CNE marca presença na abertura do ano letivo

2025-09-14
Entre os dias 3 e 10 de setembro, o Presidente do CNE marcou presença na abertura do ano letivo, em quatro municípios. Domingos Fernandes foi conferencista convidado para os eventos organizados em São João da Madeira, Leiria, Vila do Conde e Loulé. Nas quatro intervenções, salientou a urgência de repensar os “fundamentos essenciais e incontornáveis” para transformar e melhorar a educação: Currículo, Pedagogia e Avaliação; apresentou algumas reflexões e questões críticas e defendeu que é a partir daquela tríade  que se pode edificar uma escola mais humana e comprometida com o imperativo ético de proporcionar a todas as crianças e jovens uma educação de qualidade, capaz de combater as desigualdades e a exclusão social.

Revisitando autores e pensadores como John Dewey, para quem "A escola não prepara para a vida. A escola é a própria vida", Domingos Fernandes sublinhou que o currículo, projeto de conhecimento que interpela e ajuda a compreender o mundo, tem de ser dinâmico, flexível, construído e reconstruído "com os alunos e para os alunos”.  A pedagogia, eixo teórico e prático para o desenvolvimento do currículo, é um recurso fundamental através do qual os professores partilham conhecimento, de forma mais inteligível, e organizam o seu trabalho. Neste sentido, apontou para a necessidade de uma "pedagogia socialmente mais justa", que permita preparar os alunos para a complexidade do mundo. A questão da avaliação, “um processo eminentemente pedagógico”, cujo propósito primordial é "ajudar os alunos a aprenderem melhor e os professores a ensinarem melhor", foi desmistificada para que não se confunda com a mera classificação. A avaliação é fundamental para tornar os alunos mais conscientes do seu percurso de aprendizagem, dos esforços necessários e das estratégias a adotar para a melhoria contínua das aprendizagens, ou seja, o foco deve estar no aluno e nas suas aprendizagens, e não no ensino ou na classificação.

Após cada intervenção, Domingos Fernandes sentiu “a esperança sempre renovada de que as escolas e os seus profissionais podem fazer a diferença” e em cada lugar encontrou “muitos profissionais preparados para enfrentar os múltiplos desafios” que se impõem. Em Leiria, profissionais como estes, que ousam fazer a diferença, participaram no painel “Práticas educativas inovadoras”, moderado pela assessora técnico-científica do CNE, Adélia Lopes. Foi um momento de partilha e debate acerca de práticas pedagógicas e organizacionais inovadoras e muito inspiradoras, feito pelo Presidente do Conselho das Escolas, António Castel-Branco, a vencedora do Global Teacher Prize 2023, Ana Moniz e o vencedor do Global Teacher Prize 2025, José Oliveira.

A participação de Domingos Fernandes nos eventos que marcaram o início de mais um ano letivo, assinala e reforça a política de proximidade que o CNE tem vindo a desenvolver junto dos agentes educativos, no sentido de contribuir para melhorar a qualidade do acompanhamento das políticas educativas e consolidar o espaço público de educação.
  Vila_do_Conde.jpg
DSC_2875b_copy.jpg
                           
Publico_em_Leiria.png

Painel_Adelia.jpg

Foto-2_copy.jpg

Foto_1.jpg

Fotografias disponibilizadas pelos munícipios de Vila do Conde, Leiria e Loulé, repetivamente.