Conselho Nacional de Educação

Esta publicação da A3ES, coordenada pelo Professor Leandro de Almeida, da Universidade do Minho, teve a participação dos seguintes especialistas e investigadores do ensino superior: Susana Gonçalves, Jorge Ramos do Ó, Fernando Rebola, Sandra Soares e Flávia Vieira.


capa A3ES

Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre modelos de ensino e práticas pedagógicas e para o debate sobre os perfis de competências dos diplomados após os seus percursos académicos. Sugere ainda a realização de iniciativas que concorram para uma melhor preparação do corpo docente.

Nesse sentido, identifica três vetores principais de mudança: i) o nível institucional, por dele depender a expansão e a sustentabilidade da mudança; ii) a formação do estudante, ao qual as instituições de ensino superior devem proporcionar um ensino de qualidade, que promova a otimização das suas aprendizagens e das oportunidades de desenvolvimento pessoal, de modo a formar cidadãos informados, críticos e atuantes; iii) o papel central dos professores na compreensão e transformação das suas práticas, sendo eles os principais responsáveis por arquitetar cenários de aprendizagem ativa, em diálogo com os seus estudantes.

Finalmente, enuncia recomendações que integram estes eixos e apresenta linhas de ação para a construção de uma cultura de inovação pedagógica nas IES portuguesas. Estas linhas de ação podem também constituir um referencial para a reflexão sobre as condições existentes e eventuais obstáculos à inovação pedagógica, apoiando a construção de indicadores de inovação, a definição de prioridades estratégicas e o faseamento de processos de mudança.


Consulte aqui

X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.