No passado dia 11 de julho, no Cine-Teatro de Benavente, realizou-se o III Encontro de Verão do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) cujo tema organizador foi “A (re)organização dos ciclos de educação e ensino em Portugal. A educação dos 0 aos 12 anos”. O Encontro foi organizado pelo FPAE, em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas EDUCATIS, e contou com a participação de docentes de todos os níveis de educação, diretoras e diretoras de Centros de Formação, direções de escolas e agrupamentos e autarcas com funções nos domínios da educação e da cultura.
O programa permitiu a apresentação e a discussão de uma diversidade de questões relacionadas com a estrutura do sistema de educação e formação sobretudo no que se refere à educação dos 0 aos 12 anos, tema muito relevante para o futuro da educação do país e que tem merecido a atenção e a reflexão prospetiva do Conselho Nacional de Educação.
O programa permitiu a apresentação e a discussão de uma diversidade de questões relacionadas com a estrutura do sistema de educação e formação sobretudo no que se refere à educação dos 0 aos 12 anos, tema muito relevante para o futuro da educação do país e que tem merecido a atenção e a reflexão prospetiva do Conselho Nacional de Educação.
A sessão de abertura do Encontro foi realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, pela Diretora do CFAE EDUCATIS, Maria João Pantaleão, e pelo Presidente da Direção do FPAE, Carlos Pires. Todos sublinharam a oportunidade da iniciativa, referindo a importância de se discutir de forma mais integrada a educação das crianças dos 0 aos 12 anos e da necessidade de se alargar o acesso às creches como forma de contribuir para combater as desigualdades.
Na conferência inaugural, intitulada "Políticas públicas de Educação e os contributos do Conselho Nacional de Educação: uma breve reflexão", moderada por Carla Figueiredo da ESSE de Setúbal, o Presidente do CNE, Domingos Fernandes, apresentou e discutiu os principais fundamentos que têm orientado as ações do Conselho Nacional de Educação, particularmente no que se refere à estrutura do sistema de educação e formação e, muito particularmente, à educação nos primeiros anos que, na sua opinião, necessita de uma intervenção que contribua para elevar significativamente os seus padrões de qualidade. Fez igualmente referência à necessidade de as creches passarem a ter a tutela pedagógica do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Domingos Fernandes, apresentou ainda recomendações já realizadas e em curso que estão diretamente relacionadas com as preocupações suscitadas no programa deste encontro do FPAE.
Na parte da manhã, seguiu-se uma mesa-redonda dedicada à temática "A organização dos ciclos de educação e ensino: percursos e desafios", com as qualificadas intervenções do ex-ministro da educação e ex-presidente do CNE, David Justino e do Presidente da Associação Portuguesa de Educadores de Infância (APEI) e conselheiro do CNE Luís Ribeiro. A moderação foi de Ana Patrícia Almeida, da Universidade Aberta e do FPAE.
À tarde realizou-se a segunda mesa-redonda dedicada à discussão dos "Desafios da educação dos 0 aos 12 anos: o que pensam os educadores, os professores, os agrupamentos e os seus CFAE?", com Maria Felícia Prudêncio, AE de Marinhais, Célia Cascais, AE da Ericeira, Maria Castela Lopes, AE de Salvaterra de Magos, Carlos Manique. Diretor do CFAE Rómulo de Carvalho e Clara Cruz (Moderadora), FPAE.
Links para mais informação:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100064602045578
https://www.facebook.com/centroeducatis
Fotografias: FPAE
Sessão de abertura com Carlos Coutinho, Presidente da Câmara de Benavente, Maria João Pantaleão, diretora do CFAEEDUCATIS e Carlos Pires, Presidente da Direção do FPAE.
Intervenção de David Justino, ex-ministro da educação e ex-presidente do CNE.
Intervenção de Luís Ribeiro, Presidente da APEI e conselheiro do CNE.
Mesa-redonda da tarde com Maria Felícia Prudêncio, do AE de Marinhais, Célia Cascais, do AE da Ericeira, Maria Castela Lopes, do AE de Salvaterra de Magos, Carlos Manique, Diretor do CFAE Rómulo de Carvalho e Clara Cruz