Lançamento de recursos para acolhimento e inclusão de alunos e famílias migrantes na Câmara Municipal de Cascais

Lançamento de recursos para acolhimento e inclusão de alunos e famílias migrantes na Câmara Municipal de Cascais

2025-10-26
No passado dia 21 de outubro o Conselho Nacional de Educação participou na sessão de lançamento de um conjunto de recursos dedicados ao acolhimento e inclusão de alunos e famílias migrantes que frequentam as escolas do Município de Cascais. […]
Investigadores em IA participam num seminário do CNE

Investigadores em IA participam num seminário do CNE

2025-10-24
No passado dia 15 de outubro, o CNE realizou o seminário Educação Inteligente, a Escola na Era da IA, no auditório da Escola Secundária Dom Dinis e com a participação de reputados investigadores na área da IA, com ligação ao ensino. […]
Sucesso no ensino superior requer ações coordenadas e políticas sustentadas

Sucesso no ensino superior requer ações coordenadas e políticas sustentadas

2025-10-24
O estudo Higher Education in Portugal: Policies for Access and Success, desenvolvido pela OCDE a pedido da Direção-Geral do Ensino Superior, apresenta os desafios que o ensino superior português enfrenta, na promoção da equidade no acesso e […]
Álvaro Laborinho Lúcio - Um pensador livre e progressista, por uma educação democrática

Álvaro Laborinho Lúcio - Um pensador livre e progressista, por uma educação democrática

2025-10-23
O CNE presta uma muito sentida homenagem a Álvaro Laborinho Lúcio, pensador livre e progressista, cuja intervenção cívica e intelectual marcou profundamente a construção do sistema democrático nos domínios da justiça e da educação.
"50 anos de Docência em Democracia: histórias de inovação e persistência"

"50 anos de Docência em Democracia: histórias de inovação e persistência"

2025-10-22
Uma equipa de investigadoras, coordenada pela Professora Amélia Lopes, Conselheira do CNE, num estudo financiado pela FCT e publicado pelas Edições Afrontamento, relatam histórias de vida de professores e educadores em cinquenta anos de democracia. […]
Portugal enfrenta uma necessidade urgente de 38 mil novos docentes até 2034

Portugal enfrenta uma necessidade urgente de 38 mil novos docentes até 2034

2025-10-15
O Estudo de Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2025 a 2034, da DGEEC e do Centro de Economia da Educação da Nova SBE, projeta um cenário de escassez crítica de profissionais de ensino em Portugal Continental, nos próximos anos. […]
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