O relatório Eurydice “Combater o baixo desempenho em alfabetização, matemática e ciências. Mudanças nas políticas de educação básica na Europa desde 2020” expõe as mudanças políticas de combate ao insucesso escolar.
As medidas de política educativa adotadas pelos sistemas educativos na Europa, desde 2020, sugerem um combate ao insucesso alinhado com o sistema educativo, na aquisição de competências básicas de literacia, de matemática e das ciências. Tendo como princípio uma visão holística, as medidas propostas foram a introdução de avaliação diagnóstica e tutoria em pequenos grupos, a sugestão de reformas curriculares, o alinhamento da formação de professores com os recursos pedagógicos e o apoio na sala de aula, a ênfase na diferenciação do ensino e, por fim, o envolvimento parental, todas com o propósito de garantir um ensino básico mais inclusivo e eficaz.
A panorâmica da Educação para o empreendedorismo (EE) na Europa apresentada no relatório Eurydice, "Educação empreendedora nas escolas da Europa - 2025" , analisa 38 sistemas educativos e reflete o esforço generalizado para integração curricular da educação para o empreendedorismo.
Cerca de três quartos dos sistemas abordam a EE de forma transversal, integrando-a em várias disciplinas ou em atividades escolares, nos diferentes níveis de ensino.
No ensino secundário, a EE é frequentemente lecionada através de disciplinas especializadas, por vezes com o título “empreendedorismo", orientadas para o mundo dos negócios. A "Literacia financeira e económica" é a competência mais presente nos currículos, porém a sua referência nos quadros gerais de formação de professores é muito rara. Este relatório refere ainda qua a abordagem mais frequente de EE surge em atividades extracurriculares, não obrigatórias, seja qual for o nível de ensino.