Conselho Nacional de Educação

Maria Assunção Flores

Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorada em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido e visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Licenciada em Ensino de Português-Francês, mestre em Educação e agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Tem lecionado em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, com destaque para as áreas do currículo e da avaliação, da prática profissional, da formação de professores, da avaliação e desenvolvimento profissional, da metodologia de investigação em educação, entre outras. Atualmente é Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e presidente do Special Interest Group “As vidas dos professores”, da American Educational Research Association. É ainda membro da direção da rede Teacher Education Policy in Europe (TEPE) e do International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED). É autora e coautora de mais de 250 publicações nas áreas da formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Membro de várias associações científicas internacionais. Diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e codiretora da European Journal of Teacher Education. Coeditora da coleção Palgrave Studies in Leading and Learning in Teacher Education e Key Issues in Teacher Education: Policy, Research and Practice. Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (2013-2019), tendo ainda presidido à direção do International Council on Education for Teaching (2011-2015) e ao Special Interest Group “A indução dos professores”, da American Educational Research Association (2020-2022). Coordenadora e membro fundador da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos) (2016-2022). Coordenou vários projetos de investigação: “Os professores e o exercício da liderança”; “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” e “Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos”, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação ICET (International Council on Education for Teaching), na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2021, foi reconhecida na terceira edição do livro “Mulheres na Ciência”, publicado pela agência nacional Ciência Viva, que destaca as mulheres mais influentes no panorama da Ciência em Portugal. Também em 2021, foi considerada uma das cientistas mais influentes do mundo (“World’s Top 2% Scientists 2021”) segundo um estudo da Elsevier e da Universidade de Stanford (EUA).


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