As notas biográficas aqui publicadas são da exclusiva responsabilidade dos próprios

António Manuel de Almeida-Dias

António Manuel de Almeida-Dias
Designado pelas associações de ensino particular e cooperativo -
02/07/2021
Nota biográfica

Doutorado em Medicina, área das Ciências Fisiológicas e Farmacológicas, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1993),

PAPCC em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1990),

Licenciado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1985).

 

Presidente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte,

Professor Associado do Instituto Universitário de Ciências da Saúde,

Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Saúde do Norte,

Professor Convidado do Curso de Medicina do ISTM - Instituto Superior Técnico Militar de Angola,

Coordenador científico de 65 Pós-graduações na área da saúde, desde o ano 2000 até a atualidade sendo a mais recente o Executive Master em Gestão e Administração em Saúde (20ª Edição),

Coordenador da Comissão Instaladora do Curso de Medicina da Université Privée de Marrakech, aprovado em setembro de 2018,

 

Presidente da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP)

Presidente da Assembleia Geral da RACS - Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia,

Membro do grupo de trabalho para a adequação dos cursos de Ciências e Tecnologias da Saúde ao processo de Bolonha, em 2007,

Membro da Comissão de Avaliação do Ensino Politécnico Privado do CNAVES, em 2006.

 

Presidente do Conselho de Administração da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Crl,

Presidente do Conselho de Administração da PEA – Projetos Educativos de Angola, S.A. (Benguela - Angola),

Presidente do Conselho de Administração da CESPU Europa, S.A. (Barcelona - Espanha),

Responsável da extensão CESPU do HUBc - Health Universitat Barcelona Campus, (Campus Internacional de Excelência da Universidade de Barcelona), (2012-2016).

 

Foi distinguido, em 2018, com o prémio Serpa Oliva, pela Associação Portuguesa de Podologia. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Lleonard Escachs, pelo Colégio Catalão de Podologia.

 

ORCID iD: 0000-0003-2638-472X

António Neto Mendes

Cooptado pelo CNE

Carla Angélica da Silva Pinto de Sá

Carla Angélica da Silva Pinto de Sá
Designada pelo Governo - 22/07/2024
Nota biográfica

Carla Sá é professora auxiliar do Departamento de Economia da UM e investigadora no NIPE (Núcleo de Investigação em Políticas Económicas) e no CIPES (Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior). Doutorou-se em Economia no Tinbergen Institute/Vrij Universiteit Amsterdam, na Holanda. Os seus interesses de investigação situam-se na interseção da Economia da Educação e da Economia Espacial, nomeadamente no processo de decisão dos estudantes. Tem artigos publicados em revistas internacionais como Journal of Economic Inequality, Regional Studies, Spatial Economics Analysis, CESifo Economic Studies, Higher Education, Studies in Higher Education e European Journal of Education. Tem feito parte de equipas de investigação de projetos financiados pela FCT, A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), FFMS (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Fundação Belmiro de Azevedo e FJN (Fundação José Neves). Tem ainda desenvolvido trabalhos de consultadoria para organizações como o Ministério do Trabalho e o ILO (Organização Internacional do Trabalho). É Conselheira do CNE (Conselho Nacional da Educação) desde 2022.

César Israel Mendes de Sousa Paulo

César Israel Mendes de Sousa Paulo
Designado pelas associações pedagógicas  (APECV)  - 
02/07/2021
Nota biográfica

Licenciatura em Artes Plásticas, Escultura - FBAUP. Pós-Graduação em Direção Artística - ESAP. Pós-Graduação em Administração e Gestão Educacional - UAb. CAGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, ISCTE. Formação diversa nas áreas da educação e administração e gestão educativa, artes visuais e multimédia, governação e práticas de inovação na administração pública, liderança e tecnologias de informação e comunicação.

Subdiretor-geral da Direção-Geral de Administração Escolar. Presidente da Direção e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional dos Professores Contratados. Vogal da Direção e membro do Conselho Pedagógico da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Docente de Artes Visuais, tendo assegurado várias funções de coordenação e de assessoria, entre outras de caráter técnico, administrativo e pedagógico. 

Orador e participante em congressos, conferências, seminários, webinares e sessões de trabalho, subordinados aos temas da educação, liderança, descentralização administrativa, políticas públicas e transição digital.

Conceção de estudos técnicos e estatísticos, emissão de pareceres e consultadoria no âmbito da gestão dos recursos humanos docentes, bem como análise de normativos legais e elaboração de propostas nestas matérias. Realização de reuniões de trabalho, sessões de esclarecimento e presenças públicas, no âmbito de questões relativas à educação, em organismos como o Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Assembleia da República, Ministério da Educação, Associações Científico-Pedagógicas de Professores e Sindicatos. 

