Conselho Nacional de Educação

Regina dos Santos Duarte

Regina dos Santos Duarte é doutorada em Literacias e Ensino do Português, pela Universidade do Minho, onde defendeu a sua tese sobre ensino da literatura na educação básica e secundária, em 2013. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa, em 1996.

De 2002 a 2009, trabalhou no Departamento do Ensino Secundário, do Ministério da Educação. Liderou a equipa de Português, âmbito em que desenvolveu várias linhas de ação para a formação de professores, orientou estudos de investigação-ação e publicações didáticas, no âmbito do plano estratégico para o ensino do Português. Liderou a equipa que aprovou e implementou as primeiras diretivas sobre PLNM em Portugal.

Coordenou e é co-autora de vários estudos e livros sobre ensino da língua e de orientações didáticas. Foi delegada de Portugal no Conselho da Europa, no grupo de Políticas Linguísticas.

De 2010 a 2015 foi investigadora do grupo europeu European Literary Framework for Students of Secondary Education.

Foi Coordenadora do Ensino Português no Reino Unido, do Camões, I.P., de 2011 a 2022, e Adida para a Educação na Embaixada de Portugal.

É Presidente do Conselho de Administração da Fundação que gere a primeira escola bilingue no Reino Unido, Anglo-Portuguese School of London, e sua fundadora, desde 2016.

Assumiu funções como Comissária do Plano Nacional de Leitura em setembro de 2022.

É Comendadora da Ordem da Instrução Pública, distinção que foi atribuída pelo Presidente da República, em junho da 2022.

É Conselheira do Conselho Nacional de Educação, por nomeação governamental, desde outubro de 2022.


X
This web site uses cookies. Do you accept the use of external cookies? Yes No Know more
To view this site you need Internet Explorer 8 (or a higher version)
or another internet browser.


Thank You.