-3064-9CEE).

Foi Dirigente da Associação “Os Pioneiros de Portugal”. Foi dirigente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, membro das Comissões Pedagógicas do Departamento de Química e do Departamento de Educação, membro da Assembleia de Representantes e do Conselho Pedagógico da FCUL.

Foi eleito na Assembleia de Freguesia de Amora. Exerceu as funções de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Seixal. Foi eleito na Assembleia Municipal do Seixal. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal. Foi membro do Conselho Fiscal e do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Foi membro do Conselho Geral do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Professores.

Membro da Comissão Sindical.

É atualmente professor e Presidente do Conselho Geral no Agrupamento de Escolas Nun'Álvares.

José António Ribeiro de Carvalho

José António Ribeiro de Carvalho
Designado pela Assembleia da República (Grupo Parlamentar do CH)
Nota biográfica

Habilitações Académicas/Formação
Licenciatura em Ciências Históricas, Ramo Educacional (2004)

Mestrado em História Contemporânea, com a dissertação: «Jesuítas nas Vésperas da I República: o Novo Mensageiro do Coração de Jesus (1881-1910) e a sociedade Portuguesa», trabalho vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá (2007)

Pós-graduado em Educação Especial, domínios cognitivo e motor


Situação profissional
Estágio Pedagógico na Escola Napoleão Sousa Marques (Trofa)
Professor contratado até ao ano lectivo de 2016-17, tendo passado pelo ensino público e cooperativo/profissional, na Região Autónoma dos Açores e em Portugal continental

Coordenador dos Directores de Turma

Coordenador de Departamento

Membro do Conselho Pedagógico
Professor do Quadro de Escola desde 2017-18


Outras situações


Professor e Investigador de História associado do Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão (Santarém)

Vencedor do Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida (2004)

Vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá (2007)

Autor de vários livros sobre História Contemporânea, destacando-se: 

«Pio XII o Papa Amigo do Portugal de Salazar» (LeYa, 2022), «Bento XVI e(m) Portugal» (Farol, 2021); «Sidónio Paes Herói e Mártir da República» (Fronteira do Caos, 2017); «Fátima 1917-2017» (Scribe, 2017);  «João Paulo II em Portugal» (Lucerna, 2014); «Salazar e Paulo VI» (Zebra, 2013); 

José Luís Diogo de Azevedo Presa

José Luís Diogo de Azevedo Presa
Designado pela Associação Nacional de Escolas Profissionais
Nota biográfica
DATA DE NASCIMENTO: 3 de Janeiro de 1948
NATURALIDADE: Vila Praia de Âncora

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
Frequência do Curso de Direito (1972-1974)
Licenciatura em Relações Internacionais – Culturais e Políticas (1994)
Pós-Graduação na UM – Curso de Especialização Organização e Avaliação da Formação (1998-1999)
DESS – Diploma de Estudos Superiores Especializados em Organização e Avaliação da Formação UMF Grenoble (1999-2000)

ACTIVIDADES PROFISSIONAIS E POLÍTICAS
Professor no Colégio de Nª Senhora da Assunção – V. P. Âncora (1973-1975)
Técnico Bancário em funções de enquadramento – BP&SM (1974-1983)
Deputado na Assembleia da República III Legislatura (1983-1985)
Vice-Presidente da Câmara de Caminha (1985-1994)
Director da ETAP – Escola Profissional – Viana do Castelo (1994-     )

ACTIVIDADES EQUIPARADAS À DOCÊNCIA
Director Pedagógico da ETAP - Escola Profissional (1993-1996)

ACTIVIDADE SINDICAL
Membro do Conselho Geral do Sindicato dos Bancários do Norte (1981-1983)

MEMBRO/PARTICIPAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Conselho Consultivo do CRSSS de Viana do Castelo (1980-1982)
Membro do Conselho Consultivo da RTAM – (1979-1982)
Membro do Conselho Nacional da Qualidade (1998-2003)
Membro Conselho Nacional de Educação (1995-     )
Membro do Conselho Geral da ANQ (2010-     )

ACTIVIDADE JORNALÍSTICA
Director do Jornal regional "TERRA E MAR" (1992-     )
Participação em diversas publicações e revistas