Organização e moderação de debates, encontros e sessões de trabalho. Publicação de artigos de opinião em jornais, revistas e websites temáticos. 

Participação em exposições coletivas de Artes Visuais, encontrando-se representado no espaço público (Portugal e Estados Unidos da América) e em coleções em Portugal e no estrangeiro.

Cláudia Sofia Farinha André

Cláudia Sofia Farinha André
Designada pela Assembleia da República (Grupo Parlamentar do PSD)
Nota biográfica

Atividade Atual

Deputada à Assembleia da República da XV Legislatura

 

Cargos Desempenhados

Deputada à Assembleia da República na XIV Legislatura (2019-2022)

Coordenadora do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Educação e Ciência (2019 - 2022)

Subcoordenadora da Educação e Cultura do Conselho Estratégico Nacional do PSD (2018 – 2022)

Vereadora da Câmara Municipal da Sertã com os pelouros de Educação, Ação Social, Cultura, Floresta e Turismo (2009 – 2017)

Presidente da Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior, Administradora da Escola Profissional da Sertã, Conselheira do Conselho Municipal de Educação da Sertã, Conselheira do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Sertã, Conselheira no Conselho Local de Ação Social do concelho da Sertã, Conselheira no Conselho Municipal da Juventude do concelho da Sertã (2009 – 2017).

Responsável autarca pela implementação ou coordenação de projetos, nomeadamente: Conselho Municipal de Juventude, Pólo do Conservatório de Música de Coimbra, Academia Sénior da Sertã, Maratona da Leitura, Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã, Comissão de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade, Plano Estratégico do Concelho da Sertã (2009 – 2017).

Deputada Municipal da Assembleia Municipal da Sertã (2005 – 2009)

 

Atividade Profissional:

Professora do Ensino Básico e Secundário (1997 – 2009 e 2018 - 2019)

 

Formação Académica:

Licenciatura Geografia Ramo de Formação Educacional – Universidade de Coimbra (concluída em 1998)

1º ano do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica – Universidade de Coimbra (concluído em 2011/2012)

1º ano do Mestrado de Ciências da Educação - Gestão Escolar – Politécnico de Leiria (concluído em 2016/17).

Cristina Bastos

Cristina Bastos
Designada pelas Sociedades e Associações Científicas do Conselho Científico do IAVE - 01/01/2025
Nota biográfica

Maria Cristina Valente Bastos Dias

Formação académica:

Mestre em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto. (2013).

(Conclusão da parte curricular do Doutoramento em Ciências da Educação).

Pós-Graduação em Administração Escolar e Administração Educacional - Universidade Católica Portuguesa (2008/2009).

Pós-Graduação em Gestão da Melhoria do Desempenho em Educação e Formação (2007/2008). Fundação Manuel Leão e Universidade Católica Portuguesa.

Licenciatura em Filologia Germânica - Universidade do Porto (1979). Profissionalização em Exercício (1981/1983).

 

Experiência profissional:

Exerceu funções docentes, de coordenação e de orientação de estágio de professores, no ensino secundário (1975-2013) e no ensino universitário (2001-2004).

Autora, classificadora e relatora de provas de avaliação externa.

Diretora do centro de formação de professores da APPI – APPIforma (2002-2009).

Consultora da Universidade Católica Portuguesa, Porto (SAME – Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas / TEIP) (2013-2017).

Diretora Pedagógica de duas Escolas Profissionais, de 2003 a 2013 e de 2014 a 2021, respetivamente.

Formadora (Acreditação pelo CCPFC, nas áreas/domínios: B02 Avaliação; C05 Didáticas Específicas; C9I Animação da Formação).

 

Outras funções/atividades:

Membro da Direção da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês (desde 1991).

Requisitada no Ministério da Educação, em serviços centrais (DES) e regionais (DREN/CAE Porto), com funções técnico-pedagógicas (1993/94-2002/2003).

Consultora e Relatora das Provas de Inglês aplicadas no âmbito do Programa AVES – Avaliação Externa de Escolas (2008-2011).

Membro do CCAP – Conselho Científico para a Avaliação de Professores (2007-2011).

Membro da COAP/CAP – Ministério da Educação e Ciência, (Comissão de Operacionalização e Acompanhamento ao Programa de Generalização do Ensino de Inglês no 1º Ciclo/Atividades de Enriquecimento Curricular) (2005-2013).

