As conclusões do relatório PIRLS 2021 – Progress in Internacional Reading Literacy Study –foram divulgadas, no dia 16 de maio, pela IEA – International Association for the Evaluation of Educational Achievement.
Está a decorrer, durante o primeiro semestre de 2023, o inquérito às competências dos adultos dos 16 aos 65 anos, PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação de Competências de Adultos - promovido pela OCDE e pelo Governo Português.
Esta publicação resulta de um Inquérito da OCDE sobre os fatores determinantes da confiança dos cidadãos nos governos e nas instituições públicas. Integra ainda contributos decorrentes do Workshop sobre "Políticas baseadas em evidências e Confiança Pública", organizado pela OCDE e PlanAPP.
Este relatório analisa as oportunidades e desafios para a promoção da igualdade de género na educação e apresenta novas perspetivas sobre o progresso em direção à paridade de género, utilizando dados dos programas PIAAC e PISA, bem como da publicação Education at a Glance.
O relatório Promover o sucesso e a motivação na aprendizagem da matemática e das ciências nas escolas da rede Eurydice, disponível desde junho de 2022, encontra-se agora traduzido para português.
A publicação “Equity and Inclusion in Education – Finding Strength through Diversity” (OCDE, 2023) apresenta exemplos de respostas dos sistemas educativos face ao aumento da diversidade das populações resultante das mudanças demográficas, das alterações climáticas, das migrações e da acentuação das desigualdades.