Conselho Nacional de Educação

 

A 154ª sessão plenária do Conselho terá lugar no dia 10 de abril de 2024 e dará continuidade às iniciativas do CNE, no sentido de contribuir para aprofundar, fundamentar e melhorar o espaço público de educação.

 

A próxima sessão plenária contará com a visão crítica e experiente de Augusto Santos Silva que abordará o tema “O Conselho Nacional de Educação e a participação social nas políticas educativas”. A intervenção procurará ressaltar os avanços registados na educação, nos 50 anos após o 25 de abril, bem como o incremento da participação social que se registou ao nível das políticas educativas, tendo o Conselho Nacional de Educação um papel-chave na promoção e concertação desta participação. Serão múltiplas as questões que motivarão a reflexão, a discussão de ideias, bem como o questionamento, face aos desafios que se colocam à política educativa no século XXI, no contexto dos 50 anos de democracia em Portugal.

 

A presença prestigiante de Augusto Santos Silva decorre da iniciativa do CNE de convocar para as suas sessões plenárias a voz de personalidades de reconhecido mérito das mais diversas áreas da cultura e do saber. A música, a poesia, a ciência e a filosofia já se fizeram ouvir em sessões anteriores, através de figuras tão relevantes como a cientista Maria Manuel Mota, o poeta Gonçalo M. Tavares, o filósofo Viriato Soromenho-Marques e a maestrina Joana Carneiro. Estas diferentes vozes e visões de educação, de futuro e de sociedade, têm vindo a contribuir para a criação de um espaço público de educação pautado pela livre troca de ideias e de debate de políticas educativas no Conselho Nacional de Educação.


Notas biográficas

 

Santos_Silva.png

Augusto santos Silva é Doutorado em sociologia pelo ISCTE –IUL, foi, até há pouco tempo, Presidente da Assembleia da República, a segunda figura do Estado português, cargo que desempenhou desde 2022. É professor catedrático na faculdade de economia da Universidade do Porto, tendo ocupado diversos cargos de gestão universitária, entre os quais o de Presidente do Conselho Científico da sua faculdade e o de Pró-Reitor da Universidade do Porto. É autor de várias obras no domínio da sociologia da cultura, da epistemologia das ciências e do pensamento político.

Exerceu diversos cargos de natureza política, nomeadamente enquanto deputado pelo partido socialista, Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), Ministro da Cultura (2001-2002), Ministro da Educação (2000-2001), Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009), Ministro da Defesa Nacional (2009-2011) e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (2015-2022).

 

Conta com diversas condecorações internacionais e em 2022 foi condecorado, em Portugal, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.




X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.