Perita Pedagógica da DGE/APPI, no âmbito do acompanhamento e observação de aulas de Inglês no 1º ciclo (2005-2013).

Membro do Conselho Consultivo do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional (2005-2013).

 

Funções atuais:

Vice-presidente da Direção da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês.

Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação de Professores APPIforma.

Membro do Conselho Científico do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa, desde 2013.

Membro do Conselho Geral do IAVE, desde 2021.

Perita avaliadora da Agência Nacional Erasmus+, desde 2021.

Membro da RIMED - Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, desde 2024.

Consultora pedagógica.

Cristina Isabel Ferreira Faustino Agreira

Cristina Isabel Ferreira Faustino Agreira
Designada pelas associações de pais
26/11/2019
Nota biográfica

Nasceu em 29 de dezembro de 1971 em Marialva, Mêda distrito da Guarda. É casada e mãe de dois filhos que estudam no Colégio S. Teotónio em Coimbra. É vogal da Associação de Pais deste Colégio e Presidente da Federação Nacional das Associações de Pais de Alunos do Ensino Católico.

Bacharel em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra em 1997, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1999, concluiu o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na mesma instituição em 2004 e doutorou-se com distinção em Engenharia Eletrotécnica na Especialidade de Sistemas Elétricos de Energia em 2010 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

É Professora Adjunta no Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico de Coimbra – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

É membro da Comissão Científica da área Científica em Engenharia Eletrotécnica e da Comissão de Curso da Licenciatura em Engenharia Eletromecânica. Foi membro do Conselho Pedagógico do ISEC e participou em inúmeros júris de mestrado e doutoramento.

Com dezenas de artigos publicados e diversas participações em conferências, foi igualmente Diretora de Curso em Engenharia Eletromecânica.

Atualmente desempenha funções de Presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do IPC/ISEC. Faz parte do Comité Científico e Académico do Mestrado em Mobilidade Elétrica e Sistemas de Energia, Erasmus Mundus Master Course in Sustainable Transportation and Electrical Power Systems (EMMC STEPS).

 

Desempenha ainda funções de Secretária na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em Coimbra.

Cristina Maria Coimbra Vieira

Cristina Maria Coimbra Vieira
Designada pelas Organizações Não Governamentais de Mulheres
16/02/2016
Nota biográfica
Cristina Maria Coimbra Vieira é licenciada em Psicologia (1991) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação (2003), pela mesma instituição, onde exerce funções docentes desde 1992, sendo atualmente Professora Associada. Leciona há cerca de três décadas unidades curriculares de metodologia da investigação científica em educação a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Os seus interesses de investigação têm-se centrado em torno das questões de género e educação ao longo do ciclo de vida, com principal incidência em contextos como a família e a escola. É membro integrado (e membro da Direção) do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20) e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), representando esta última no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Fez parte das equipas de avaliação externa dos II (2003-2006) e III (2007-2010) Planos Nacionais para a igualdade entre mulheres e homens. Fez parte das equipas autoras dos cinco Guiões de Educação Género e Cidadania, destinados à educação pré-escolar e ao ensino obrigatório, que foram publicados pela CIG entre 2010 e 2017. Em 2016 integrou o Grupo de Trabalho que delineou a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). É membro da Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), no mandato 2020-2022, e co-diretora da Rede Género e Educação de Adultos, da mesma Associação. É ainda membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), no mandato 2017-2020. Tem ampla experiência de orientação de alunos/as de mestrado e de doutoramento nas áreas em que ensina e investiga e tem diversos trabalhos publicados. Tem participado com regularidade com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.

David António Rodrigues

David António Rodrigues
Representante das sociedades e associações profissionais do ensino especial - 
06/07/2015
Nota biográfica

Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt).

Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993) - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes.

Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA).  Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Cazaquistão, Geórgia, Colômbia, México, Cabo Verde, Marrocos, Guiné – Bissau, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dhabi) e Macau. É conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França). Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.

É autor /organizador de 34 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 6 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007). Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leadership Award” pelo Council for Exceptional Children - DISES (Estados Unidos). Em 2020 recebeu do Presidente da Assembleia da República a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos. Em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem da Instrução Pública no Grau de Grande Oficial.

Foi fundador e Presidente (2008-2020) da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability) e é diretor da revista “Educação Inclusiva”. É membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

É, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.