ACTIVIDADE ASSOCIATIVA
Membro do Conselho Nacional da UIPSS - União das Instituições Particulares de Solidariedade Social - Porto (1980-1981)
Membro da Comissão Instaladora da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais (1990)
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANESPO (1998-2001);
Presidente-Adjunto da Direção da ANESPO (2001-2005)
Presidente da Direção da ANESPO (2005-     )
Vice-Presidente da MAG da Associação dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora (1974-2000)
Presidente da MAG Geral dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora (2001-     )
Presidente da Direção do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora (1982-     )
Presidente do Conselho Fiscal da Academia de Música Fernandes Fão (1989-1999)
Presidente da MAG da AMFF (2000-     )
Presidente da Direção da COOPETAPE (1999-    )
Presidente da Direção da ADVAC (1987-     )
Presidente da Direção da Associação de Amizade e Cooperação das Comunidades Geminadas com Caminha (1988-     )

CONGRESSOS E CONFERÊNCIAS
Participação em vários Congressos, Conferências e Seminários subordinados aos mais diversos temas


PUBLICAÇÕES
Participação em vários jornais e revistas
Estudo Monográfico: "A formação Contínua em França e Portugal"

José Manuel da Luz Cordeiro

José Manuel da Luz Cordeiro
Designado pelas Organizações Sindicais ( UGT)
17/09/2018
Nota biográfica

Data de Nascimento: 24-11-1961

Naturalidade: Salvador - Penamacor

Habilitações Académicas:

-  Doutorando em Filosofia Moral e Política, FCSH-UNL

- Mestre em História Cultural e Política, (1990), FCSH-UNL

- Licenciado em Filosofia (Variante História das Ideias) FCSH-UNL

 

Atividade Profissional: Exerceu funções como:

Gestor de Programas na OIT-Organização Internacional do Trabalho-Lisboa;

- Assessor/Técnico Especialista do Secretário de Estado do Emprego nos XIXº e XXº Governos Constitucionais;

- Investigador do Seminário Livre de História das Ideias.

- Docente Convidado de Filosofia da Ciência, no Instituto Superior de Informática de Gestão;

- Docente do Grupo de Filosofia na E.S. Eça de Queiroz/Lisboa; 

Atividade Social e Política e Sindical :

- Conferência Internacional do Trabalho da OIT/ONU-Genebra;

- Comité da Livre Circulação de Trabalhadores/UE;

- Conselho de Administração do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP);

- Comité Europeu de Segurança e Saúde no Trabalho/UE;

- Conselho para as Migrações/ACM;  

- CICDR-Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial;

- CNE-Conselho Nacional da Educação;

- Conselho de Administração do IEFP;

- Conselho Geral do INATEL;

- Centro de Relações Laborais,

- Comissão Permanente da Concertação Social;

Funções sindicais atuais:

- Secretário-Geral Adjunto da UGT-União Geral de Trabalhadores;

Bibliografia:

-"Filosofia e Política da Educação em João Crisóstomo do Couto e Melo (1778-1838)", Lisboa 2002 (ed.policopiada)

- “Da constante rectificação mental : III Série da Nação Portuguesa (1924-1926)”, Promontoria-, 2011

- “Integralismo Lusitano: Filosofia e Política de acção também regional e local.”, Promontoria-, 2009/2010

- “Nação Portuguesa 1914-1916 – Que Integralismo Lusitano?” Revista Cultura-Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 26/2009, II Série.

- "Integralismo, Nacionalismo ou Integrismo Lusitano?", in Revista Portuguesa de Ciência Política, Observatório Político, 2011

- “O Movimento sindical e a complexidade do fenómeno Migratório”- 2008, Observatório da Imigração, nº 2, 2008

Laura Rodrigues

Laura Rodrigues
Designada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)
Nota biográfica

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

Luís Alberto Ribeiro

Luís Alberto Ribeiro
Designado pelas Associações Pedagógicas - 
02/07/2021
Nota biográfica

Luís Alberto Ribeiro, 58 anos, é licenciado em educação pré-escolar, possuindo duas pós-graduações em Administração Escolar.

Entre 1988 e 1996, na Direcção Regional de Educação do Alentejo, entre outros projectos, coordenou a Equipa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, foi representante na Comissão Nacional de Acompanhamento e Expansão da Oferta de Educação Pré-Escolar no Ministério da Educação, integrou a equipa que acompanhou as experiências pedagógica de construção de territórios educativos, bem como a equipa que acompanhou o novo modelo de gestão (Decreto-Lei nº 172/91), que deram origem aos atuais agrupamentos de escolas.

