Data de Nascimento: 24-11-1961
Naturalidade: Salvador - Penamacor
Habilitações Académicas:
- Doutorando em Filosofia Moral e Política, FCSH-UNL
- Mestre em História Cultural e Política, (1990), FCSH-UNL
- Licenciado em Filosofia (Variante História das Ideias) FCSH-UNL
Atividade Profissional: Exerceu funções como:
- Gestor de Programas na OIT-Organização Internacional do Trabalho-Lisboa;
- Assessor/Técnico Especialista do Secretário de Estado do Emprego nos XIXº e XXº Governos Constitucionais;
- Investigador do Seminário Livre de História das Ideias.
- Docente Convidado de Filosofia da Ciência, no Instituto Superior de Informática de Gestão;
- Docente do Grupo de Filosofia na E.S. Eça de Queiroz/Lisboa;
Atividade Social e Política e Sindical :
- Conferência Internacional do Trabalho da OIT/ONU-Genebra;
- Comité da Livre Circulação de Trabalhadores/UE;
- Conselho de Administração do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP);
- Comité Europeu de Segurança e Saúde no Trabalho/UE;
- Conselho para as Migrações/ACM;
- CICDR-Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial;
- CNE-Conselho Nacional da Educação;
- Conselho de Administração do IEFP;
- Conselho Geral do INATEL;
- Centro de Relações Laborais,
- Comissão Permanente da Concertação Social;
Funções sindicais atuais:
- Secretário-Geral Adjunto da UGT-União Geral de Trabalhadores;
Bibliografia:
-"Filosofia e Política da Educação em João Crisóstomo do Couto e Melo (1778-1838)", Lisboa 2002 (ed.policopiada)
- “Da constante rectificação mental : III Série da Nação Portuguesa (1924-1926)”, Promontoria-, 2011
- “Integralismo Lusitano: Filosofia e Política de acção também regional e local.”, Promontoria-, 2009/2010
- “Nação Portuguesa 1914-1916 – Que Integralismo Lusitano?” Revista Cultura-Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 26/2009, II Série.
- "Integralismo, Nacionalismo ou Integrismo Lusitano?", in Revista Portuguesa de Ciência Política, Observatório Político, 2011
- “O Movimento sindical e a complexidade do fenómeno Migratório”- 2008, Observatório da Imigração, nº 2, 2008
Habilitações académicas:
2005: Pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.
1999: Licenciatura em Direito pela Universidade Lusófona.
Experiência profissional:
Março de 2020 à data – Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações
Agosto de 2017 a fevereiro de 2020: Diretor do Centro Educativo da Bela Vista - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Fevereiro de 2010 a agosto de 2017: Coordenador do Centro Educativo Navarro de Paiva - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Janeiro de 2009 a fevereiro de 2010: Técnico superior de Reinserção Profissional - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Junho de 2007 a janeiro de 2009 - Supervisor de Unidade do Centro Educativo de Reinserção Social.
Março de 2000 a junho de 2007 - Técnico profissional de Reinserção Social do Centro Educativo Navarro de Paiva - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Outubro de 1999 a março de 2000 - Auxiliar técnico de educação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Experiência associativa/federativa:
Presidente da Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra.
Vice-presidente da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay-Thai.
Participações relevantes:
Membro Conselheiro no Conselho para as Migrações.
Membro Conselheiro na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Treinador da equipa técnica da Seleção Nacional de Kickboxing.
Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.
Luís Alberto Ribeiro, 58 anos, é licenciado em educação pré-escolar, possuindo duas pós-graduações em Administração Escolar.
Entre 1988 e 1996, na Direcção Regional de Educação do Alentejo, entre outros projectos, coordenou a Equipa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, foi representante na Comissão Nacional de Acompanhamento e Expansão da Oferta de Educação Pré-Escolar no Ministério da Educação, integrou a equipa que acompanhou as experiências pedagógica de construção de territórios educativos, bem como a equipa que acompanhou o novo modelo de gestão (Decreto-Lei nº 172/91), que deram origem aos atuais agrupamentos de escolas.
Entre 2002 e 2012 foi Diretor do Agrupamento Vertical de Portel, o único grupo no Alentejo a integrar a experiência piloto de avaliação externa de escolas e a celebrar um Contrato de Autonomia.
Em 2009, por nomeação da Ministra da Educação, integrou o Conselho Científico de Avaliação de Professores (CCAP), onde permaneceu até à sua extinção.
Entre 1997 e 2007 integrou a Assembleia de Freguesia do Bacelo (Évora), órgão do qual foi presidente.