Fernando Filipe de Almeida

Fernando Filipe de Almeida
Designado pelos Estabelecimentos Públicos de Ensino Não Superior
04/04/2018
Nota biográfica
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciatura em Biologia - Ramo de Formação Educacional, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Curso de Especialização Pós-Licenciatura em Administração Escolar e Educacional na Escola Superior de Educação de Bragança.

CARGOS DESEMPENHADOS
Vice-Presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária de Vila Flor: 1992/1993, 1993/1994, 1995/1996.
Presidente da Comissão Executiva Instaladora da EB2,3/S de Vila Flor: 1998/1999.
Presidente do Conselho Pedagógico da EB2,3/S de Vila Flor: 1998/1999, 1999/2000, 2000/2001, 2001/2002, 2002/2003.
Presidente do Conselho Executivo da EB2,3/S de Vila Flor: 1999/2000, 2000/2001, 2001/2002, 2002/2003.
Presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Flor: 2003/2004.
Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Flor: 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009.
Presidente do Conselho Pedagógico do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Flor : 2003/2004, 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009.
Membro do Conselho de Escolas em representação do Distrito de Bragança: 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010.

CARGOS ACTUAIS
Director do Agrupamento de Escolas de Vila Flor.
Membro do Conselho das Escolas.
Membro do Conselho Nacional de Educação.

Fernando Magalhães

Fernando Magalhães
Designado pelas Organizações Confessionais (CEP)
Nota biográfica

Nascido no Porto, em 18 de maio de 1965.

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Frequentou a componente curricular do Mestrado em Sociologia – Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa.

Diácono Permanente da Igreja Católica, incardinado no Patriarcado de Lisboa, onde é assistente espiritual do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.

Integrou em contexto eclesial diferentes grupos de trabalho a nível educativo.

Foi professor em diversos estabelecimentos de ensino, coordenador pedagógico na Escola Profissional Tecnológica do Vale do Ave e diretor pedagógico do INETE – Instituto de Educação Técnica.

Prestou apoio de consultoria a estabelecimentos de ensino, em áreas diversas, designadamente, no desenvolvimento de projetos educativos, na implementação de processos de qualidade e de inovação pedagógicas e ainda a outras organizações ao nível de formação contínua inter e intra-empresarial.

Depois de um largo período dedicado ao desenvolvimento organizacional e das pessoas em entidades do sector social e empresarial, designadamente em contexto internacional, regressou ao ensino, assumindo a função de Diretor do Externato Frei Luís de Sousa, estabelecimento de ensino da Diocese de Setúbal.

Tem um programa de rádio semanal, dedicado ao tema da educação, na Rádio Maria, emissora católica.

É Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas e, nesse âmbito, integra a representação de Portugal, por convite do SNEC – Secretariado Nacional da Educação Cristã, no CEEC - Comité Européen pour l’Enseignement Catholique.

É membro Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa.

Filipa Henriques de Jesus

Filipa Henriques de Jesus
Designada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)
20/10/2021
Nota biográfica
Data de nascimento: 5 de outubro de 1974
Licenciada em Sociologia pelo ISCTE.
Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.
Foi chefe do gabinete do Secretário de Estado do Emprego entre 2015 e 2019; secretária técnica do Programa Operacional Capital Humano, em 2015; coordenadora da área de estudos e projetos da empresa Parque Escolar, de 2011 a 2015; chefe de gabinete do Secretário de Estado da Educação entre 2009 e 2011; adjunta da Ministra da Educação entre 2005 e 2009; assessora do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social para a área dos sistemas de informação e auditoria, entre 2002 e 2005; assessora do Secretário de Estado da Segurança Social, entre 2001 e 2002 e membro do Comissariado de Luta Contra a Pobreza entre 1999 e 2001.

Filipa Maria Gonçalves Pinto

Filipa Maria Gonçalves Pinto
Designada pela Assembleia da República (Grupo Parlamentar do Partido LIVRE) - 01/07/2024
Nota biográfica

Atividade Atual:

Deputada à Assembleia da República desde 07 de outubro de 2024 pelo partido LIVRE.

Cargos desempenhados: Dirigente do partido LIVRE desde 2020.

Colaboração na elaboração do programa para a Educação do Partido LIVRE nas várias eleições legislativas desde 2019.

