Conselho Nacional de Educação

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão


É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH.

As suas principais áreas de investigação são desenvolvimento da linguagem (sintaxe) e linguística educacional. Participa atualmente no projeto individual financiado pela FCT Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, no PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita e no projeto Erasmus+ Read4Succeed - Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais.

É licenciada em Línguas e Literaturas, Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área pela Universidade NOVA de Lisboa. Completou o curso de formação avançada em Neurociências e Educação pela Universidade Católica. Doutorou-se em 2018 em Linguística, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com uma tese sobre relações entre conhecimento explícito da língua e leitura.

Desempenhou funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, tendo acompanhado projetos na área do ensino do Português como o PNEP-Programa Nacional de Ensino do Português (1.º ciclo) e a revisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário. Participou como professora de ensino básico e secundário no projeto de ensino a distância do Ministério da Educação, Escola Móvel. Colaborou também com a Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, IP., fazendo parte da equipa de autores do Referencial Português Língua Estrangeira.

É membro da Associação Portuguesa de Linguística, associação que representa desde 2020 no Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educacional e, desde 2021, no Conselho Nacional de Educação.

X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.