Conselho Nacional de Educação


Este relatório analisa as oportunidades e desafios para a promoção da igualdade de género na educação e apresenta novas perspetivas sobre o progresso em direção à paridade de género, utilizando dados do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e da publicação Education at a Glance.

O relatório procura compreender por que os rapazes têm mais probabilidade do que as raparigas, em média, de não atingir um nível básico de proficiência em leitura, matemática e ciências, e por que as raparigas com elevado desempenho não continuam a investir no desenvolvimento de competências em áreas como matemática e ciências, quando comparadas com os rapazes com elevado desempenho. 

Além disso, este relatório destaca a sub-representação contínua das mulheres em áreas de estudo e carreira relacionadas a STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e as disparidades de género no mercado de trabalho, em cargos de liderança e no vencimento. As mulheres com um nível de qualificação de ensino superior ganham 76%, comparativamente ao que ganham os seus pares masculinos. Isto poderá ser explicado porque os homens têm mais probabilidade do que as mulheres de seguirem estudos em áreas associadas a rendimentos mais elevados, como engenharia, produção industrial e construção, e TIC, enquanto as mulheres ainda escolhem áreas associadas a rendimentos mais baixos, incluindo educação, bem-estar e artes e humanidades.

                                       capa genero educacao competencias OCDE                



















Para leitura online
X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.