É, desde 1990, membro da Comissão Diretiva do Sindicato Democrático dos Professores do Sul e, desde 1999, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Social de Idosos de Oriola (IPSS).
É sócio fundador do Fórum Português de Administração Educacional.
Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem apresentado comunicações a convite de entidades nacionais e internacionais.
É, desde 2016, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância, diretor da publicação quadrimestral “Cadernos de Educação de Infância”, membro do conselho editorial da revista “Children in Europe Today”, integrando, ainda, vários projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação de infância.
Desde 2021, em representação da APEI, passou a integrar o Conselho Nacional de Educação.
Doutorado em Ensino da Geografia com a Dissertação Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto da Década: Discursos e práticas no Ensino Básico. Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (2012).
Fez um Estágio de investigação para doutoramento na Universidade de Kingston, Londres (2007).
Programa de formação em gestão pública FORGEP. INA, Lisboa (2016-17)
Atualmente é Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (2019-…)
Foi Diretor de Serviços da Direção de Serviços de Formação e Supervisão, no IAVE, entre 2016 e 2018.).
Ministrou mais de 100 ações e mais de 1700 horas no âmbito da formação contínua de professores.
Participou em vários projetos nacionais e internacionais no domínio da educação, destacando-se: i) Cidadania e Sustentabilidades para o séc. XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores, promovido pelo Conselho Nacional de Educação e cofinanciado pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento; ii) Projeto POSSE (Prevenção Oncológica na Escola: Um desafio Europeu para 2000), financiado pelo Programa SOCRATES.
Assessor no Conselho Nacional de Educação (CNE) (2009-2013).
Professor requisitado na Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) (2004-2005).
Professor requisitado no Departamento da Educação Básica (2003-2004).
Representou o Ministério da Educação nos Grupos de Peritos da Direção Geral SANCO (Saúde e Consumo) e da Direção Geral AMBIENTE, da Comissão Europeia (1997-2003).
Professor requisitado no Instituto de Inovação Educacional (IIE) (1997-2003).
Tem mais e 100 participações em reuniões científicas, conferências, seminários.
É autor ou coautor em 63 publicações.
Tem várias participações em comissões científicas.
Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e M.Phil em Economia pela Universidade de Oxford. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, do Conselho Nacional do Plano, do Conselho Nacional de Educação e da Assembleia Geral da Caixa Geral dos Depósitos, bem como Deputado ao Parlamento Europeu e Presidente Mundial das European Community Studies Associations. Participou em projetos do Banco Mundial, da OCDE, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. É Professor Catedrático da FDUC e da Universidade Lusíada (onde é Director do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais, CEJEA), sendo também Professor em Macau, na Universidade e no Instituto de Estudos Europeus. É ainda membro do Conselho Universitário da Acção Jean Monnet, Director da Associação de Estudos Europeus (AEEC) da FDUC e da respetiva revista, Presidente da AREP (Associação de Estudos Europeus nacional), Secretário Geral da Academia das Ciências de Lisboa e Consultor da SRS- Advogados. É autor de uma vasta bibliografia, designadamente nas áreas do Comércio Internacional, do Desenvolvimento e das Finanças Públicas, com várias edições de lições de Economia e de Teoria da Integração e Políticas da União Europeia (com edições em inglês e em chinês).
Psicóloga Clínica e da Saúde. Professora Catedrática da Universidade de Lisboa (UL) com Agregação em Saúde Internacional. Professora Catedrática Convidada da Universidade Católica. Membro sénior do G2 – Supportive Environments Group do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Investigadora integrada do Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W) da Universidade Católica Portuguesa. Membro fundador do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS). Membro do Steering Committee of EUPHA/CAPH (European Public Health Association/Child and Adolescent Public Health, 2017- 2023). Membro do Conselho Científico do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). Membro da Comissão de Acompanhamento do APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion do ISPA. Coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais, no âmbito da promoção da saúde das crianças e jovens. Integra a equipa de coordenação da rede internacional do Estudo Health Behaviour in School-Aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS), onde coordena o Grupo Planetary Health. Coordenadora Científica do Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Publicou mais de 700 artigos em revistas especializadas.
Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorada em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido e visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Licenciada em Ensino de Português-Francês, mestre em Educação e agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Tem lecionado em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, com destaque para as áreas do currículo e da avaliação, da prática profissional, da formação de professores, da avaliação e desenvolvimento profissional, da metodologia de investigação em educação, entre outras. Atualmente é Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e presidente do Special Interest Group “As vidas dos professores”, da American Educational Research Association. É ainda membro da direção da rede Teacher Education Policy in Europe (TEPE) e do International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED). É autora e coautora de mais de 250 publicações nas áreas da formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Membro de várias associações científicas internacionais. Diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e codiretora da European Journal of Teacher Education. Coeditora da coleção Palgrave Studies in Leading and Learning in Teacher Education e Key Issues in Teacher Education: Policy, Research and Practice. Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (2013-2019), tendo ainda presidido à direção do International Council on Education for Teaching (2011-2015) e ao Special Interest Group “A indução dos professores”, da American Educational Research Association (2020-2022). Coordenadora e membro fundador da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos) (2016-2022). Coordenou vários projetos de investigação: “Os professores e o exercício da liderança”; “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” e “Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos”, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação ICET (International Council on Education for Teaching), na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2021, foi reconhecida na terceira edição do livro “Mulheres na Ciência”, publicado pela agência nacional Ciência Viva, que destaca as mulheres mais influentes no panorama da Ciência em Portugal. Também em 2021, foi considerada uma das cientistas mais influentes do mundo (“World’s Top 2% Scientists 2021”) segundo um estudo da Elsevier e da Universidade de Stanford (EUA).
Habilitações Académicas
Outras Habilitações
Experiência profissional
Outras informações
Licenciatura em Geologia (Ensino de) pela Universidade de Coimbra em 1993.
Mestrado em ensino da Geologia e Biologia pela Universidade de Aveiro em 2001.
Curso de Formação Especializada em Administração Escolar pela Universidade de Coimbra em 2009.
Vice-Presidente do Conselho Executivo entre 2001 e 2007.
Presidente do Conselho Executivo – 2007 a 2009
Diretor – desde 2009 e em efetividade de funções.
Presidente do Conselho Pedagógico – desde 2007.
Presidente do Conselho Administrativo – desde 2007.
Formador de Diretores no domínio da liderança.
Artigo publicado em revista da Educação, em parceria com Doutora Margarida Mano e Dra. Patrícia Neves, Universidade de Coimbra: Modelo de monitorização e avaliação numa Escola - Uma reflexão sobre o processo de melhoria contínua no Agrupamento Vertical das Escolas de Cristelo.
Orador em diferentes seminários, incluindo várias propostas pela DGE e IGEC, como por exemplo:
Colaboração como docente no curso de pós-graduação Formação Especializada em Administração e Organização Escolar, da Escola Superior de Educação de Coimbra, na unidade curricular Liderança, Comunicação e Gestão de Equipas Educativas, nos anos letivos 2023/2024 e 2024/2025.
Matilde Gouveia Rocha, representante do Partido Iniciativa Liberal na Comissão Nacional de Educação.
Licenciada em Design de Comunicação pela Universidade do Porto, profissionalizada em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Católica e, pós-Graduada em Gestão Financeira pela Católica Porto Business School. Frequentou o Mestrado em Design e Marketing na Universidade do Minho, que abandonou para se dedicar à Administração e Gestão Escolar.
Atualmente é Diretora do Grupo de formação GUDI, composto pela Gudi, Escola Artística fundada em 1972 e pela Escola de Moda do Porto que ajudou a fundar em 2000.
Desde 2014 é responsável pela elaboração, implementação e execução de projetos de financiamento ao Programa Operacional Capital Humano, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Programa Operacional de Assistência Técnica e, mais atualmente ao Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente na componente 6. Qualificações e Competências.
Entre 2006 e 2010 foi Diretora de Curso e, responsável pelo processo de autorização de funcionamento da variante Design de Moda do Curso Superior de Design da Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. Foi docente das disciplinas de Desenho e CAD da Licenciatura em Design, variante Design de Moda e, docente da unidade curricular de Correntes Contemporâneas na Pós-Graduação em Fashion Design.
Entre 2009 e 2014 exerceu funções de Diretora Pedagógica da Escola de Moda do Porto.
Em 2009 colaborou com o Ministério da Educação - ANQEP na organização curricular do Ensino Profissional na área de formação 542.
Em 1998 inicia a sua carreira docente em que leciona as disciplinas de História da Arte e Design.
Nuno Biscaya nasceu em Lisboa, no dia 29 de julho de 1974, e é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
Atualmente, exerce o cargo de Diretor-adjunto do Departamento dos Assuntos Jurídicos e Sócio-Laborais da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, onde acompanha os desenvolvimentos políticos e técnicos relativos aos assuntos sócio-laborais, a nível nacional, europeu e internacional.
Doutorada em Sociologia, é Professora Associada com Agregação do Iscte, onde leciona desde 1993. Atualmente integra o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e do Laboratório Associado Sociodigital Lab for Public Policies.
