Conselho Nacional de Educação

thumbnail Captura de ecra 2023 11 30 193324

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), promoveu, no dia 29 de novembro, um encontro intitulado “O Catálogo Nacional das Qualificações a transformar as qualificações intermédias em Portugal” para apresentar o processo de reformulação e atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

 

O encontro, que teve lugar na Gare de Alcântara, contou na abertura dos trabalhos com a intervenção do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que enfatizou o caminho percorrido no sentido da qualificação e formação de adultos. Seguidamente, a Presidente da ANQEP, Filipa de Jesus, apresentou os resultados da primeira fase do processo de renovação do documento, assente num novo paradigma, que indexa as qualificações às competências desenvolvidas, ao invés de as organizar em função de conteúdos e horas de formação.

 

Este projeto, que envolve várias fases e variadíssimos sectores da sociedade portuguesa, nomeadamente os Conselhos Setoriais para a Qualificação (CSQ), propõe-se construir um referencial formativo capaz de responder às transformações tecnológicas emergentes e às novas necessidades de qualificação que delas decorrem. A adequação aos desafios do futuro e à imprevisibilidade que lhes é inerente exige uma maior capacitação para as competências associadas à aprendizagem ao longo da vida. Filipa de Jesus, concluiu a sua intervenção, enfatizando a importância estratégica de que o novo catálogo se reveste para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

O encontro fechou com a intervenção do Secretário de Estado da Educação, António Leite, que de forma retrospetiva inscreveu a renovação do Catálogo Nacional de Qualificações no percurso que Portugal tem vindo a trilhar no domínio da Educação, internacionalmente reconhecido, e de que que todos nos devemos orgulhar.

 

Aceda aqui ao vídeo do evento.

 

 

 

X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.