Conselho Nacional de Educação


Capa JL Marco 2024

Domingos Fernandes salienta a evolução positiva que se registou em Portugal nos últimos anos em diversos domínios da educação, apontando ainda a necessidade de desenvolver políticas públicas direcionadas a problemas que ainda persistem nas escolas portuguesas.

O Presidente do CNE destaca esta evolução que se tem verificado no sistema educativo português, uma constante na última década, nomeadamente ao nível das taxas de escolarização, de retenção e desistência, de conclusão bem como os percursos diretos de sucesso.

No entanto, referiu que existem ainda diversos fatores críticos que devem ser encarados com preocupação e resolvidos, nomeadamente a progressiva falta de professores e a qualidade das aprendizagens dos alunos que deve ter como referência o desenvolvimento das competências, conhecimentos e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.  Além disso, há desafios vários a enfrentar no que se refere à inclusão do elevado número de alunos imigrantes, nomeadamente a necessidade de se proceder ao aumento da oferta da disciplina de Português Língua não Materna nas escolas portuguesas.

Para mais informações sobre a publicação “Estado da Educação 2022”, a mesma pode ser acedida e descarregada aqui.

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.