Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação decidiu desenvolver o projeto EDA50 - Escolas à Descoberta de Abril - 50 Anos 25 de Abril, em parceria com escolas e professores de todo o país, para envolver ativamente as crianças e jovens na descoberta dos significados do 25 de Abril e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo. Trata-se de uma iniciativa que se enquadra no âmbito das Comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974.

O EDA50 visa promover a reflexão sobre os valores democráticos, a cidadania e os direitos humanos, através da participação ativa dos alunos e do desenvolvimento dos seus conhecimentos, competências e atitudes. Deste modo, os alunos são desafiados a investigar, a discutir e a refletir sobre o legado do 25 de Abril e sobre as  suas relações com a sociedade atual.

Os alunos, com o apoio e orientação dos seus professores, prosseguem uma diversidade de trabalhos no âmbito do projeto EDA50 que, em geral, se baseia em entrevistas realizadas a membros das suas comunidades que pertencem a uma geração que viveu o tempo suficiente antes do 25 de Abril para ter a memória de como era viver nesse tempo. Entre outras atividades, têm sido realizadas exposições e debates, peças de teatro, visitas a museus e encontros com os membros mais velhos das comunidades destinados a debater como foi viver antes, durante e após o 25 de Abril. Além disso, têm sido realizadas palestras e workshops com historiadores e outros especialistas, que têm enriquecido a experiência educativa e formativa dos alunos.

 

Para saber mais sobre o desenvolvimento dos projetos nas escolas, acompanhar as iniciativas desenvolvidas em cada uma, ver as fotografias e conhecer relatos dos alunos envolvidos, pode fazê-lo através do seguinte link: https://www.cnedu.pt/pt/iniciativas/projetos/eda50

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.