Conselho Nacional de Educação


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A 154ª sessão plenária do Conselho deu continuidade às iniciativas do CNE, no sentido de contribuir para o debate e aprofundamento das políticas públicas de educação.

 

A sessão plenária de dia 10 de abril contou com a intervenção de Augusto Santos Silva e com a sua abordagem ao tema “O Conselho Nacional de Educação e a participação social nas políticas educativas”. A intervenção ressaltou os avanços registados na educação, nos 50 anos após o 25 de abril, com a identificação de sete pilares e conquistas neste domínio. Neste quadro, Santos Silva destacou a universalização do ensino, a nova conceção de Educação Básica, a positiva massificação do Ensino Superior, a capilaridade territorial do sistema educativo português, o reconhecimento da profissão docente, a gestão democrática das escolas e a aproximação dos sistemas de educação e formação.

 

Augusto Santos Silva abordou, igualmente, o incremento da participação social que se registou ao nível das políticas educativas, bem como o papel-chave do Conselho Nacional de Educação na promoção e concertação desta participação. 

 

Finalmente, referiu diferentes domínios atuais da política pública no domínio da Educação, identificando a autonomia vs. ancoragem territorial das escolas, as questões do capital humano para a educação, a coerência do ensino básico, com especial visibilidade para a questão do 2.º Ciclo, conforme tem sido estudado e identificado pelo CNE, e, ainda, as questões associadas à natureza e diversidade do ensino superior ou a importante dimensão da multiculturalidade das populações e a forma como a escola responde a esta realidade.






Assista à intervenção integral de Augusto Santos Silva aqui.


Os Plenários do CNE

 

A presença prestigiante de Augusto Santos Silva decorre da iniciativa do CNE de convocar para as suas sessões plenárias a voz de personalidades de reconhecido mérito das mais diversas áreas da cultura e do saber. A música, a poesia, a ciência e a filosofia já se fizeram ouvir em sessões anteriores, através de figuras tão relevantes como a cientista Maria Manuel Mota, o poeta Gonçalo M. Tavares, o filósofo Viriato Soromenho-Marques e a maestrina Joana Carneiro. Estas diferentes vozes e visões de educação, de futuro e de sociedade, têm vindo a contribuir para a criação de um espaço público de educação pautado pela livre troca de ideias e de debate de políticas educativas no Conselho Nacional de Educação.

 

Assista às diferentes intervenções nos plenários do Conselho Nacional de Educação aqui.


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