Conselho Nacional de Educação

Ana Maria Homem Leal de Faria


Professora agregada jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorada em História Moderna – Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (2004) e investigadora do Centro de História da mesma Faculdade. É académica de número da Academia Portuguesa da História, sócia fundadora da Associação dos Professores de História, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e de diversas outras instituições académicas e científicas nacionais e internacionais. Recebeu os prémios Aristides de Sousa Mendes (2004) e Calouste Gulbenkian/APH de História Moderna e Contemporânea de Portugal (2009). Tem vários livros e artigos publicados no domínio da sua área de especialidade.

Depois da sua licenciatura em História (1971), realizou o Estágio e Exame de Estado (1972-73). Exerceu funções docentes, de coordenação e de orientação de estágio de professores, no Ensino Secundário (1970-1988) e no Ensino Universitário (1988-2016). Lecionou diversas cadeiras nos cursos de licenciatura em História e em História da Arte e Património, em cursos de pós-graduação em História de Portugal, História da Cultura Moderna, História das Relações Internacionais, no Ramo Educacional e em Ensino da História. Orientou numerosas teses de mestrado e doutoramento e relatórios de estágio em Ensino da História. Tem lecionado temas de História da Diplomacia e das Relações Internacionais a convite de outras instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais.
 
Presentemente, orienta o Seminário de História das Relações Internacionais e da Diplomacia Moderna dos cursos de Mestrado e Doutoramento do Departamento de História e colabora em projetos de investigação do Centro de História da FLUL.

Um CV mais completo encontra-se em http://www.centrodehistoria-flul.com/ana-maria-homem-leal-faria.html.
X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.