A Professora Eva Merete Bjerkholt, da Universidade de South-Eastern Norway, realizou uma conferência intitulada Induction programmes and induction practices to promote professional development and mutual learning (Programas de indução e práticas de indução para a promover o desenvolvimento profissional e aprendizagem mútua).
A conferencista apresentou um conjunto de linhas de reflexão, apoiadas num referencial teórico preciso e desenvolvidas em diversos projetos internacionais, como o Projeto STEP (Partnership for Sustainable Transition from Teacher Education to the Profession). Este projeto faz parte de uma rede mais ampla de colaboração internacional, incluindo o Nordic Teacher Induction Network e a European Network TIME (Ecologies of Teacher Induction and Mentoring).
A reflexão incidiu sobre a importância de reconhecer as implicações para a qualidade do desempenho profissional, a identidade profissional e a permanência na profissão da institucionalização de um período de indução profissional para os professores recém-habilitados. A indução profissional corresponde ao período de um a cinco anos após a graduação como professores e Eva Bjerkholt destacou como tópicos essenciais: 1) a necessidade de apoio aos professores recém-formados na transição da formação académica para a prática profissional, de modo a desenvolverem uma identidade profissional sólida; 2) o papel da aprendizagem colaborativa através de comunidades de aprendizagem profissional, onde os professores recém-chegados à profissão e os professores mais experientes possam partilhar conhecimentos e experiências; 3) programas de mentoria e 4) o incentivo à reflexão crítica, à pesquisa e à avaliação das práticas docentes para um desenvolvimento profissional contínuo.
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