Conselho Nacional de Educação
125-15 Cartaz ANQEP
Dia do Ensino Profissional
 
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove, no dia 20 de março, a celebração do Dia do Ensino Profissional (entendendo-se por ensino profissional todas as modalidades de educação e formação conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações).

Esta é uma iniciativa da ANQEP que conta com o apoio direto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e que envolve vários outros parceiros a nível institucional (designadamente a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)), assim como a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) e a Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA) .

Com esta iniciativa pretende-se criar uma cultura de ensino profissional, composta por valores como dinamismo, empreendedorismo, proatividade e competitividade (saudável) – características marcantes das modalidades profissionalizantes e valorizadas pelo mercado de trabalho – e, deste modo, promover socialmente todas as modalidades educativas e formativas de nível secundário que garantem uma dupla certificação (escolar e simultaneamente profissional).

Para este dia, propõe-se a execução de uma série de atividades que envolvam todos os que direta ou indiretamente intervêm no desenvolvimento destas modalidades educativas e formativas ou beneficiam das mesmas.

O envolvimento das instituições de ensino/formação nas atividades deste dia poderá ser concretizado de duas formas:
- mediante a presença, até um máximo de 30 participantes por escola/entidade formadora, nas atividades agendadas para este dia, no Centro Desportivo Nacional do Jamor (em Oeiras): participação num Rally das Qualificações, nas atividades integradas no Passaporte do Ensino Profissional e na criação do primeiro logótipo humano do Ensino e Formação Profissional;
- mediante a recriação, nos espaços de cada instituição de ensino/formação, destas ou de outras atividades, da autoria dos próprios estabelecimentos escolares (associadas aos objetivos do Dia), e ainda do mesmo logótipo humano, preferencialmente à mesma hora da realização desta marca nos espaços do Jamor.

Para mais informações sobre esta iniciativa e para registo das inscrições das instituições de ensino/formação e respetivos alunos/formandos na iniciativa a realizar no Centro Desportivo Nacional do Jamor já se encontra disponível o site com o endereço www.diadoensinoprofissional.anqep.gov.pt.

A ANQEP  tem em curso a celebração de protocolos com empresas de transportes com o objetivo de obter parcerias que possibilitem a deslocação dos alunos/formandos e representantes dos grupos até ao Jamor, a um custo reduzido. Para já, esta Agência estabeleceu uma parceria com a CP que abrange os  serviços urbanos das linhas da Azambuja, Sintra e Cascais. Ao abrigo desta parceria, cada aluno/formando poderá ter acesso às viagens de ida e volta nestas linhas pelo valor de 1 euro (desde o local de origem até à estação da Cruz-Quebrada e, ainda, no regresso à estação de origem). Este título é válido apenas na rede da CP serviço urbano e nas linhas identificadas. Para poder beneficiar deste valor, o professor/formador responsável pelo grupo (que poderá ter também acesso à mesma promoção) terá de apresentar na bilheteira da CP, no dia 20 de março, o comprovativo de inscrição desse mesmo grupo no Dia do Ensino Profissional.
X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.