Conselho Nacional de Educação

Luís Alberto Ribeiro

Luís Alberto Ribeiro, 58 anos, é licenciado em educação pré-escolar, possuindo duas pós-graduações em Administração Escolar.

Entre 1988 e 1996, na Direcção Regional de Educação do Alentejo, entre outros projectos, coordenou a Equipa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, foi representante na Comissão Nacional de Acompanhamento e Expansão da Oferta de Educação Pré-Escolar no Ministério da Educação, integrou a equipa que acompanhou as experiências pedagógica de construção de territórios educativos, bem como a equipa que acompanhou o novo modelo de gestão (Decreto-Lei nº 172/91), que deram origem aos atuais agrupamentos de escolas.

Entre 2002 e 2012 foi Diretor do Agrupamento Vertical de Portel, o único grupo no Alentejo a integrar a experiência piloto de avaliação externa de escolas e a celebrar um Contrato de Autonomia.

Em 2009, por nomeação da Ministra da Educação, integrou o Conselho Científico de Avaliação de Professores (CCAP), onde permaneceu até à sua extinção.

Entre 1997 e 2007 integrou a Assembleia de Freguesia do Bacelo (Évora), órgão do qual foi presidente.

É, desde 1990, membro da Comissão Diretiva do Sindicato Democrático dos Professores do Sul e, desde 1999, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Social de Idosos de Oriola (IPSS).

É sócio fundador do Fórum Português de Administração Educacional.

Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem apresentado comunicações a convite de entidades nacionais e internacionais.

É, desde 2016, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância, diretor da publicação quadrimestral “Cadernos de Educação de Infância”, membro do conselho editorial da revista “Children in Europe Today”, integrando, ainda, vários projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação de infância.

Desde 2021, em representação da APEI, passou a integrar o Conselho Nacional de Educação.

X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.