Organização, moderação e participação em debates políticos sobre Educação, Feminismo, Ecologia, Temáticas LGBTQ+


Atividade profissional:

Professora na escola pública, do ensino básico e secundário, desde 1993 até 2024 – 31 anos completos:

  • Elaboração das planificações de todos os níveis de ensino
  • Elaboração das Matrizes, Critérios de Correcção e Provas Globais e de Exames de Equivalência a Frequência
  • Coadjuvante de Provas Globais e Exames de Equivalência à Frequência
  • Corretora de Provas Globais e Exames de Equivalência à Frequência
  • Júri do exame nacional 550, correção de provas escritas e júri de exames da componente oral
  • Membro do Secretariado de Exames (desde 2000 a 2004), nomeadamente como vice-coordenadora (2002 / 2003 e 2003 / 2004)
  • Membro do Clube de Jornalismo (2000 / 2001) e participações regulares em vários números
  • Funções de Diretora de Turma (organização de todos os dados relativos aos alunos da turma, nomeadamente, registos biográficos, análise sócio-económica, registos de avaliação, percurso escolar e dossier individual; organização do dossier da direcção de turma; preparação e coordenação das reuniões de Conselho de Turma e das reuniões de Encarregados de Educação; coordenação das actividades da turma, do projecto curricular, dos apoios educativos, dos encaminhamentos psicológicos e dos planos de apoio e acompanhamento dos alunos; atendimento dos Encarregados de Educação e envio de correspondência e informações; definição de estratégias de ensino-aprendizagem adequadas à turma em colaboração com os outros docentes da turma)
  • Funções de Secretária de várias reuniões (de conselho de turma e reuniões de departamento)
  • Membro da equipa de elaboração de turmas
  • Professora tutora no decorrer no ano letivo 2008/2009, a par das atividades letivas normais
  • Professora organizadora de visitas de estudo ao estrangeiro (Londres – vários anos, Roma, Dublin, Nova Iorque, Milão, Florença, Veneza, Bolonha, Verona, Edimburgo, Amsterdão)
  • Coordenadora do projeto Comenius na escola secundária de Lousada de 2010 a 2012.
  • Preparação de alunos para a realização de Exames de Cambridge, no Instituto de Línguas de Penafiel desde 2001 até 2024.
  • Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Lousada desde 2022.

 

Formação académica:

Licenciatura em Ensino de Português - Inglês pela Universidade do Minho, em 1993.

 

Artigos publicados no Jornal Público

https://www.publico.pt/2020/03/20/sociedade/opiniao/educacao-publica-tempo-pandemia-teletrabalho-1908679

https://www.publico.pt/2020/07/18/sociedade/noticia/ensino-presencial-setembro-1924865

Flávia Vieira

Flávia Vieira
Cooptada pelo CNE
Nota biográfica

Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e integra o Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. É doutorada em Educação e tem exercido a sua atividade de docência e de investigação nas áreas da pedagogia (escolar e universitária), formação de professores e supervisão pedagógica. Tem coordenado, no Instituto de Educação, especialidades de mestrado e doutoramento nas áreas da Formação Inicial de Professores, Didática e Supervisão. Integra a Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação, coordenando a linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Os projetos em que tem estado envolvida centram-se na inovação e no desenvolvimento profissional docente, adotando uma visão de educação como processo de emancipação (inter)pessoal e transformação social. Nesses projetos, ganha particular destaque a articulação entre ensino e investigação para a compreensão e reconfiguração das práticas educativas. Integra o Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017, uma estrutura de apoio à docência coordenada pela Reitoria e que visa promover a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Tem realizado atividades de consultoria e avaliação ao nível da formação contínua, da acreditação de cursos e da avaliação do desempenho docente. Integra o conselho editorial de revistas no país e no estrangeiro, e apresenta um vasto trabalho de publicação de livros, capítulos de livro e artigos em revistas indexadas.

Francisco Miranda Rodrigues

Francisco Miranda Rodrigues
Designado pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais -
19/07/2018
Nota biográfica
Psicólogo, consultor em desenvolvimento organizacional, liderança, eficácia pessoal e de equipas.
Tem mais de 10 anos de experiência na direção e gestão de recursos humanos, qualidade, ambiente e higiene, saúde e segurança no trabalho, treino de competências de comunicação, mediação e resolução de conflitos.
Autor do projeto de desenvolvimento de competências sócio emocionais “Atitude Positiva”.
É especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Tem formação pós-graduada em psicoterapia e aconselhamento educacional na APTCC.
Doutorando em psicologia clínica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Foi Diretor Executivo e é o atual Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Gil Manuel Alves Tavares

Representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social - 30/10/2023

Helena Maria Mamede Albuquerque

Helena Maria Mamede Albuquerque
Representante das instituições de ensino especial de pessoas com deficiência - 10/04/2024
Nota biográfica
Nasceu em Castelo Branco a 27 de setembro de 1959. Ingressou em 1978 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) na licenciatura de Matemática, tendo concluído o Ramo Educacional desta última em Julho de 1982 e o Ramo Científico da mesma em Setembro de 1985 .