Entre 2002 e 2012 foi Diretor do Agrupamento Vertical de Portel, o único grupo no Alentejo a integrar a experiência piloto de avaliação externa de escolas e a celebrar um Contrato de Autonomia.

Em 2009, por nomeação da Ministra da Educação, integrou o Conselho Científico de Avaliação de Professores (CCAP), onde permaneceu até à sua extinção.

Entre 1997 e 2007 integrou a Assembleia de Freguesia do Bacelo (Évora), órgão do qual foi presidente.

É, desde 1990, membro da Comissão Diretiva do Sindicato Democrático dos Professores do Sul e, desde 1999, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Social de Idosos de Oriola (IPSS).

É sócio fundador do Fórum Português de Administração Educacional.

Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem apresentado comunicações a convite de entidades nacionais e internacionais.

É, desde 2016, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância, diretor da publicação quadrimestral “Cadernos de Educação de Infância”, membro do conselho editorial da revista “Children in Europe Today”, integrando, ainda, vários projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação de infância.

Desde 2021, em representação da APEI, passou a integrar o Conselho Nacional de Educação.

Manuel António Carvalho Gomes

Manuel António Carvalho Gomes
Em representação do Instituto de Avaliação Educativa, I.P IAVE,I.P. -
 29/04/2019
Nota biográfica

Doutorado em Ensino da Geografia com a Dissertação Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto da Década: Discursos e práticas no Ensino Básico. Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (2012).

Fez um Estágio de investigação para doutoramento na Universidade de Kingston, Londres (2007).

Programa de formação em gestão pública FORGEP. INA, Lisboa (2016-17)

Atualmente é Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (2019-…)

Foi Diretor de Serviços da Direção de Serviços de Formação e Supervisão, no IAVE, entre 2016 e 2018.).

Ministrou mais de 100 ações e mais de 1700 horas no âmbito da formação contínua de professores.

Participou em vários projetos nacionais e internacionais no domínio da educação, destacando-se: i) Cidadania e Sustentabilidades para o séc. XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores, promovido pelo Conselho Nacional de Educação e cofinanciado pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento; ii) Projeto POSSE (Prevenção Oncológica na Escola: Um desafio Europeu para 2000), financiado pelo Programa SOCRATES.

Assessor no Conselho Nacional de Educação (CNE) (2009-2013).

Professor requisitado na Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) (2004-2005).

Professor requisitado no Departamento da Educação Básica (2003-2004).

Representou o Ministério da Educação nos Grupos de Peritos da Direção Geral SANCO (Saúde e Consumo) e da Direção Geral AMBIENTE, da Comissão Europeia (1997-2003).

Professor requisitado no Instituto de Inovação Educacional (IIE) (1997-2003).

Tem mais e 100 participações em reuniões científicas, conferências, seminários.

É autor ou coautor em 63 publicações.

Tem várias participações em comissões científicas.

Manuel Carlos Lopes Porto

Academia das Ciências de Lisboa (ACL) -
23/01/2020
Nota biográfica

Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e M.Phil em Economia pela Universidade de Oxford. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, do Conselho Nacional do Plano, do Conselho Nacional de Educação e da Assembleia Geral da Caixa Geral dos Depósitos, bem como Deputado ao Parlamento Europeu e Presidente Mundial das European Community Studies Associations. Participou em projetos do Banco Mundial, da OCDE, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. É Professor Catedrático da FDUC e da Universidade Lusíada (onde é Director do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais, CEJEA), sendo também Professor em Macau, na Universidade e no Instituto de Estudos Europeus. É ainda membro do Conselho Universitário da Acção Jean Monnet, Director da Associação de Estudos Europeus (AEEC) da FDUC   e da respetiva revista, Presidente da AREP (Associação de Estudos Europeus nacional), Secretário Geral da Academia das Ciências de Lisboa e Consultor da SRS- Advogados. É autor de uma vasta bibliografia, designadamente nas áreas do Comércio Internacional, do Desenvolvimento e das Finanças Públicas, com várias edições de lições de Economia e de Teoria da Integração e Políticas da União Europeia (com edições em inglês e em chinês).

