Conselho Nacional de Educação



O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com diversos agrupamentos de escolas de da região norte do país, realizou dia 21 de novembro, em Matosinhos, o quarto encontro regional no âmbito do Projeto EDA 50 – Escolas à Descoberta de Abril.

 

O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Miranda do Douro; Emídio Garcia, Bragança; Morgado de Mateus, Vila Real; Dr. Ferreira da Silva, Cucujães; Dr. Bento da Cruz, Montalegre e as escolas Secundárias de Felgueiras e João Gonçalves Zarco, Matosinhos, realizou a 21 de novembro, em Matosinhos, o quarto encontro regional no âmbito do Projeto EDA 50 – Escolas à Descoberta de Abril.  O evento teve lugar na Escola Secundária João Gonçalves Zarco e juntou, num ambiente de partilha, reflexão e enriquecimento da memória de Abril, elementos de várias comunidades educativas e convidados.

 

 

O Presidente do Conselho Nacional de Educação destacou, na sessão de abertura, a importância da proximidade com as escolas,  bem patente na iniciativa EDA 50 – Escolas à Descoberta de Abril, bem como a criação de espaço públicos de reflexão e debate em torno das questões da Educação.


 

O Encontro regional contou com a apresentação, sobretudo pelos alunos, de cinco produtos de escolas da Região Norte que participaram no Projeto EDA50 – Escolas à descoberta de Abril no ano letivo 2022/2023 e com a presença de muitas outras que não tendo apresentado o seu produto, por questões de logística, não quiseram deixar de estar presentes.

 

Quem esteve presente pôde ainda assistir à atuação de dois grupos de Pauliteiros (um masculino e outro feminino) e de um grupo de Gaiteiros, todos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.




Este projeto tem como propósito consciencializar os jovens acerca do significado da revolução de 25 de Abril de 1974 e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo, como marco incontornável da conquista da liberdade e da construção da democracia. O projeto é também uma oportunidade real para que as escolas, os seus alunos e os seus professores possam ensaiar novas e inovadoras formas de se relacionarem com as comunidades, com as competências e os conhecimentos que têm de desenvolver, tal como referiu o Presidente do CNE na sua intervenção inicial.

 

As Conferências

Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a duas conferências proferidas pelo Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, David Rodrigues, e pelo médico patologista Manuel Sobrinho Simões. Através de abordagens complementares, ambos os conferencistas enfatizaram a importância da preservação da história e memória, uma vez que possibilitaram um ganho de compreensão relativamente à mensagem explícita inscrita na celebração do cinquentenário da revolução de Abril.

Ambos os conferencistas destacaram, ainda, a importância das Ciências Sociais e Humanas e das Artes, já que ambas podem contribuir significativamente para um respeito pela diferença e para uma alteração positiva do comportamento humano.

 

         IMG 8627
       
  David Rodrigues   Manuel Sobrinho Simões
       
  Aceda aqui a excertos destas intervenções    

 

.

As partilhas das escolas

A sessão contou com a apresentação de produtos realizados por escolas da Região Norte que participaram no Projeto EDA 50 – Escolas à Descoberta de Abril, em 2023. Esta apresentação, maioritariamente realizada pelos próprios alunos foi um dos momentos altos do evento.

O Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Bragança presenteou-nos com um mural realizado pelos alunos no âmbito deste projeto e apresentou o excerto do documentário O 25 de Abril de 1974 no Nordeste Transmontano, que conta com fotos da época, depoimentos de alunos e de pessoas por estes entrevistadas, realçando as diferenças entre a escola do antes e do após o 25 de abril.

O documentário Emigração Clandestina – Histórias de uma vida, realizado e apresentado (excerto) por alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, Montalegre, suscita a questão da passagem “a salto” que permitiu a tantos portugueses emigrar. Congrega depoimentos e histórias de vida de uma geração que residia perto da fronteira com Espanha.

Os alunos da Escola Secundária de Felgueiras brindaram-nos com o documentário Livraria Melo – uma história de resistência, e explicar como um local que hoje passa despercebido teve um papel tão preponderante na resistência, no Concelho há 50 anos.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães apresentaram o Padlet – Conta-me como foi -, construído no âmbito do Projeto EDA50 e encenaram uma recriação de como era viver na altura, demonstrando o papel que as Artes e as Ciências Sociais podem desempenhar na resolução de problemas.

Finalmente, o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, Vila Real, apresentou o seu documentário intitulado A revolução pra cá do Marão- A cultura e a Educação.




 

Redescobrir o 25 de Abril

 

Ana Rodrigues CNE  
   
Ana Rodrigues (CNE)  

 

O Conselho Nacional de Educação pretende continuar a desenvolver o Projeto até 2026, envolvendo, no final dos quatro anos, 200 escolas e neste sentido convidou as escolas presentes a inscreverem-se no projeto e a proporcionar aos seus alunos novos encontros com vozes de Abril.

 

 

 

X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.