Especialistas e académicos portugueses como António Branco, José Júlio Alferes, Luís Moniz Pereira e outros convidados analisarão os desafios inerentes a esta era de transformação digital sem precedentes, onde a Inteligência Artificial (IA) já molda a sociedade, sendo uma necessidade incontornável debater o seu papel e respetivas implicações no sistema educativo português.
O objetivo principal da iniciativa é contribuir para a compreensão e mapeamento do potencial transformador da IA na melhoria da educação, desde a gestão escolar até à sala de aulas, com foco na qualidade das aprendizagens, na equidade do acesso e na melhoria dos resultados educativos.
Aprofundar-se-ão as oportunidades que a IA oferece para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, a construção de competências essenciais nos alunos, como o pensamento crítico e hipotético, o lidar com a desinformação, e a evolução da profissionalidade docente.
Simultaneamente, o evento não ignorará os múltiplos desafios inerentes à aplicação no terreno, incluindo a infraestrutura digital, central e local, a segurança dos dados, as limitações dos algoritmos, a predominância e negociação com grandes empresas tecnológicas internacionais, a cooperação específica com as empresas nacionais, e a regulação geral necessária para um acesso e utilização sustentável e equitativa, respeitando a diversidade cultural e pedagógica. As questões éticas, a necessidade de transparência e de proteção dos dados serão igualmente abordadas, no âmbito do compromisso com uma educação de qualidade para todos.
O evento terá lugar em Lisboa, no auditório da Escola Secundária Dom Dinis, a partir das 13h e 45m, estando certificado como Ação de Formação de Curta Duração, destinada a docentes.
VEJA AQUI - PROGRAMA
VEJA AQUI - PROGRAMA