Conselho Nacional de Educação

A participação dos estudantes na vida académica e nas instituições não parece cumprir níveis desejáveis num sistema aberto e plural e na formação democrática dos estudantes. Assim, torna-se necessário debater o envolvimento e a melhoria e incentivo à participação efetiva na vida das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como na pedagogia neste nível de ensino.

 

Ao longo dos anos, o Conselho Nacional de Educação (CNE) tem emitido Pareceres e Recomendações em que defende, direta ou indiretamente, o alargamento do “direito à palavra” aos mais novos e a adoção de medidas destinadas a promover a participação de estudantes, nos vários níveis de ensino.

Por outro lado, o Projeto Participação dos estudantes e qualidade das instituições de ensino superior (PEQUES) procura desenvolver, numa perspetiva de I&D, um conhecimento que permita identificar, caracterizar e superar obstáculos que dificultam ou impedem que os estudantes participem efetivamente.

A participação da população estudantil no seu percurso formativo, nos processos pedagógicos e na sua própria aprendizagem, bem como o alargamento do número de estudantes que participam nas IES têm estado patentes na agenda do CNE. A flexibilização dos planos de estudo dos cursos, de modo a possibilitar uma formação mais alargada e diversificada em áreas de conhecimento de interesse para os estudantes, está entre essas preocupações. O Conselho também se tem pronunciado sobre o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), nomeadamente sobre a participação dos estudantes nos órgãos de governo e gestão das instituições.

Neste contexto, o CNE promove o debate e a reflexão em torno da participação dos estudantes, em colaboração com o Projeto PEQUES, com a realização, no próximo dia 7 de abril, pelas 15 horas, do Webinar Como melhorar a participação dos estudantes nas IES e na pedagogia do ensino superior?

 

Webinar será realizado via YouTube. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.

 

Inscreva-se aqui até ao dia 5 de abril.

 
Programa









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