Margarida Gaspar de Matos

Margarida Gaspar de Matos
Designada pelo Governo - 22/07/2024
Nota biográfica

Psicóloga Clínica e da Saúde. Professora Catedrática da Universidade de Lisboa (UL) com Agregação em Saúde Internacional. Professora Catedrática Convidada da Universidade Católica. Membro sénior do G2 – Supportive Environments Group do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Investigadora integrada do Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W) da Universidade Católica Portuguesa. Membro fundador do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS). Membro do Steering Committee of EUPHA/CAPH (European Public Health Association/Child and Adolescent Public Health, 2017- 2023). Membro do Conselho Científico do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). Membro da Comissão de Acompanhamento do APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion do ISPA. Coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais, no âmbito da promoção da saúde das crianças e jovens. Integra a equipa de coordenação da rede internacional do Estudo Health Behaviour in School-Aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS), onde coordena o Grupo Planetary Health. Coordenadora Científica do Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Publicou mais de 700 artigos em revistas especializadas.

 

  •  ResearcherID – H = 58  Cit 16 607
  •  Publons – H = 40  Cit 5781
  •  Scopus – H = 41  Cit 6498
  •  Google scholar – H 80  Cit 25 916

Maria Alexandra dos Santos Freire

Designado pelas Organizações Patronais - Confederação da Indústria Portuguesa
08/05/2025
 
Nota biográfica

(Nota biográfica em breve)

Maria Assunção Flores

Maria Assunção Flores
Cooptada pelo CNE
Nota biográfica

Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorada em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido e visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Licenciada em Ensino de Português-Francês, mestre em Educação e agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Tem lecionado em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, com destaque para as áreas do currículo e da avaliação, da prática profissional, da formação de professores, da avaliação e desenvolvimento profissional, da metodologia de investigação em educação, entre outras. Atualmente é Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e presidente do Special Interest Group “As vidas dos professores”, da American Educational Research Association. É ainda membro da direção da rede Teacher Education Policy in Europe (TEPE) e do International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED). É autora e coautora de mais de 250 publicações nas áreas da formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Membro de várias associações científicas internacionais. Diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e codiretora da European Journal of Teacher Education. Coeditora da coleção Palgrave Studies in Leading and Learning in Teacher Education e Key Issues in Teacher Education: Policy, Research and Practice. Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (2013-2019), tendo ainda presidido à direção do International Council on Education for Teaching (2011-2015) e ao Special Interest Group “A indução dos professores”, da American Educational Research Association (2020-2022). Coordenadora e membro fundador da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos) (2016-2022). Coordenou vários projetos de investigação: “Os professores e o exercício da liderança”; “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” e “Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos”, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação ICET (International Council on Education for Teaching), na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2021, foi reconhecida na terceira edição do livro “Mulheres na Ciência”, publicado pela agência nacional Ciência Viva, que destaca as mulheres mais influentes no panorama da Ciência em Portugal. Também em 2021, foi considerada uma das cientistas mais influentes do mundo (“World’s Top 2% Scientists 2021”) segundo um estudo da Elsevier e da Universidade de Stanford (EUA).

Maria Marques Calado de Albuquerque Gomes

Maria Marques Calado de Albuquerque Gomes
Designada pelas Fundações e Associações Culturais - Centro Nacional de Cultura - 
06/07/2015
Nota biográfica
Nascida em 1948, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, obteve a pós-graduação em Museologia (Curso de Conservador de Museus e Palácios) e doutorou-se em Arquitectura (especialidade de História e Teoria da Arquitectura) na Universidade Técnica de Lisboa com a tese intitulada “A Cultura Arquitectónica em Portugal 1880-1920. Tradição e inovação”. É docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde coordena a área científica de História e Teoria e dirige o mesmo departamento.
 
Desenvolve investigação nos domínios da arquitectura e urbanismo, museologia, história e património cultural e é autora de obras publicadas sobre as referidas matérias. Colaborou em trabalhos distinguidos, entre quais se destaca o Premio José de Figueiredo 2008 conferido pela Academia Nacional de Belas Artes, o Prémio Internacional Inácio de Lecea 2007/2008, conferido pelo Public Art and Urban Design Observatory da Universitat de Barcelona.

Colaborou em planos de salvaguarda de centros e áreas históricas e projectos de reabilitação e valorização urbana, com destaque para a Carta do Património de Lisboa. Coordenou as Jornadas Europeias do Património do Conselho da Europa em 2002 e 2003 e dirigiu o Laboratório de Valorização do Património da FAUTL entre 2004 e 2009.