Em Dezembro de 1993 concluiu o doutoramento em Matemática na Universidade de Coimbra onde desde 2002 é Professora Associada, tendo realizado as provas de agregação em Setembro de 2008.

Além da sua atividade científica como matemática onde se destacam 60 publicações em revistas internacionais com referee, 40 participações em congressos científicos internacionais com apresentação de conferência (a maior parte delas como convidada), mais de duas dezenas de orientações de teses de mestrado e doutoramento e participação em júris de mestrado e de doutoramento, Helena Albuquerque sempre aliou ao seu trabalho de pesquisa um forte envolvimento nas questões pedagógicas. Foi Presidente da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (1998-2002) e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática a nivel nacional (2003).

Desde 1994 tem tido a seu cargo a regência de disciplinas do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário tendo sido coordenadora deste ciclo de estudos de 2011 até 2018. Atualmente é Coordenadora de Estágios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Tem estado envolvida em vários cursos de formação contínua de professores (é formadora certificada pelo Conselho Científico- Pedagógico de Formação Contínua) e nalguns projetos educacionais.
Desde Janeiro de 1987 é voluntária na APPACDM de Coimbra tendo pertencido a várias comissões de pais desta Associação. Em janeiro de 2004 assumiu o cargo de Presidente da Direção da APPACDM de Coimbra. É Presidente da Direção da HUMANITAS desde Outubro de 2019.

Hermínia Pereira Coelho Rodrigues

Hermínia Pereira Coelho Rodrigues
Designada pela Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores
Nota biográfica

Licenciada em Física e Química (Ensino de) (2003), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e mestre em Educação e Formação – Especialidade de Inovação e Promoção do Sucesso Educativo (2019), pela Universidade dos Açores.

 

É professora desde 2002/2003 e exerce funções de Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Água de Pau, desde maio de 2019. É membro do Conselho Coordenador do Sistema Educativo da RAA e do Conselho Local de Educação da Lagoa. Foi Vice-Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, em 2008/2009, tendo já presidido outros cargos de liderança escolar.

 

Participou em vários seminários e conferências como oradora convidada e tem artigos publicados na área da liderança de escolas – área sobre a qual tem dedicado especial atenção.

 

Coordenou vários projetos a nível de escola, entre os quais se destacam o Projeto Eco-Escolas, o Parlamento dos Jovens e o Projeto EUROSCOLA.

Jesus Maria Vaz Fernandes

Jesus Maria Vaz Fernandes
Cooptada pelo CNE
Nota biográfica

Jesus Maria Vaz Fernandes é Professora Catedrática da Universidade da Madeira, desde 2004.

Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, Mestre em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho, e Doutorada em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, defendeu as suas provas de Agregação em Currículo, na Universidade da Madeira.

Foi Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa), Vice-Reitora para os Assuntos Académicos, Presidente do Centro de Competência (atualmente Faculdade) de Ciências Sociais, Presidente do Departamento de Ciências da Educação, e Diretora do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. Orientou 20 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado finalizadas.

Foi Conselheira Regional de Educação e membro da Comissão de Avaliação do regime de Autonomia, Administração e Gestão na RAM.

Integrou o Administrative Council da Association for Teacher Education in Europe, bem como o Bureau da Société Européenne d’Ethnographie de l’Éducation.

Participou em Painéis de Avaliação da FCT, tal como da European Commission-Research Executive Agency, no âmbito do H2020 - Marie Sklodowska-Curie Actions. Foi também Avaliadora Externa dos cursos de Educação na Lituânia, a convite da Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education, e do B.Ed da University of Limerick, na Irlanda.

Com mais de cem publicações científicas, destacam-se O Professor como Pessoa, publicado pela ASA, traduzido para Il Professore come Persona, pela Pensa Multimedia, na Itália, e um capítulo sobre “Portugal”, em coautoria, nos compêndios The Education Systems of Europe, pela Springer, e Die Bildungssysteme Europas, pela Schneider Verlag Hohengehren.

É membro do Conselho Consultivo da SPCE.

É atualmente conselheira científica da AFIRSE Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation), em Paris, representante de Portugal na IAACS (International Association of Advanced Curriculum Studies), em Vancouver, e membro da RIAICES (Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior).

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão
Designada pelas Sociedades e Associações Científicas - 
09/07/2021
Nota biográfica

É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH.

