CNE promove reflexão integrada sobre Sucesso e Insucesso no Ensino Superior

2025-11-03

 

O seminário “Sucesso e Insucesso no Ensino Superior”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação em parceria com a Egas Moniz School of Health and Science, a 29 de outubro, proporcionou uma reflexão aprofundada sobre fatores que condicionam os percursos dos estudantes. Num diálogo entre estudos e experiências foram identificados problemas persistentes, oportunidades de transformação e orientações para as políticas públicas.

Assista à sessão de Abertura



Os estudos salientaram fatores determinantes do abandono em contexto de crise e deram uma visão comparativa da situação em Portugal e na Europa quanto a recursos, contextos e integração académica dos estudantes. Exploraram ainda a forma como a inteligência artificial está a transformar a educação, o trabalho e as competências que os estudantes vão precisar no futuro e como o recurso a quadros conceptuais de governança da IA pode ajudar as instituições de ensino superior a responder estrategicamente.

Assista AQUI 

As experiências de integração e acompanhamento dos estudantes apresentadas evidenciaram práticas com impacto decisivo no sucesso, no sentimento de pertença e na motivação académica dos estudantes. Foram descritos programas de capacitação em áreas transversais, tutorias e mentorias, voluntariado e atividades culturais. Também as metodologias de ensino e as pedagogias ativas e expressivas foram relevadas como opções favoráveis ao sucesso.

Assista AQUI


Do debate em torno de fatores que promovem o sucesso, enunciaram-se linhas de força a ter em conta no desenho de políticas que permitam tornar o ensino superior mais justo, eficaz e centrado nas pessoas: a) a aposta numa abordagem sistémica e intersectorial, que articule educação, ação social e bem-estar; b) a flexibilização dos percursos formativos e o reconhecimento de trajetos não lineares; c) o reforço e continuidade dos apoios financeiros e pedagógicos; d) a valorização de mecanismos de monitorização que disponibilizem dados sobre os percursos dos estudantes; e) a promoção de práticas pedagógicas centradas no estudante, com metodologias ativas e avaliação formativa; e f) a construção de ambientes institucionais mais inclusivos, com apoio psicológico, social e académico.

Assista AQUI às Sinteses e Conclusões do Seminário




Momento_cultural_MP.jpg
Momento cultural : Coro da Egas Moniz School of Health and Science

Sessao_abertura.jpg
Sessão de abertura
Presidente_CNE_egas_Moniz.jpg
Presidente do CNE
Presidente da Egas Moniz School of Health and Science