As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos, parte dos quais projetos orientados para a análise, implementação e avaliação de políticas públicas. É autora e coautora de perto de uma centena de publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado dezenas de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.
Integrou, durante mais de 20 anos, a direção do CIES-Iscte, foi membro eleito do Conselho Científico do Iscte (entre 2017 e 2020), do qual foi Vice-Presidente (entre 2019 e 2020), membro eleito da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (entre 2019 e 2022) e cocoordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação" do CIES-Iscte (entre 2007 e 2019). Atualmente é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte (desde 2014), coordenadora do Grupo de Investigação "Educação e Ciência” do CIES-Iscte, membro eleito da Comissão Científica do CIES-Iscte, cocoordenadora da linha temática “Digital Transformation” do Sociodigital Lab for Public Policies, membro eleito do Conselho Geral do Iscte e membro do Conselho Superior de Estatística (como representante do CRUP), no âmbito do qual preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Paula Maria Leite Queirós é Doutora em Ciência do Desporto desde 2002, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
É Professora Associada com Agregação na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal, pertencendo à área da Pedagogia do Desporto, onde leciona diferentes unidades curriculares em vários ciclos de estudos nas áreas da Pedagogia do Desporto e da Formação de Professores, sendo também orientadora de Estágio Profissional no curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Membro do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) com participação em equipas de investigação de vários projetos financiados pela FCT.
Diretora de Curso do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Membro do Conselho Científico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Presidente da Comissão Científica e de Acompanhamento do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Membro da Comissão Consultiva ‘Educação Física e Desporto na Escola’ do Comité Olímpico de Portugal (COP)
Membro Perito da Comissão de Avaliação Externa (CAE) nomeada pela A3ES no âmbito da Avaliação/Acreditação de Ciclos de Estudos em Funcionamento
Membro da Comissão Coordenadora do Programa Transversal de Mentoria Universidade do Porto
Tem experiência de orientação de dissertações de Mestrado e de Doutoramento
É autora de diversas publicações nacionais e internacionais participando regularmente em Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais.
Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Professor Catedrático no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, onde foi diretor entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018.
Tem experiência em cargos de direção e gestão departamental, de direção de curso, em comissões científicas, em comissões de avaliação, no Conselho Geral da UA, no Conselho Coordenador de Avaliação de Desempenho da UA, no Conselho da Escola Doutoral da UA e na direção de programas doutorais em consórcio nacional e internacional.
Da sua atividade de investigação resultaram algumas patentes nacionais e internacionais. Para além de ter conquistado o Prémio Científico IBM, em 1993, com um trabalho baseado na sua tese de doutoramento (Estudo e Unificação de uma Classe de Problemas de Amostragem, Interpolação e Extrapolação), colaborou ou foi responsável por diversos projetos de investigação com equipas nacionais e internacionais; desempenhou funções como editor de revistas científicas internacionais, em áreas da engenharia e da matemática; e foi autor ou coautor de trabalhos em diversas áreas, publicados em revistas internacionais de Engenharia Eletrotécnica, Agricultura, Informática, Bioinformática, Matemática, Estatística, Física, Biologia ou Medicina.
O seu programa de ação, enquanto Reitor da Universidade de Aveiro, assenta em sete grandes pilares: valorização dos membros da comunidade académica; aposta na interdisciplinaridade; interligação e capacitação da investigação; aprofundamento da relação entre a UA e a região; reforço na ação social; aposta no desporto e valorização do património da UA.
Natural de Chaves. Nascido a 16 de abril de 1974.
Professor do quadro da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.
Licenciado em Educação Visual, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Mestre em Formação e Comunicação Multimédia, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.
Diretor do Centro de Formação Profissional - CFProf do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) entre 2012 e 2022.
Vice-Secretário-Geral da Federação Nacional da Educação (FNE).
Presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN).
Vice-Presidente da Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) Vice-Presidente da Escola Profissional Agostinho Roseta (AAR).
Secretariado Nacional da União Geral de Trabalhadores (UGT) Membro do Secretariado Permanente da CPLP-SE.
Foi Vice-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.
É Diretor Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e Professor Auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa onde é Vice-Presidente do CEPCEP (centro de estudos da Faculdade de Ciências Humanas). É Presidente do Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. É Chairman do European Council of National Associations of Independent Schools e Vice Presidente da European Federation of Education Employers. É administrador da Ensinus Estudos Superiores, SA, entidade instituidora do ISG – Instituto Superior de Gestão.
Associação Nacional de Municípios Portugueses - ANMP
29/01/2021