Lideranças que inspiram, comunidades que aprendem

2026-02-18

 Duas narrativas biográficas de diretores dão voz a percursos marcados pelo compromisso, pela inovação e pela construção de comunidades educativas mais participativas, revelando como a liderança pode ser um motor de transformação nas escolas e no seu meio envolvente.

Paulo Macedo afirma-se como um líder educativo de matriz humanista e democrática capaz de mobilizar as pessoas e de as fidelizar a um projeto comum de escola inclusiva, exigente e culturalmente viva. A sua liderança distingue-se pela escuta ativa, pela construção de consensos e pela confiança nas equipas, promovendo uma governação partilhada onde “são as equipas que fazem acontecer”. Na direção do Agrupamento de Escolas Templários, assumiu como prioridade o combate às “desigualdades obrigatórias”, garantindo que alunos de contextos geográficos e sociais distintos acedem às mesmas oportunidades educativas e culturais.

Cultura, equidade e autonomia em Tomar



O Interior não é inferior

 

Anabela Soares governa o Agrupamento de Escolas de Arganil através de uma liderança visionária, focalizada nas aprendizagens dos alunos e na modernização da escola. Impulsionou uma digitalização profunda que agilizou processos administrativos, aproximou famílias e docentes e tornou a tecnologia parte natural das práticas pedagógicas. Promove projetos inovadores e sustentáveis — da robótica para todas as idades ao Erasmus, do Centro Tecnológico Especializado Industrial à participação em feiras profissionais (inter)nacionais — que ampliam horizontes e criam oportunidades reais para os alunos, incluindo os que vivem em contextos mais vulneráveis.