A Betweien, promotora desta iniciativa, é uma “spin-off” da Universidade do Minho e conta igualmente com a colaboração da Universidade Autónoma, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, da Comunidade Intermunicipal do Médio-Tejo, da Área Metropolitana de Lisboa e das Associações de Municípios das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
-
Inovação e Empreendedorismo
-
Ambiente e Sustentabilidade
-
Cultura e Património
-
Ciência
-
Arte
-
Cidadania
-
Desporto e Bem-estar
-
Fomento das Aprendizagens Essenciais
Coube ao presidente do CNE entregar à Vereadora da Educação do município de Paços de Ferreira o “Prémio Especial de Reconhecimento Educacional”. Na intervenção que se seguiu, Domingos Fernandes sublinhou a relevância de iniciativas que reconhecem a qualidade do trabalho desenvolvido pelas autarquias no âmbito da educação e em estreita articulação com as escolas. Num segundo momento, fez referência ao facto de o CNE acompanhar com todo o interesse a territorialização das políticas públicas de educação e, muito particularmente, a transferência de competências para as autarquias que considerou ser um processo irreversível e relativamente ao qual muito haverá, certamente, a esperar no que se refere à melhoria da qualidade da educação no nosso país.
Finalmente, fez referência aos princípios que suportam o movimento das cidades educadoras e à sua importância para que as cidades e os seus recursos culturais, artísticos, industriais, comerciais e tecnológicos possam constituir, cada vez mais, meios inestimáveis e significativos de ensino e aprendizagem.
Fotografias: CM Paços de Ferreira