Conselho Nacional de Educação

 

Arquimedes da Silva Santos (1921, Póvoa de Santa Iria – 2019, Lisboa) foi poeta, médico e psicopedagogo, considerado pioneiro do Neo-Realismo português e precursor da Educação pela Arte em Portugal.

A formação e a experiência na área da pedagogia e da pedopsiquiatria, o interesse pela reeducação expressiva e a sua sensibilidade para as artes conduziram-no a um lugar pioneiro no “movimento de educação pela arte” em Portugal. Defendia uma metodologia educacional globalizante, especialmente focada na infância mas dirigida a todos, centrada nas capacidades de autodesenvolvimento global e assente em pilares como a criatividade, a atividade lúdica, a expressão artística e a espontaneidade. Neste percurso, criou a disciplina “Psicopedagogia da Expressão Artística”, uma área interdisciplinar na interseção de domínios como a pedagogia, a psicologia, as artes e a estética. Afirmou-se com notoriedade em diferentes funções, na equipa do Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian (1965-1974), na criação e como professor e membro dos órgãos diretivos da Escola Piloto – depois Escola Superior – de Educação pela Arte (1971-1983) e como docente da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, até à aposentação como Professor-Coordenador (1986-1991), mantendo-se ainda como Presidente do Conselho Artístico-Científico (até 1999). O seu pensamento e as suas propostas sobre os cruzamentos entre “educação” e “arte” estão desenvolvidos em vários livros.

Entre outras homenagens, a Universidade de Lisboa outorgou-lhe o grau de Doutor Honoris Causa (2018). A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira atribuiu o seu nome a uma praça (1994), implantou num jardim público uma estátua que o representa (2008) e condecorou-o com a Medalha de Honra (2019). O Presidente da República agraciou-o com duas condecorações: a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique (1998) e a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2001). Em 2021, na comemoração do centenário, o Instituto Politécnico de Lisboa atribui-lhe, a título póstumo, a Medalha de Prata de Emérito e de Mérito pelos Serviços Prestados ao IPL, de Primeira Classe.

 

Comemorações: próximas atividades (JUNHO)

  • Dia 2 – lançamento de um site dedicado a Arquimedes da Silva Santos

 

  • Dia 2 (17h) – inauguração da exposição Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?...

[Espaço Artes do IPL (patente até 2 de julho) / Curadores: Luísa Duarte Santos, Miguel Falcão e Vanda Nascimento/ Produção: Instituto Politécnico de Lisboa]

 

  • Dia 12 (16h) – lançamento do livro Arquimedes da Silva Santos: um homem (fora) do seu tempo

[Museu do Neo-Realismo/ Autores: Miguel Falcão e Isabel Aleixo/ Editora: Modo de Ler]

 

  • Dia 18 (17h) – cerimónia de condecoração póstuma de Arquimedes da Silva Santos pelo Instituto Politécnico de Lisboa

[Instituto Politécnico de Lisboa (serviços centrais)/ Elogio por: Wanda Ribeiro da Silva]



Exposição: "Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?..."

O Politécnico de Lisboa homenageia Arquimedes da Silva Santos, com a exposição "Arquimedes da Silva Santos: «onde vai minha voz?...", patente de 02 de junho a 02 de julho, no Espaço Artes, em Benfica, que revisita, através de um conjunto de painéis temáticos, aspetos significativos da vida e da obra de Arquimedes da Silva Santos (1921, Póvoa de Santa Iria – 2019, Lisboa), poeta, médico e psicopedagogo, considerado pioneiro do Neorrealismo português e precursor da Educação pela Arte em Portugal. 

Com inauguração dia 2 de junho, às 17h, a exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 14h às 19h. 

Esta e outras iniciativas culturais podem ser consultadas na Agenda Cultural do Politécnico de Lisboa.


6. agenda cultural sp arquimedesdasilvasantos 01
X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.