O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, estiveram presentes na sessão plenária que decorreu no dia 22 de julho de 2024.
O Conselho Nacional de Educação disponibilizou recentemente o documento Pathways to citizenship education: Portugal’s vision in the international context, uma reflexão sobre conceitos e estratégias da educação para a cidadania, que enquadra as opções nacionais numa perspetiva internacional e discute cenários para o futuro.
Nas entrevistas aos jornais Público e Jornal de Notícias, publicadas dia dia 12 de julho, o Presidente do CNE fez referência a diversos temas atuais da educação e formação em Portugal, tais como as questões da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos e da inclusão dos alunos migrantes.
No passado dia 18 de junho, Domingos Fernandes, Presidente do CNE, apresentou o Estado da Educação 2022 (Edição 2023) na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência (8.ª Comissão), presidida pela deputada Manuela Tender.
A Comissão, da iniciativa do presidente do CNE, Domingos Fernandes, e aprovada pela Comissão Coordenadora, tem como finalidades a produção de relatórios que caraterizem a situação atual do ensino e da educação musical, e do ensino especializado da música, bem como a elaboração de uma Recomendação que permita sinalizar as questões fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas de educação neste domínio.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas do Alentejo (CFAE), CEFOPNA, Prof'Sor, Margua, Terras de Montado, Beatriz Serpa Branco, Margens do Guadiana e Litoral Alentejano, realizou a 22 de novembro, em Portalegre, o último encontro do ciclo – Escolas à Descoberta de Abril.