Conselho Nacional de Educação

Antes do início dos trabalhos o “Quarteto de Violinos” constituído por Joana Neiva (1º violino), Mafalda Jorge (2º violino), Francisca Pires (3º violino) e Artur Carreiras (4º violino), alunos do Departamento de Música ELACH da Universidade do Minho, interpretou a peça ‘Quartet for four violins‘ da compositora polaca Grażyna Bacewicz.

A sessão de abertura contou com intervenções de Alexandre Quintanilha, Presidente da Comisssão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, Domingos Fernandes, Presidente do CNE e Assunção Flores, Coordenadora da quarta Comissão Especializada Permanente do CNE e Professora da Universidade do Minho. Foi referida a atual complexidade dos desafios da profissão docente, da necessidade de a repensar tornando-a mais colaborativa, mais integrada em redes internacionais, mais apelativa aos jovens, por forma a contrariar a sua desvalorização. No inevitável processo de mudança é, assim, preciso integrar os ímpetos reformadores da escola, com capacidade para valorizar o professor que é crítico, que investiga, que articula teoria com prática, que ‘faz a diferença’. Neste sentido, considerou-se que quer as políticas públicas, quer as instituições do ensino superior podem e devem fazer melhor, não se limitando a fazer “mais do mesmo” para enfrentar a complexidade e a “encruzilhada em que nos encontramos”.

A conferência plenária da Professora Margery MacMahon, da Universidade de Glasgow, foi particularmente relevante pela descrição e discussão do desenvolvimento profissional dos professores escoceses que dá particular atenção aos processos de colaboração entre pares e de reflexão sistemática sobre a prática.

Seguiram-se dois painéis. No primeiro ‘Ser professor hoje: desafios e vivências profissionais’, contou com a participação de Ana Mira Vaz, Marta Alves, Paulo Dias, Miguel Borges e Carla Barbosa, que apresentaram significativas reflexões acerca das suas práticas profissionais. No segundo , ‘Profissão e formação docente’, participaram Amélia Lopes, Sara Araújo, Eusébio André Machado, Isabel Fialho e Manuel Silva, que apresentaram e discutiram questões relacionadas com os modelos de formação inicial e contínua e com as relações entre a escola e a universidade.

Em breve será divulgado o link que dará acesso, via Youtube, a todas as intervenções.

      
                                                                   CNE42  
     
  image003  
     
  CNE29  
     
  CNE54  
X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.