As suas principais áreas de investigação são desenvolvimento da linguagem (sintaxe) e linguística educacional. Participa atualmente no projeto individual financiado pela FCT Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, no PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita e no projeto Erasmus+ Read4Succeed - Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais.

É licenciada em Línguas e Literaturas, Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área pela Universidade NOVA de Lisboa. Completou o curso de formação avançada em Neurociências e Educação pela Universidade Católica. Doutorou-se em 2018 em Linguística, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com uma tese sobre relações entre conhecimento explícito da língua e leitura.

Desempenhou funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, tendo acompanhado projetos na área do ensino do Português como o PNEP-Programa Nacional de Ensino do Português (1.º ciclo) e a revisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário. Participou como professora de ensino básico e secundário no projeto de ensino a distância do Ministério da Educação, Escola Móvel. Colaborou também com a Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, IP., fazendo parte da equipa de autores do Referencial Português Língua Estrangeira.

É membro da Associação Portuguesa de Linguística, associação que representa desde 2020 no Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educacional e, desde 2021, no Conselho Nacional de Educação.

João Carlos Muñoz de Oliveira

João Carlos Muñoz de Oliveira
Designado pelo Governo  - 22/07/2024
Nota biográfica
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
06/23 – Board Education Member, Apple Education, Consultor da iStrategy
09/24 – 2008-2016 - Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE)
2012 – Membro da Academia de Marinha
2006 – Vice-presidente, Confederação Nacional da Educação e Formacão (CNEF)
1994-2023 - Administrador, Colégio de S. João de Brito (Companhia de Jesus
2007 - Vive- Ecónomo da Provincial Portuguesa da Companhia de Jesus
2006-2023 - Vice-presidente, Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP)
2003-2016 - Vice-Presidente da Direção, Fórum para a Liberdade de Educação
2009-2015 - Membro fundador e da Comissão Instaladora, Colégio Pedro Arrupe
2006/2017 - Docente convidado, Mestrado de Administração e Gestão Escolar, Universidade Católica Portuguesa
1996-2008 - Membro da Direção, Centro de Estudos dos Povos e Cultura de Expressão Portuguesa - Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP)
1993-1994 - Image Manager, Nissan, Entreposto Comercial
1990-1993 - Regional Manager da Peninsula Ibérica, Porsche Ibérica
1988-1990 - Adjunto da Direção Comercial e Marketing, Honda Automóvel de Portugal
1987 - Assistente RFM, Rádio Renascença

EDUCAÇÃO
PhD em Administração e Gestão Escolar – Instituto de Educação, Universidade Católica Portuguesa (não terminado)
Mestrado em Administração e Gestão Escolar – Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa
Licenciatura em Economia – Universidade Lusófuna (não terminada)
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos - ISG/UL

ENSINO PÓS-GRADUADO
Programa Avançado em Estudos do Mar - Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa. Tendo ganho o Prémio Bartolomeu Dias em Estudos do Mar.
Pós-Graduação em Gestão - Universidade Católica Portuguesa – PAGE 8ª Edição
Curso de Especialização em Liderança e Dimensões Educativas das Escolas, Universidade de Salamanca

VOLUNTARIADO
2023 – Voluntário de Cuidados Paliativos, Hospital da Luz
2014 – Assistente de Direção e responsável de patrocínios, Academia do Johnson
2012 – 2014 Coordenador do grupo “Mar Pedagógico”, Fórum Empresarial da Economia do Mar
1990-1994 Diretor de Campo de férias e monitor de atividades, Campinácios
1982-1992 Membro fundador, diretor de Campo de férias e monitor de atividades, CAMTIL

OUTROS INTERESSES
Artigos: Autor de vários artigos no jornal Observador, Revista do Mar, Revista do CEPCEP (UCP) e Revista Brotéria
Orientador da Escolas de Quadros do CDS - PP
Desporto: Pratiquei Vela, Golf, Voleibol, Hipismo, Bilhar.

João Luís Serrenho Frazão Couvaneiro

João Luís Serrenho Frazão Couvaneiro
Designado pela Assembleia da República (Grupo Parlamentar do PS)
Nota biográfica

Tem doutoramento com uma tese sobre História do Ensino Superior, Mestrado em História Contemporânea, licenciatura em História e formação para o ensino da história, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É autor de capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

Lecciona no ensino superior desde 1996, sobretudo em cursos de formação de professores e educadores. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget.  Nessa instituição, em momentos diferentes, dirigiu o Conselho Técnico-Científico, Conselho Pedagógico e Conselho Consultivo da Direção. Colaborou com a Universidade Aberta e com a UniPiaget (Angola). Foi professor no Mestrado de Formação de Professores de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou a Comissão Científica. É professor do Instituto Universitário Egas Moniz, onde assume responsabilidades nas áreas da Inovação Pedagógica e do e-Learning. Foi ainda professor do ensino básico e secundário.

