Conselho Nacional de Educação

Comunicacao USP


Domingos Fernandes apresentará uma comunicação sobre Currículo, Pedagogia e Avaliação na qual salientará o caráter eminentemente pedagógico da avaliação, no quadro de uma Escola mais Democrática e Inclusiva.

 

O Presidente do Conselho Nacional de Educação irá, ainda, convidar à reflexão em torno de processos de inovação pedagógica, do currículo, da pedagogia, entre outros, na perspetiva de debater processos eminentemente pedagógicos orientados para ajudar os alunos a aprender uma diversidade de conhecimentos, de capacidades e de atitudes que lhes permitam ser competentes nas tarefas que lhes são propostas.

 

A avaliação será perspetivada não como um procedimento mais ou menos mecânico, mais ou menos automático, para atribuição de classificações, mas antes como um processo marcadamente pedagógico, assente na distribuição de feedback, através do qual os alunos podem aprender melhor.

 

Assim, a comunicação procurará contribuir para consolidar a ideia de que a melhoria das práticas de ensino e de avaliação pode proporcionar oportunidades para desenvolver uma cultura de inovação indispensável à vida pedagógica das instituições de qualquer grau de ensino. E, consequentemente, contribuir para a construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva.

X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.