Conselho Nacional de Educação
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas do Alentejo (CFAE), CEFOPNA, Prof'Sor, Margua, Terras de Montado, Beatriz Serpa Branco, Margens do Guadiana e Litoral Alentejano, realizou a 22 de novembro, em Portalegre, o último encontro do ciclo – Escolas à Descoberta de Abril.

Esta iniciativa, integrada no programa das comemorações oficiais do cinquentenário da Revolução de Abril de 1974, teve lugar no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, juntando uma vasta assistência. Contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, António Leite, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Laura Galão, na sessão de encerramento.

No início do encontro, o Presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, salientou a relevância do projeto EDA 50 – Escolas à Descoberta de Abril para a compreensão por parte dos jovens do impacto de Abril nas transformações que marcaram a sociedade portuguesa nos últimos 50 anos. Valorizou, ainda, o encontro entre gerações, subjacente à metodologia deste projeto, pela oportunidade muito especial que proporciona aos alunos: poderem ouvir e refletir sobre os testemunhos de quem tem uma memória consciente das vivências antes, durante e após o 25 de Abril.



O encontro, abrilhantado pela atuação do grupo de Cante Alentejano, Os Lagóias, que levou uma plateia emocionada pelas planícies do Alentejo, constituiu uma oportunidade para compreender Abril de uma perspetiva histórica. Contribuiu também para dar a conhecer os projetos EDA50 realizados por alunos de escolas do Alentejo, em 2023.

 

As conferências

As duas conferências deste Encontro contribuíram de forma substantiva para a concretização dos propósitos do encontro e para a celebração da liberdade e da democracia.

fernando rosas


O olhar da história sobre a Revolução portuguesa de 1974/1975. Três questões foi o título escolhido por Fernando Rosas, que conduziu a assistência através de um conjunto de circunstâncias que estruturaram a natureza e o impacto da revolução portuguesa: desde a existência de uma conjuntura favorável, criada pelos movimentos estudantis iniciados na década de 60, até ao 25 de novembro de 1975, como momento de “contenção da Revolução pactuada entre PCP e MFA”. Analisou-os mostrando como moldaram a Revolução e a consolidação da democracia em Portugal.

Conferência disponível aqui.

 

jose verdasca

 

A conferência 50 Anos de Educação em Portugal, proferida por José Verdasca, percorreu pontos de charneira na construção do sistema educativo português. Entre outros, passou por temas como os sucessivos alargamentos da escolaridade obrigatória, as reformas curriculares, a formação de professores e a gestão dos estabelecimentos escolares. Mostrou, ainda, como a educação depois de Abril foi marcada pela necessidade de colmatar elevadas taxas de analfabetismo ou como se procurou garantir a democratização da oferta e a qualidade do serviço educativo.

Conferência disponível aqui.

 

As partilhas das escolas

Neste encontro, as quatro escolas do Alentejo que participaram no projeto EDA50 em 2023 – Agrupamentos de Escolas de Vendas Novas, de Odemira, Gabriel Pereira e Nº 3 de Elvas – apresentaram os seus produtos, intitulados, respetivamente, Vendas Novas no 25 de Abril, A História Recente do Nosso Povo, Conhecer para Valorizar: o Caminho para a Democracia e (Re)Viver Abril: Perspetivas. Mostraram excertos de documentários e filmes que traduzem os testemunhos recolhidos, cobrindo no seu conjunto diversas temáticas (migrações, trabalho, acesso a bens e serviços, resistência política e educação). Falaram do envolvimento empenhado dos alunos e ilustraram a abordagem de temas do currículo através da concretização dos seus projetos EDA50. 


 

 

Redescobrir o 25 de abril

A finalidade do EDA50 é levar os jovens a conhecer, compreender e divulgar os múltiplos significados e efeitos da Revolução de Abril de 1974 na história contemporânea de Portugal e na definição do seu espaço na Europa e no Mundo. Desenvolve-se segundo três marcas identitárias que valorizam a construção de um património rico e fiável sobre Abril: estabelece uma cronologia comparativa, assenta no encontro de gerações e enfatiza o rigor da pesquisa.

Em 2024, o CNE prevê acompanhar mais 50 escolas, públicas e privadas, que manifestem o seu interesse em partir à Descoberta de Abril. Respondendo ao convite do CNE, em Formulário de Inscrição para o Projeto EDA50 em 2024, essas escolas poderão fazer parte das 200 que até 2026 irão construir um acervo documental, cuja finalidade é perpetuar conhecimento e memórias sobre a conquista da liberdade e da democracia.

 

Aceda aqui à gravação integral do Encontro.


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