O Conselho Nacional de Educação participou no segundo Showcase Nacional do Programa Escolas 2030

2025-07-21
O Conselho Nacional de Educação (CNE) teve o privilégio de participar no segundo Showcase Nacional do Programa Escolas 2030, que decorreu no dia 16 de julho, no Centro Ismaili de Lisboa, a convite do presidente do conselho nacional da Fundação Aga Khan em Portugal, Mohamed Azzim Gulamhussen.

Este encontro foi uma oportunidade valiosa para conhecer um conjunto de projetos de inovação pedagógica em curso em diferentes agrupamentos de escolas do território nacional, no âmbito do Programa Escolas 2030. Este programa global de pesquisa-ação visa criar parâmetros para avaliar a aprendizagem com base na prática da educação integral, sistémica e transformadora, alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) das Nações Unidas.

O programa que está em curso em países como o Brasil, o Afeganistão, a Índia, o Paquistão, Portugal, o Quénia, o Quirguistão, o Tajiquistão, a Tanzânia e o Uganda, tem uma duração prevista de 10 anos (2020 a 2030) e envolve 1000 organizações em diferentes níveis da educação básica.
A apresentação do panorama de projetos inovadores em curso no nosso país demonstrou ser possível implementar formas alternativas e enriquecedoras de gestão curricular e pedagógica, inerentes à preparação e ao cuidado diários dos processos de ensino e de aprendizagem. Verificou-se que as práticas de inovação, quando orientadas por uma intencionalidade social, local e sistémica, e focadas nas aprendizagens dos alunos, podem potenciar a melhoria da qualidade educativa e promover impactos positivos a nível académico e social.

No painel de encerramento, sobre o lema “Professores que transformam”, o CNE sublinhou o poder diferenciador das lideranças, dos docentes e dos alunos como agentes ativos de transformação das culturas escolares. Foi ainda sublinhada a importância da articulação com redes de parceiros locais, regionais, nacionais e internacionais, que amplificam significativamente o alcance do seu espetro de ação.


Foto CNE - Mercado das Inovações, Agrupamento de Escolas  Ferreira de Castro.