O Movimento da Escola Moderna, na sua edição anual de 2024, publica um conjunto de artigos que relatam práticas que conceptualizam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna.
O Centro de Investigação de Políticas para o Ensino Superior (CIPES) com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) publicaram, no passado mês de agosto de 2024, um E-book, com os resultados do projeto de investigação, “Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português: Acesso, Género e Mobilidade”.
Foi recentemente publicado pela Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar o relatório final PDPSC (Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), referente ao período de 2021 a 2023, com o título, “Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais Para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário”.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) esteve presente no Encontro Nacional DGE 2024 intitulado + Educação + Aprendizagens para todos, que decorreu no dia 2 de outubro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
O Conselheiro David Rodrigues e Lúcia Lima Rodrigues, realizaram uma investigação, com apoio da UNESCO, a partir de um estudo de oitos casos, no Brasil e no mundo que apresenta um conjunto de políticas públicas sobre a formação contínua de professores para a educação inclusiva.
O Concurso “Escola Alerta!” é uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e destina-se a crianças da educação pré-escolar e a jovens dos ensinos básico e secundário que, em conjunto com os seus professores, desenvolvam ideias e projetos com o objetivo de eliminar barreiras e limitações e promover uma escola mais inclusiva, na qual todos aprendam.