Conselho Nacional de Educação

Este foi o segundo de três seminários promovidos pelo Conselho Nacional de Educação, organizados em torno do tema global Currículos de nível elevado no ensino das ciências.

Neste segundo seminário discutiu-se e refletiu-se sobre a mensagem contida em currículos de ciências e em práticas pedagógicas quando se tem como foco de análise o trabalho prático, particularmente o trabalho laboratorial que mobiliza capacidades de processos científicos.

Em função desta finalidade, foi analisada a teorização usada para fundamentar a importância do trabalho prático no contexto da aprendizagem científica e utilizaram-se instrumentos originais específicos para analisar o nível de exigência conceptual do trabalho laboratorial expresso em currículos portugueses atuais e em práticas pedagógicas que implementam esses currículos, ao nível dos ensinos básico e secundário. Foram também apresentados resultados de investigação realizada no âmbito da temática do seminário e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.


Conclusões e Materiais

Conferência: Developing students' understanding of science: the role of practical work


Sessão plenária: Trabalho prático: A importância do trabalho laboratorial

Apresentação

 
Workshop: Análise de atividades laboratoriais

Materiais

Avaliação Grupo 110

Avaliação Grupos 230 e 520

Avaliação Grupo 510

Orientações para creditação


Sessão plenária: Trabalho prático em currículos e práticas pedagógicas: Resultados de investigação e propostas de mudança

Apresentação


X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.