Tem sido consultor em numerosos estabelecimentos de ensino, nas áreas da inovação educacional, pedagogias ativas e integração das tecnologias nos processos de aprendizagem. Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box, que pretende contribuir para a transformação das práticas pedagógicas e info-inclusão de escolas em contextos remotos. Pelo seu trabalho no domínio da inovação educacional, em 2015, foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2017 foi um dos finalistas nomeados para a edição mundial do Global Teacher Prize.

Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi vogal do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Almada, onde assumiu responsabilidades, entre outros, no pelouro da educação.

João Miguel Sanches Machado

João Miguel Sanches Machado
Representante do Conselho Nacional da Juventude - 27/02/2024
Nota biográfica

É licenciado e mestrando em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), e trabalha como Gestor de Projetos Internacionais.

É tesoureiro do Conselho Nacional de Juventude, sendo que é responsável pelas áreas da Educação e Desporto. Exerceu diversas funções no associativismo estudantil, tais como Presidente da Federação Académica de Lisboa em 2022, Presidente da Associação de Estudantes do ISCSP, entre 2019 e 2021, entre outras. Foi entre 2022 e 2024 Vice-Presidente do Conselho de Escola do ISCSP e entre 2020 e 2022 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da mesma Instituição. Participou em diversas conferências e painéis subordinados às diferentes áreas do Ensino Superior como orador.

João Paulo Ramos Duarte Mineiro

João Paulo Ramos Duarte Mineiro
Designado pelos Estabelecimentos Públicos de Ensino Não Superior
mandatos:
23/02/2022 -
Nota biográfica

Diploma de Estudos Avançados no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca em Educação de Pessoas Adultas.

Master of Education in Supervision, pela University of Nottingham.

Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Évora.

Curso de Formação Especializada - Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa.

Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo INA.

Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua no domínio da Avaliação, Supervisão Pedagógica, Relação Pedagógica e Educação para a Cidadania.

Exercício de funções de Administração e Gestão na qualidade de Diretor, enquanto órgão unipessoal e de Presidente, enquanto órgão colegial desde 1994 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras-Covilhã.

Membro do Conselho das Escolas.

Representante da Educação no Núcleo Executivo do CLAS – Covilhã (2006-2022).

Membro do Conselho Consultivo Externo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Membro do Conselho da Biblioteca da UBI - Universidade da Beira Interior.

Prémio de Mérito Liderança – 2008 - Ministério da Educação.

Prémio de Escola – Louvor Individual Ministério da Educação- 2013.

Vice-Presidente do Conselho das Escolas (2008-2010).

Membro do Conselho das Escolas (2014-2018).

Representante da Educação no Núcleo Executivo do RSI – Covilhã (2006-2010).

Representante da Educação no Núcleo Local de Inserção - Covilhã (2011-2013).

Membro da “ANEIS - Delegação da Covilhã” (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).

Coautor das publicações: “Escolas de Futuro-130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas” Para diretores, professores e pais- Porto Editora (2009) e “Manual para Jovens Empreendedores- comportamentos e competências” (2014).

Participação em várias reuniões da OCDE no âmbito da Educação.

Participação no Internacional Visitor Leadership Program on ”U.S.Education System”-(2010)

Publicação de artigos no âmbito da Educação em revistas Pedagógico - Científicas.

Membro de diversos grupos de trabalho constituídos pelo Ministério da Educação (Serviços Centrais e Regionais).

Joel André Azoia Rodrigues

Joel André Azoia Rodrigues
Designado pelas Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico - 

17/01/2022
Nota biográfica

Estudante de Licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, é atualmente presidente da Direção da Associação de Estudantes da mesma Escola e Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP).

Durante o seu percurso académico tem representado os estudantes nos mais diversos órgãos do Politécnico de Leiria e da sua escola, como exemplo: o Conselho Geral, Conselho de Ação Social, ou Conselho Pedagógico, enquanto concilia com a sua atividade profissional.

Preocupado com os assuntos da atualidade, e com finalidade de formar a sua opinião pessoal, consome avidamente jornais, artigos de opinião e noticias nos mais variados meios de comunicação. Idealiza a mudança do Mundo para melhor através da força irreverente da juventude, alicerçados nos valores do associativismo, em particular do estudantil.